O Prêmio Nobel Francis Crick chamou de hipótese surpreendente: a ideia de que todos os sentimentos, pensamentos e ações humanas – até a própria consciência – são apenas os produtos da atividade neural no cérebro. O que é neuromarketing? A ciência que estuda o comportamento do consumidor, aplicando conhecimentos e ferramentas em neurociência.
Usando o neuromarketing, você pode repensar suas estratégias e criar um marketing mais inteligente que aumentará a eficácia de seus esforços. O objetivo é entender como o cérebro de seu cliente realmente funciona e que efeito seu marketing terá nos consumidores.
O objetivo aqui é demonstrar a importância para efetivos resultados no seu e-commerce. Por isso, iremos considerar alguns aspectos importantes
Aspectos do Neuromarketing
- A importância do olho no olho: anúncios que incluem pessoas são muito mais eficazes.
- As cores são fundamentais: ao selecionar cores, lembre-se de que você pode estar influenciando a sensação dos clientes em potencial. As cores podem evocar uma ampla gama de emoções.
- Aversão à perda: uma descoberta interessante utilizada pelo neuromarketing é que as pessoas realmente não querem perder. As pessoas estão tão preocupadas com o que podem perder quanto com o que podem ganhar. Por esse motivo, as estratégias “compre antes que acabe” são altamente eficazes.
- A necessidade de velocidade: o neuromarketing é útil para detectar tendências do cliente. Embora as empresas frequentemente busquem retratar uma sensação de segurança, na realidade, pode ser a velocidade e a eficiência que os clientes buscam. A promessa de conveniência, por exemplo, ativa mais o cérebro do que a segurança.
- Layout do site: técnicas de neuromarketing também estão sendo empregadas para informar como os sites são projetados. A partir de esquemas de cores, layouts, tamanho da fonte e outros, o neuromarketing está explorando as preferências. Agora existem algumas regras práticas quando se trata de criar sites. Por exemplo, o uso de certificações, depoimentos e widgets sociais certamente atrairá mais clientes.
Citações
Steve Krug, expert em usabilidade da web, escreveu um livro clássico–Don’t Make Me Think (ed.bras. “Não me faça pensar: uma abordagem de bom senso à usabilidade na web”, tradução de Acauan Pereira Fernandes, 2008) sobre o que ele considera a regra mais importante do web design:
“Minimizar o esforço mental necessário para navegar num site”.
Alguns princípios indicados por ele:
- Desenhar uma página para que ela possa ser percorrida na superfície
- Facilitar cada escolha a ser clicada
- Minimizar o uso de palavras
Darren Bridger em sua obra Neuromarketing aborda alguns aspectos a serem considerados:
- O cérebro tem uma inclinação para imagens fáceis de processar
- Temos uma leve viés favorável a imagens que já vimos antes. Isso é denominado efeito mera exposição
Outra forma de familiaridade é a prototipicidade, ou o efeito “beleza na média”. As pessoas têm um viés favorável a imagens, como rostos e carros que se parecem com a média.
Imagens mais complexas podem ser preferíveis a imagens mais simplistas, se carregarem muito significado. Esse nível de significado é denominado densidade proposicional.
Alguns dos efeitos de fatores como clareza e simplicidade são mais intensos durante exposições breves, e menos intensos, ou reversos, em exposições recorrentes, à medida que se tornam mais familiares.
O neuromarketing nos possibilita diversas estratégias para melhoria dos resultados das vendas no e-commerce, é indicado aprofundar o conhecimento sobre essa poderosa ferramenta a ser utilizada na fidelização e conquista de clientes.