Por Felipe Martins, CEO da Dotstore*
No e-commerce a beleza conta, sim, e muito! Um layout personalizado tem o poder de influenciar a escolha de um consumidor por uma determinada loja ou não: ele, mesmo que inconscientemente, escolherá sempre a loja virtual mais bonita.
Todas as partes do layout de uma loja online são indispensáveis no momento de atrair o consumidor. A home, principalmente, requer cuidado e atenção por ser, geralmente, o foco do primeiro olhar do cliente. Além disso, vale destacar que todos os detalhes do layout de sua loja, por mais simples que possam ser, têm valor.
Dessa forma, não se deixe enganar: ter um layout personalizado faz uma imensa diferença no sucesso de seu empreendimento virtual! Por isso, tenha em mente definições profissionais para seu design, visando sempre à ampliação de suas negociações. Veja alguns aspectos a serem analisados no momento de personalizar o layout de sua loja:
Simplicidade no cabeçalho e no rodapé. Tais ferramentas devem transmitir apenas informações realmente necessárias para seus consumidores, sendo fundamental que a clareza e a sofisticação tenham espaço garantido nessas áreas, uma vez que o cabeçalho atrai a primeira impressão do cliente; e o rodapé é onde o consumidor buscará informações relevantes que o ajudarão a definir a efetivação da compra, como “Política de Privacidade”, “Trocas e devoluções” etc.
Organização e funcionalidade nos menus. A grande maioria das lojas virtuais costuma apostar na utilização de “menus” para facilitar o processo da compra, tornando, inclusive, a navegação e a busca pelo produto mais eficaz, o que realmente funciona! Nesse quesito, é preciso atentar-se para a organização desse recurso, evitando que, ao invés de auxiliar, ele acabe por prejudicar o entendimento do cliente.
Personalização e eficiência no campo de busca. Além de auxiliar na questão organizacional, o campo de busca é um recurso de usabilidade efetivo. No layout de sua loja, ele merece destaque, pois, uma vez que o consumidor já sabe o que comprar, esse campo é o primeiro passo para a efetivação da negociação. Nesse sentido, procure estabelecer uma personalização que atraia o cliente a verificá-lo para encontrar o item que deseja na loja.
Seriedade e atratividade na homepage. A home da loja é uma vitrine e, como tal, deve ser a mais atrativa possível para encantar os consumidores, seja em lojas físicas ou virtuais. Por isso, procure apresentar produtos bonitos, com cores bem definidas e imagens de alta qualidade. Preze sempre por um ambiente clean e autoexplicativo, facilitando a navegação tanto dos clientes, como dos novos visitantes.
Objetividade e sofisticação na página de produtos. Essa página é a grande responsável por definir, literalmente, a compra. Se o produto tem imagens detalhadas, equipadas com zoom, descrições coerentes, claras e atrativas, e se há vídeos relevantes e explicativos sobre a utilização da mercadoria, sem dúvidas, o consumidor optará por finalizar a negociação. Por isso, trabalhe um design elegante e sofisticado, inclusive nesse ambiente da loja.
Cuidado e atenção à página do carrinho. No design de sua loja, essa página demanda muitos cuidados. É interessante atentar-se, principalmente, para as informações prestadas ao consumidor e aos botões disponibilizados. Dessa forma, certifique-se de que todos estão de acordo com o que você realmente projetou. Lembre-se: um layout deve transmitir credibilidade, e esse tipo de cuidado é essencial nesse ambiente.
Usabilidade presente em todos os ambientes. Em toda a loja virtual, é indispensável que se mantenha o foco na usabilidade e na navegação fácil. Esse aspecto é fundamental para a experiência satisfatória do consumidor. Junto com um design bem feito, com poder de identificar o cliente com a loja online, a usabilidade caracteriza-se pela mais importante ferramenta para a fidelização dos clientes.
Detalhes não podem passar despercebidos. É muito importante que os mínimos detalhes estejam debaixo de seus olhos, por exemplo: preços destacados e visíveis, botão comprar e demais botões com as funções e os direcionamentos corretos, a qualidade e a visibilidade da fonte utilizada nas descrições e demais informações da loja, bem como na grafia correta das palavras. Esses detalhes parecem pequenos, mas no e-commerce os erros não passam despercebidos, por isso, seja profissional!
Todo lojista deve ter em mente que o layout da loja virtual é uma das mais importantes ferramentas de conquista do consumidor, pois, através de um design bem estruturado, é possível chegar diretamente à mente dos consumidores, fortalecendo a memorização da marca, e enfraquecendo, consequentemente, a associação e a lembrança das marcas concorrentes.
Nesse sentido, é necessário fazer uso de toda a tecnologia, explorando as possibilidades que a era digital proporciona a fim de apresentar um layout bem feito, pois um e-commerce de sucesso gera experiência satisfatória, é útil para o usuário e o faz retornar frequentemente à loja.
Diante do mercado virtual, muitas são as recomendações para um layout personalizado, por isso, é indispensável que você, lojista, esteja cada vez mais atento às inovações, propostas e tendências do e-commerce nacional!
Sucesso!
*Felipe Martins
CEO da Dotstore
felipemartins@dotstore.com.br
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