Ao entrar no marketplace, muitos sellers, como são chamados os lojistas que vendem nesse canal, ficam em dúvida sobre o funcionamento da logística de entrega: o que será feito pelas grandes redes que operam neste modelo e o que ele próprio deverá gerenciar?
Em linhas gerais, cabe ao seller toda a gestão logística no marketplace. Enquanto esses canais fornecem toda a estrutura que já possuem, investem em marketing, cuidam do atendimento ao cliente e solicitam feedback da compra, o lojista é totalmente responsável por entregar o produto para o consumidor. Assim, ele deverá cuidar de aspectos como:
Gestão do estoque
O estoque é do seller e ele é quem deve cuidar de toda a gestão de produtos que estão lá, precisam ser repostos, separados para entrega e tudo o mais.
Se ele vende offline, em seu próprio e-commerce, ou em múltiplos canais de marketplace, o estoque deve ser gerido de forma que consiga atender as demandas de todos esses locais.
Integradoras simplificam muito esse processo com a centralização de todos os estoques em um único lugar, mas mesmo assim cabe o lojista consultar esses softwares com frequência para acompanhar a saída de seus produtos.
Atualização do status do pedido
Também é papel do seller controlar recebimento de pedidos e gerir cada status, atualizando a plataforma com suas ações mais recentes. Caso esteja presente em vários canais, isso não é, de maneira alguma, um problema.
Mas o lojista deverá ter controle total sobre todos os marketplaces, o que pode ser feito, de forma facilitada, por meio de uma integradora que reúna todas as informações em um único dashboard.
Gestão do frete
É preciso cumprir algumas políticas de frete pré-estabelecidas pelo marketplace. Com isso, é possível criar uma tabela própria ou da transportadora, como preferir. O seller pode consultar todas as regras de frete e é ele quem deve atualizar esses valores ao vender no marketplace.
Ele pode, claro, contar com a ajuda de empresas focadas na gestão de frete, como a Intelipost e a Axado. O lojista também precisa gerar a nota fiscal da compra e o código de rastreio da mercadoria.
Transporte do produto e entrega
Separar e despachar a mercadoria para o consumidor também é uma atribuição do seller. Quando ele recebe novos pedidos, deve correr com essas etapas e garantir uma entrega sem problemas para o cliente e dentro do prazo estabelecido.
Para isso, vale contar com uma transportadora de sua confiança e acompanhar como ela tem feito as entregas de seus produtos até os clientes. Um transporte bem feito, sem danos à mercadoria e dentro do prazo, aumenta as chances do cliente ficar satisfeito e avaliar o lojista de forma positiva.
A logística, como é possível ver, é de certa maneira centralizada no seller. Os marketplaces cuidam de quase todo o resto: estrutura do site, atração de clientes, publicidade e segurança, além da plataforma de intermediação do pagamento.
Mas o lojista deve controlar seus produtos, no estoque e na entrega, acompanhando pedidos, enviando para o cliente e atualizando o status de envio e entrega dos produtos. Esse cuidado será essencial para o cliente ficar satisfeito, avaliar bem sua loja e voltar a comprar com você!