A transformação do e-commerce tem potencializado e gerado grandes impactos em todos os setores da economia. Com o segmento de autopeças não é diferente. O alto volume de compras de peças pela Internet requer adaptação das lojas tradicionais ao modelo multicanal e possibilidades de experiência integradas para atender à mudança de comportamento dos consumidores.
Nesse sentido, é fundamental incluir na estratégia de venda o catálogo digital para estruturar e democratizar as informações que circulam sobre os seus produtos para facilitar o processo de compra.
Confira a importância de um bom catálogo digital para auxiliar nas vendas online de autopeças.
Depois de um ano de recuperação, as perspectivas do segmento de autopeças para 2022 são promissoras. De acordo com o Sindipeças, entidade que reúne os principais fabricantes do setor, a indústria de autopeças teve um crescimento de 40%, considerando o período de junho de 2020 a maio de 2021.
Por isso, não perca tempo e invista em soluções que permitem dar ainda mais tração ao seu negócio. Fique por dentro dos detalhes do catálogo digital.
O que é um catálogo digital?
Ao olharmos para o setor de autopeças, percebemos o quão é importante ter informações estruturadas e funcionais. Afinal, uma única peça, de acordo com Fernando Careaga, presidente da PIFA Consulting Group, pode ser utilizada em mais de 30 carros de diversas marcas, versões e modelos.
Assim, o catálogo digital surge como uma solução fundamental para auxiliar e facilitar todo o processo de vendas. Inicialmente, o lojista seleciona uma categoria para o produto e coloca as informações básicas e obrigatórias para catalogar, como marca, nome, código SKU e imagens. É possível também adicionar peso, medida, variações e descrições, otimizando a pesquisa do cliente e proporcionando uma venda bastante direcionada.
Compatibilidade para indústria de autopeças
O modo de compatibilidade para indústria de autopeças é essencial e otimiza a jornada de compra, tanto para o lojista quanto para o consumidor, já que possibilita que a descrição e as informações dos produtos sejam correlacionadas aos modelos de veículos e marcas compatíveis.
Dessa forma, o lojista ganha eficiência operacional, uma vez que há maior clareza e transparência das informações para o consumidor, que, consequentemente, impactam na diminuição de devolução de produtos e otimização de atendimentos via chat ou outros canais, por exemplo.
Benefícios do catálogo digital para a indústria de autopeças
Há diversos benefícios em utilizar o catálogo digital para facilitar o processo de vendas do setor de autopeças, entre eles:
- Informações atualizadas em tempo real: mantenha o padrão de informações em todos os canais digitais em que você está presente.
- Ofertas de produtos: crie ofertas de kits, combos e promoções para seus clientes.
- Cumprimento de normas: cumpra os requisitos de participação nas diferentes plataformas digitais ou os regulamentos do setor estabelecidos pelas associações.
- Inteligência de dados: por meio de um dashboard, analise o impacto das vendas online nos diferentes canais digitais.
- Experiência e fidelização do cliente: ofereça uma jornada de compra mais simples, transparente e efetiva aos seus clientes.
O catálogo digital com compatibilidade é uma realidade que vem sendo utilizada por grandes players do mercado que estão potencializando suas equipes e tracionando o processo entre a cadeia envolvida.
Não perca tempo, invista em inovação para conquistar ainda mais reconhecimento no mercado e boas vendas!
Leia também: Automotivo: o que considerar nas vendas dessa categoria