Você já parou para pensar em quantas vezes deixou de adquirir um produto por conta de uma aparência não muito boa na prateleira ou, até mesmo, um alimento que estava exposto? Ou, se a compra for online, pela falta de imagens que comprovem que aquele produto é o mesmo que você está procurando?
Por que boas imagens vendem mais?
O catálogo virtual é parte importante da estratégia de divulgação da sua marca em plataformas digitais. Por isso, ele deve ser construído da maneira mais profissional possível, aliando funcionalidade com uma estética agradável. Para se destacar entre tantos concorrentes e alcançar as melhores posições nos resultados de busca, é preciso caprichar nas fotos dos produtos. Afinal, as pessoas se lembram de 20% do que leem e de 80% do que veem!
Se as imagens são facilmente recordadas pelas pessoas, então quer dizer que elas são fundamentais para impactar as suas vendas? Sim. De acordo com a Justuno, 93% dos consumidores consideram que o visual do produto é um fator-chave para a tomada de decisão.
No e-commerce, a Weebly apontou que 22% de todas as vendas online são devolvidas por um motivo: o item adquirido, quando chega para o consumidor, não é o mesmo que está sendo mostrado nas fotos.
Encante o seu consumidor
Não adianta você ter a melhor descrição do produto e um grande nome no mercado se, quando o cliente procura as fotos, elas estão em baixa qualidade ou quase não existem. Segundo estudo da Forbes, 50% dos usuários preferem imagens grandes e de qualidade a descrições e comentários dos produtos.
Por isso, é fundamental tomar todo o cuidado possível e levar o máximo de informações e fotos com boa resolução para os seus clientes, algo que o catálogo digital pode ajudar a ser feito com mais facilidade e, assim, garantir uma boa vitrine virtual e conversão de vendas.
Como fazer boas fotos
1 – Iluminação
Para conseguir resultados profissionais nas imagens do seu catálogo digital, aposte em uma boa iluminação. É fundamental que o produto receba luz de todos os lados. Assim, você conseguirá evitar as sombras. Para isso, é interessante utilizar três pontos de luz: um acima e dois nas laterais do item fotografado. Você pode usar lâmpadas fluorescentes, eletrônicas ou de LED. O importante é que as luzes sejam brancas.
2 – Fundo branco
O uso de um fundo branco, sem outros objetos atrás para distrair os clientes, garante mais destaque para o seu produto. Além disso, ele facilita edições digitais que podem ser feitas posteriormente nas fotos. É possível criar um fundo branco com cartolina ou tecidos. Usando essa técnica simples, mas efetiva, você vai conseguir dar um acabamento mais refinado e profissional para as imagens do seu catálogo virtual.
3 – Tripé
O uso do tripé é fundamental para estabilizar a câmera e conseguir imagens mais nítidas. O equipamento também garante que todas as fotos tenham enquadramentos semelhantes. Assim, você consegue criar um padrão. A dica também vale para aqueles que usam o celular, uma vez que existem tripés que possibilitam a fixação do aparelho. Na hora de posicionar o equipamento, sempre tome a maior distância possível do produto e ajuste o enquadramento utilizando o zoom. Dessa forma, você evita que o objeto fique deformando.
4 – Quantas fotos usar?
O ideal é que seu anúncio traga fotos de vários ângulos diferentes, evidenciando as características do produto, como cor, textura e tamanho. É importante ter uma atenção redobrada com a primeira foto do seu anúncio, já que ela irá aparecer nos resultados de busca. Para ela, escolha um ângulo mais tradicional e que mostre o objeto por inteiro. A partir da segunda foto, é possível ter uma liberdade maior para escolher ângulos diferentes que mostrem todos os detalhes do item.
Para as lojas virtuais, boas imagens funcionam como a vitrine de uma loja física: elas são capazes de destacar seus produtos, atrair clientes e maximizar seus lucros. Em canais de vendas, como os marketplaces, fotos ruins podem tirar seu negócio das melhores posições de busca ou até mesmo resultar no bloqueio do seu anúncio. Então, tome cuidado e trabalhe para que as imagens sejam boas aliadas para o sucesso da sua loja.
E você, como avalia as imagens que usa nos seus anúncios? Elas podem melhorar e se tornar mais profissionais? Siga as nossas dicas e faça bons negócios!
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