A rapidez com que o mundo dos negócios se modifica pode ser assustadora para muitos empreendedores, mas um desafio benéfico para outros que costumam aproveitar essas atualizações para sair na frente da concorrência. No universo dos e-commerces, essas mudanças são ainda mais frequentes, e cada chance de se destacar deve ser aproveitada e implantada para melhores resultados.
Atualmente, a mais nova tendência do comércio online é o chamado Same Day Delivery (SDD), que, em uma tradução livre, significa “entrega no mesmo dia”. É uma ferramenta que permite aos consumidores realizarem compras em uma loja virtual com a possibilidade de receberem no mesmo dia a sua encomenda. Algumas grandes marcas que já implantaram esse sistema de entrega funcionam da seguinte forma: clientes que realizam compras até as 12h (meio-dia) recebem a encomenda no mesmo dia; clientes que compram após esse horário recebem suas compras até o outro dia pela manhã.
Existem inúmeros benefícios para a empresa ao implementar essa opção de entrega aos clientes, como aumento das vendas, melhor reputação e fidelização dos clientes, se o sistema funciona corretamente, comodidade para quem compra e, principalmente, sair na frente da concorrência.
Como estruturar essa logística no e-commerce
Um dos grandes desafios dos e-commerces é estruturar toda a logística da empresa para se adaptar ao Same Day Delivery. Todavia, isso é possível mesmo que seu negócio seja pequeno. O importante é manter boas estratégias para que toda a cadeia logística, desde o picking até o packing, ocorra de modo organizado e eficiente.
Invista em softwares de automação
Na sua loja virtual, tudo deve atuar em sincronia. Assim, o seu estoque físico deve caminhar junto do virtual e, para isso, investir em softwares de qualidade vai te ajudar nessa tarefa. Invista em programas de automação para auxiliar na gestão de estoque e de vendas, bem como para o controle de rotas e de custos.
Tenha um bom estoque de saída
O SDD é uma realidade, mas não funciona para todos os produtos de uma empresa. Desse modo, selecione os produtos que mais vendem ou que as pessoas mais compram em situações de urgência e tenha uma boa quantidade em estoque. Se a sua empresa atua localmente, pode ter apenas um ponto de coleta. Mas se funciona em uma rota mais ampla, talvez seja interessante pensar em dark stores ou nos microfulfilment centers, que são centros de distribuição espalhados por vários locais das cidades para facilitar a entrega e garantir o sucesso do Same Day Delivery.
Tenha mais de uma forma de entrega
Para garantir a efetividade da entrega, é importante que a empresa tenha alguma diversidade na forma de entrega para não depender apenas de uma empresa de frete ou dos Correios. Realizar parcerias com empresas de transportes especializados e locais, com uma boa frota de veículos, bem como investir em veículos próprios, pode ser uma alternativa. Outra vantagem dessa variedade é poder realizar as entregas fora do horário comercial.
Informação é essencial
Ter uma área destacada no site destinada aos produtos que são elegíveis ao SDD, bem como informar o horário-limite para a entrega ainda no mesmo dia, é essencial para evitar transtornos e reclamações dos clientes. Ter um rígido controle dos horários da efetivação das compras no site é importante para garantir a entrega com qualidade ao cliente.
Leia também: Logística last mile: conheça as tendências para os próximos anos