Marketing de Conteúdo no e-commerce é a atividade de criação, publicação, atualização e promoção de conteúdo em formatos como os de textos, áudios e vídeos, entre outros. Neste caso, o Marketing de Conteúdo tem como intuito gerar benefícios como mais tráfego, leads, clientes e fregueses em mídias como um blog de e-commerce, uma loja virtual ou uma fanpage de rede social, por exemplo.
A saber, o Marketing de Conteúdo existe desde o final dos anos 1800. Sim, foi quando o ferreiro norte-americano John Deere começou a publicar artigos endereçados aos próprios clientes em uma revista impressa de nome “The Furrow”. Desde então, tal atividade migrou para outros formatos como folheto e telefone, até que chegou à Internet e ao universo do e-commerce.
No e-commerce brasileiro, especialmente, o Marketing de Conteúdo tem se destacado bastante, posto que 134 milhões de cidadãos do país já têm acesso à Internet, segundo pesquisa TIC Domicílios 2019. Ou seja, mais de 60% dos brasileiros já podem ser fisgados a qualquer momento por uma estratégia de divulgação na web baseada em conteúdo.
Neste contexto, os consumidores online têm feito bastante uso do conteúdo divulgado por empresas como a sua. Isso ocorre sobretudo para conhecer novos produtos ou pesquisar itens antes de tomar uma decisão de compra. Por essas e outras é que o Marketing de Conteúdo é importante para o e-commerce, como você poderá saber mais em seguida. Continue lendo!
Importância do Marketing de Conteúdo no e-commerce
Hoje, os principais formatos de conteúdo para web são o texto, o vídeo e o áudio. O texto e o vídeo, principalmente, têm sido fundamentais na divulgação online. Isso porque eles podem ser encontrados em pesquisas orgânicas feitas em motores de buscas como o Google e Bing. Portanto, podem gerar mais tráfego para uma loja virtual ou marketplace, por exemplo.
Seja como for, para demonstrar o quanto o Marketing de Conteúdo é importante no comércio eletrônico, eu selecionei alguns dados de pesquisas de diversas fontes sobre o tema realizadas nos últimos anos. Confira em seguida os números:
- 49% dos consumidores dizem usar o Google para descobrir ou encontrar um novo item ou produto (Think with Google, 2019, citado por Hubspot);
- 51% dos consumidores dizem usar o Google para pesquisar uma compra que planejam fazer online (Think with Google, 2019, citado por Hubspot);
- 68% é o total de sessões de e-commerce geradas após pesquisa na web, sendo 33% via pesquisa orgânica e 33% via pesquisa paga (Estatista, 2019, citado por Hubspot);
- 67,3% das empresas brasileiras adotam o Marketing de Conteúdo como estratégia para obter mais leads e clientes (pesquisa Content Trends, 2019, 5[MGP1] ª edição);
- 19,7% é o crescimento anual do tráfego de empresas líderes em conteúdo contra 2,5% de crescimento das demais empresas (Aberdenn citado por Neil Patel);
- 62% menos custoso é o Marketing de Conteúdo em relação ao Marketing tradicional. Além disso, o primeiro gera 3 vezes mais leads (DemandMetric citato por Neil Patel);
- 2,9% maior é a taxa de conversão das empresas adeptas do Marketing de Conteúdo contra 0,5% das não-adeptas (Aberdeen citado por Neil Patel);
- 52% dos leitores de blogs dizem que esta mídia impacta em suas decisões de compra (LeadersWest Digital Marketing Journal citado por Contentools);
- 42% acessam blogs em busca de informações para compras (LeadersWest Digital Marketing Journal citado por Contentools).
O Marketing de Conteúdo e o potencial para o e-commerce
Como se pode observar, o Marketing de Conteúdo traz um potencial enorme para o desenvolvimento do comércio eletrônico. Por meio dele é possível gerar leads, ampliar as vendas, aumentar o reconhecimento de uma marca, fidelizar clientes, proporcionar maior engajamento, nutrir e educar leads para as compras, entre outras coisas.
Por isso, se você ainda não tem uma estratégia de conteúdo para o seu e-commerce, vale a pena começar a pensar em uma. Minha dica aqui é que você leia alguns livros sobre o tema antes de iniciar um projeto. Logo depois, faça um planejamento, contrate pessoas se necessário. E o mais importante de tudo: depois de começar você não deve parar jamais. Pois, como diria Bill Gates, “O conteúdo é rei”.