Assim como todas as tendências relacionadas a e-commerce, o live commerce é uma novidade que está sendo testada por cada vez mais lojistas, já que há cases de sucesso apresentando bons resultados. Essa estratégia teve sua origem na China, mas já se espalhou por vários lugares do mundo.
Uma das lives commerce de mais sucesso no país chinês contou com a personalidade Kim Kardashian (conhecida mundialmente) e a influenciadora chinesa Viya. A live aconteceu em 2020 e elas conseguiram vender mais de 15 mil frascos de perfume em poucos minutos.
Não à toa, essa forma de vender virou tendência a nível global.
Como o próprio nome já diz, essa modalidade de venda une o live streaming com o comércio eletrônico. Por meio do live commerce a loja pode promover serviços, produtos e todo o ecossistema do seu e-commerce.
Entenda mais sobre a dinâmica dessa modalidade de vendas
O formato do live commerce tem como intuito principal incentivar a compra de determinados produtos e serviços. Tudo isso por meio do estímulo da curiosidade dos internautas que acompanham a live, tirando dúvidas, mostrando as formas de usar um produto, de conservar, limpar e assim por diante.
Para chamar mais atenção do público e oferecer credibilidade ao que é apresentado nas lives, é comum que os funcionários da loja e, principalmente, influencers, grandes personalidades ou artistas apresentem a transmissão ao vivo.
Mas se engana quem imagina que é apenas colocar um influencer com seus produtos na live e as vendas serão feitas. É preciso levar ao público entretenimento de qualidade, gerar conexão com os internautas. Uma boa alternativa é a gamificação.
Um case de sucesso no Brasil foi a Americanas, que lançou uma série de lives com reviews de produtos que são vendidos na própria plataforma. A primeira foi apresentada pela Camila Coutinho, CEO do Garotas Estúpidas.
Segundo o Head de Marketing da Americanas, Leonardo Rocha, o que motivou a empresa abraçar o live commerce foi o momento atual, no qual o consumo de produtos pela internet aumentou de forma branda.
Até isso é essencial para ter uma live commerce de sucesso, um bom timing para realizá-la. É importante entender o momento do comércio e dos seus negócios.
Vantagens do formato
Além de fazer a divulgação ao vivo para os seus consumidores da internet, o live commerce traz vantagens como:
- Aumento do engajamento do público com suas redes sociais e seu e-commerce em si;
- Possibilidade de capturar leads por meio da audiência;
- Possibilidade de monetizar a apresentação (por meio de doações online e/ou pay-per-view);
- Interação em tempo real que permite uma experiência diferenciada ao cliente;
- Possibilidade de potencializar vendas através de apresentação de artistas, músicos, influenciadores e grandes personalidades da TV e da internet.
Prepare-se para uma live commerce que gere resultados
Os números e os cases mostram que uma live commerce bem-feita pode gerar bons resultados para e-commercers. No entanto, é preciso que essa venda ao vivo pela internet seja feita com seriedade e de forma bem pensada.
Se engana quem pensa que é só ligar o celular, chamar um influencer e começar a promoção e apresentação dos seus produtos e serviços. Antes de fazer uma live é preciso pensar em um planejamento estratégico. Confira o passo a passo para preparar o seu live commerce:
1 – Analise seu momento
Fazer uma live commerce requer muito trabalho e empenho financeiro. Por isso, é importante analisar o momento da sua empresa e se faz sentido para os seus negócios realizar uma ação dessa proporção.
2 – Faça um bom roteiro
Por mais profissional que o apresentador seja, não é viável que a live seja feita na base do improviso. É importante que tenha um roteiro indicando quais produtos serão apresentados, em qual ordem, e em qual momento vão entrando as atrações.
3 – Invista em estrutura
Cenário personalizado e estrutura com equipamentos profissionais de iluminação, sonorização e captação de imagens, por exemplo, são importantes para ter uma live commerce de qualidade técnica audiovisual.
Por ser uma tendência que ainda se configura como novidade, as lives commerce estão em fase de experimentação. Por isso, é bastante provável que novas dicas e dinâmicas de apresentação ao vivo pela internet se disseminem ao longo dos próximos meses.
Assim como o live commerce, há outras formas de aumentar as vendas da sua loja virtual. E uma delas é contando com o apoio de uma empresa especialista em logística para fazer a gestão dos envios das encomendas. Com isso, o seu negócio pode melhorar as entregas e ainda economizar.
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