Um dos maiores legados que os dois últimos anos deixam para os empresários é que não existe estabilidade nos negócios. Afinal, o improvável pode acontecer e estar preparado para lidar com situações adversas é fundamental. Agora, estamos passando por um período de reposicionamento e releitura de diversos setores da economia, o que também inclui o comércio eletrônico. Isso, sem contar que essa crise apresentou diversos novos serviços digitais para pessoas que, provavelmente em outro contexto, demorariam muito mais tempo para experimentá-los. Lembro ainda que acelerou a adesão de tecnologias que levam eficiência para o ambiente virtual, agradando cada vez mais aos consumidores.
Tendo em vista que os varejistas precisam acompanhar as tendências do mercado e os anseios dos clientes, diria para ficarem de olho na internet 5G, prevista para ser introduzida no Brasil em 2022. A meu ver, a quinta geração de redes de internet e telefonia móvel será a próxima revolução do e-commerce no país. De acordo com a Cisco, líder mundial em Tecnologia da Informação (TI), conexões 5G serão capazes de transmitir dados em velocidade de até 20 Gbps (Gigabits por segundo). Em outras palavras, isso significa que poderemos fazer o download de um filme de alta definição, por exemplo, em poucos instantes.
Internet 5G no e-commerce
Posto que a velocidade da internet será mais ágil, estável e fluída — diminuindo o tempo entre dar um comando em um site ou aplicativo e a exibição de seu resultado —, o streaming, o entretenimento e a publicidade certamente terão ganhos irreversíveis. Porém, o e-commerce também deve tirar proveito do avanço das telecomunicações. Marcas que adotarem o 5G conseguirão alimentar suas páginas na web com fotos, vídeos, áudios e clipes interativos. Eles carregarão em um piscar de olhos, proporcionando uma experiência de compra impecável. Por óbvio, a consequência será o crescimento das taxas de conversão de vendas.
Ainda neste quesito, a experiência do consumidor será aprimorada pelo uso massivo de:
- Internet das Coisas (ou IoT): neste caso, conecta equipamentos como relógios, assistentes virtuais, carros e geladeiras à internet, facilitando a execução de tarefas comuns;
- Inteligência Artificial (IA): aqui, os dados ajudam os varejistas a identificarem os hábitos de consumo das pessoas, permitindo que o lojista desenvolva estratégias de marketing mais personalizadas);
- Dispositivos de realidade aumentada (RA): graças à conexão de menor latência, poderão ser utilizados nos mais variados espaços e lugares, de forma rápida e imediata.
Internet 5G e o comércio live commerce
Penso também em relação ao live commerce, modalidade de vendas online que nasceu na China. Ela possibilita que os consumidores interajam ao vivo com os vendedores, adquirindo produtos diretamente das transmissões. Por aqui haverá bastante espaço para se desenvolvê-la a partir do ano que vem. Digo isso porque, aos poucos, o comércio eletrônico tem amadurecido e entendido a importância de gerar conteúdo e se destacar em meio aos concorrentes. Com a chegada de uma conexão mais potente, acelerada e com a promessa de reduzir instabilidades (como é o caso da internet 5G), marcas e consumidores ficarão ainda mais próximos e engajados, construindo um relacionamento sólido e duradouro.
Até o presente momento, uma série de medidas técnicas e estruturais estão sendo tomadas para a implementação do 5G no Brasil. Sem falar que ainda existem alguns entraves para as empresas adquirem o direito de operarem e colocarem o serviço em funcionamento. Aliás, a quinta geração de redes de internet e telefonia móvel também tem tudo para alcançar polos distantes dos centros urbanos, colocando mais gente na roda de consumo. Enquanto aguardamos os próximos passos, os empresários já podem começar a preparar suas lojas virtuais para oferecer uma experiência incrível aos clientes. Dessa forma, certamente será mais fácil atingir os objetivos lá na frente.
Reforço que vale muito investir em plataformas de hospedagem confiáveis; layouts que se ajustam a diferentes tamanhos de telas; busca por produtos facilitada; suporte multicanal e checkout sem fricção. Afinal, são os primeiros passos para quem deseja oferecer uma jornada de compra diferenciada. Se você tem dúvidas sobre a internet 5G e por onde começar sua estruturação, me coloco à disposição para um bate-papo.