A tecnologia permite a apuração de uma enorme quantidade de dados em benefício das vendas. Os números são de extrema importância, pois nos auxiliam em uma série de tomadas de decisão e análises. No e-commerce, principalmente, eles também são aliados importantes quando se trata da análise da concorrência – o que é benéfico, principalmente, para entender quais ações de marketing estão sendo feitas, conhecer as principais tendências aplicadas no setor, avaliar o desempenho da sua marca e sua estratégia de preço.
Os dados mais importantes a serem analisados para tomar esta ou aquela decisão dentro do processo de vendas online são aqueles que dizem respeito à disponibilidade de produtos e à execução da estratégia de preço.
Por que monitorar a concorrência?
É fundamental analisar e acompanhar não somente a própria performance, mas manter o radar no que a concorrência está fazendo, de modo a chegar às conclusões que sirvam de respostas às seguintes perguntas: será que estamos mais ou menos competitivos no mercado? Será que o meu index em relação ao meu concorrente é o mais adequado?
Essas perguntas só podem ser respondidas se indicadores de preço e disponibilidade estiverem extremamente atualizados e, para isso, a ajuda da tecnologia é indiscutível.
Como monitorar a concorrência?
Faça o acompanhamento de todas as informações que sejam públicas da concorrência para entender se a sua empresa está mais ou menos disponível em relação à ela, assim como seu posicionamento de preço, sua praticidade e avaliações.
Em uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence e publicada recentemente aqui no E-Commerce Brasil, o levantamento teve por objetivo entender as preferências do consumidor em relação às compras online ou em lojas físicas. E alguns dos primeiros motivos que levam a maioria a escolher consumir em lojas online são: comodidade e praticidade (60,5%), preços atrativos (60,5%) e possibilidade de conferir avaliações de outras pessoas (33,7%) .
É importante buscar formas de diferenciar o seu produto ou a sua marca para atrair os shoppers. E um questionamento que também é válido é sobre o que o concorrente não está oferecendo que você pode oferecer e manter o seu negócio em evidência. Alguns questionamentos como esse podem fazer a diferença. E como descobrir o que a sua ocorrência está fazendo? É preciso dedicar recurso às “visitas de campo online”, por exemplo, e definir uma estratégia de monitoramento contínuo, onde você pode analisar diversos elementos – seja preço, materiais de marketing sobre as características do produto e seus benefícios, sistema de envio, como é conduzida a experiência do cliente, abordagem nas mídias sociais, avaliações.
Assim, é possível entender a forma como seu concorrente está se comunicando no mercado, quais tipos de promoções ele está executando e em quais mídias (internas e externas) eles estão aparecendo, entre outros aspectos.
E para atrair e fidelizar consumidores, é preciso gerar uma boa experiência de compra. Algumas dicas para impulsionar os resultados e melhorar o desempenho da sua marca e sair na frente da concorrência são: enriqueça as descrições com as mensagens-chave, benefícios e detalhes sobre o produto, as imagens com infográficos de benefícios, instruções de uso e composições.
E última dica, mas não menos importante: incentive as avaliações. Como a pesquisa acima aponta, as pessoas buscam conferir avaliações de outras pessoas. Por isso, invista em estratégias que chamem para essa ação, seja com envio de amostras junto com os pedidos online, com cupons, descontos e ofertas para deixar comentários.
Falta de avaliação da performance e não ter metas não atrapalham exatamente o rumo do negócio, mas ter esses dados à disposição colabora e muito para que tudo cresça e apareça. Quando você tem avaliações que endossam o seu produto, ajuda muito no processo de decisão de compras. Pessoas confiam em pessoas.
Um dos caminhos é contar com soluções inteligentes para ajudar na tomada de diversas decisões estratégicas, com todas as informações atualizadas diariamente pela inteligência artificial, para fornecer análise de dados sobre: disponibilidade, ruptura, oportunidade de cadastro de produtos, análise de preço, avaliações, qualidade de conteúdo, além de análise de sell out e também concorrência.