O ano de 2020, sem dúvida, será marcado pela intensa mudança nos hábitos de consumo. Hábitos que reconfiguraram os negócios, sobretudo no varejo. Um dos canais que tem se destacado pelo crescimento nos últimos meses foi o e-commerce de Alimentos e Bebidas, também chamado e-grocery. Um levantamento da Synapcom apontou que o segmento cresceu 105% no primeiro semestre deste ano em comparação com o mesmo período no ano passado.
Sabemos que existem desafios a quem proporciona a conveniência e praticidade do e-grocery, independentemente do sistema de logística. Seja via caminhões refrigerados ou profissionais de entrega via aplicativos, todos hoje têm um desafio em comum: garantir que o cliente tenha uma ótima experiência de compra.
E quais são os desafios logísticos e econômicos decisivos para você se diferenciar? Elenco abaixo alguns fatores que compõem uma boa experiência para quem compra alimentos e bebidas online.
1 – Receber alimentos inteiros e fresquinhos
Um fator imprescindível para evitar a frustração do consumidor é garantir as boas condições dos itens durante toda a jornada logística. Ninguém escolhe uma fruta se o aspecto não está agradável. Portanto, quando falamos de alimentos perecíveis, o frescor dos produtos é essencial — da seleção até a entrega.
Para manter a qualidade de itens como FLV (frutas, legumes e verduras) ou proteínas refrigeradas, por exemplo, optar por um sistema de embalagem que garanta a integridade é fundamental durante todo o ciclo de venda. Afinal, já imaginou a frustração de comprar frutas que estão lindas nas fotos do website ou aplicativo, mas recebê-las danificadas ou murchas? O controle de temperatura adequado durante o trajeto também é importante para compor a boa experiência do cliente. Tal fator, aliás, pode ser solucionado com uma boa escolha de embalagem secundária.
2 – Pagar uma taxa de entrega mais acessível
Um dos fatores que mais influenciam na decisão de compra no e-commerce é o custo do frete. No e-grocery não poderia ser diferente. Buscar sistemas que otimizem os custos com frete sem comprometer a qualidade da entrega e a experiência do produto trará diferenciação para o seu negócio.
3 – Receber seus produtos em pacotes personalizados e funcionais
A experiência positiva do unboxing gera fidelização. Neste processo temos uma grande oportunidade de reforçar a marca e de criar conexão pessoal com o cliente a partir da personalização das embalagens. Além disso, no processo de unboxing, o consumidor deseja praticidade ao abrir a embalagem. É importante também garantir a otimização de embalagem para minimizar a geração de resíduos.
Para o mercado de e-grocery, os três pontos que citei acima estão entre os maiores desafios dos varejistas. Mas garanto que podem ser superados com inovação no sistema de embalagens secundárias — e que, na maioria das vezes, não é necessário, como muitos pensam, investir em sistemas complexos de logística.
Embalagens secundárias: aliadas do sucesso no e-grocery
A indústria de embalagem oferece soluções cada vez mais inovadoras para atender à demanda por uma boa experiência. Para ilustrar essas inovações, existe no mercado um sistema de proteção totalmente reciclável desenvolvido a partir de papel. O material tem propriedades de isolamento térmico que mantém a temperatura por um intervalo de 24 a 48 horas. Esse recurso já tem feito diferença no transporte de perecíveis. Ele permite que o transporte seja facilitado e evita a necessidade de modais resfriados. Assim, os produtos chegam frescos e o potencial de perda de alimentos é bastante reduzido. Sem contar que o material é reciclável e colabora com a sustentabilidade da operação.
Outro fator que embalagens inovadoras como esta apresentam consiste no potencial de redução do tamanho do pacote. Esse sistema, por exemplo, oferece proteção contra danos, reduzindo a necessidade de uso de outros materiais. Com menor tamanho e peso do pacote, há também menor custo no transporte.
Sabemos que o cenário dos últimos meses trouxe milhares de novos shoppers para o e-commerce, que têm buscado produtos cada vez mais específicos — principalmente nas categorias de alimentos e bebidas. O e-grocery continuará crescendo. Não há mais dúvida de que o hábito de comprar online veio para ficar e a exigência do consumidor só cresce. Por isso, é fundamental buscar alternativas que garantam diferenciação no mercado, com economia, sustentabilidade e boa experiência para os clientes.