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Logística no centro: omnicanalidade é a chave

Por: Lucas Canibal

Senior Sales Manager na Drivin

É Senior Sales Manager na Drivin e profissional de vendas comerciais internacionais com mais de sete anos atuando em campo.

Você já ouviu falar sobre canais de comunicação simultâneos? Diferentemente do multichannel, ferramenta que utiliza diversos canais sem conexão para se aproximar do consumidor (ou até mesmo o cross channel, que possui a vinculação dos canais), o omnichannel veio ao mercado logístico como uma forma de integração a fim de facilitar a vida do consumidor – ou melhor dizendo: o nosso futuro na logística.

Com o surgimento repentino da Covid-19, o aumento da busca pela omnicanalidade aumentou, uma vez que as pessoas estavam em quarentena, isoladas e sem poder fazer compras de forma presencial. Segundo dados da Deloitte, os clientes que transitam entre os diversos canais de uma mesma loja gastam 82% a mais se comparados aos de uso mais tradicional, com apenas um ponto de contato.

Quando há uma boa logística omnichannel, é possível observar a integração de alguns processos e operações.

Só isso já demonstra como a logística omnichannel é essencial para o e-commerce moderno. Vamos ter uma breve reflexão? Você comprou uma roupa em uma loja online e o estabelecimento não aplica a omnicanalidade. Após um tempo, a peça está com defeito e você precisa ligar para o SAC. Ao ligar, o atendente informa que tal número funciona apenas para quem comprou na loja física. Frustrante, não?

É aí que entra a importância da omnicanalidade: a integração efetiva dos canais. Não é novidade o quanto é imediatista o consumidor, e as empresas estão começando a “surfar” nessa onda sem mediações. Uma das principais estratégias utilizadas, por exemplo, é a otimização de rotas. Ela é responsável pelo planejamento de entrega ou coleta que é realizado de maneira a minimizar o tempo de viagem, o custo com combustível e o número de viagens efetuadas. É uma parte importante da gestão de logística e pode ser realizada utilizando softwares especializados, como os sistemas de gerenciamento de transporte (TMS).

Dito isso, com suas demandas satisfeitas, os clientes demonstram mais satisfação, fidelização, permanência e tendência a uma recompra. Isso impactará diretamente no custo de prospecção e, consequentemente, na lucratividade da empresa.

Outra estratégia importante para o omnichannel é a rentabilidade das compras online com retirada na loja. Possuir um ponto de distribuição ou entrega em domicílio amplia a gama de possibilidades ao consumidor e é capaz de reduzir os custos com entregas.

Desafios da logística omnichannel

O maior desafio nesse ecossistema está conectado na implementação de a estratégia funcionar de maneira efetiva. Quando há uma boa logística omnichannel, é possível observar a integração de alguns processos e operações, como linha de fornecedores, estoques, frotas, faturamento, gestão de entregas, entre outras linhas de frente.

Um software com Sistema Integrado de Gestão Empresarial ajuda nesses momentos, e gosto de ressaltar o quão é importante o uso da automatização. Com ela, a omnicanalidade engrena, tornando o consumidor o foco e a operação logística fica voltada para sua satisfação. A tendência veio para ficar e evoluir a favor dos clientes e da rentabilidade das empresas, e estamos cada vez mais imersivos nesse novo ecossistema.