Logo E-Commerce Brasil

Marketing de influência: como colaborar com criadores para potencializar suas vendas?

Por: Ana Clara Magalhães

Gerente senior

É senior manager de aquisição do Ecommerce na Prática, intraempreendedora, palestrante e criadora de conteúdo especializada em negócios online. Pós-graduada em gestão de Marketing, ela foi responsável por desenvolver a estratégia de conteúdo da maior escola de e-commerce do país e, desde 2018, compartilha seu conhecimento ministrando treinamentos e criando conteúdos focados em auxiliar empreendedores a alcançarem o sucesso nas vendas online.

O tráfego é essencial para qualquer negócio e, com o aumento da competitividade, os empreendedores estão em busca de novas formas de alcançar um público maior e ampliar o reconhecimento da marca.

Uma dessas alternativas é o marketing de influência.

Descubra como o marketing de influência pode impulsionar suas vendas, ampliar o reconhecimento da marca e criar conexões autênticas com seu público através de estratégias eficazes e parcerias bem planejadas.

De acordo com “The Influencer Marketing Benchmark Report 2024”, do Influencer Marketing Hub, o mercado de influência deve movimentar US$ 24 bilhões em todo o mundo em 2024. Isso representaria um crescimento de 13,7% em relação ao valor de 2023.

Esses dados só comprovam o quanto essa estratégia não só ajuda a gerar visibilidade, mas também cria conexões autênticas com o público consumidor.

Mas, para que essa abordagem funcione de verdade, é preciso que ela não se baseie apenas em números altos de seguidores, por exemplo.

O sucesso está em construir parcerias bem planejadas, com objetivos claros e um monitoramento constante dos resultados.

Por que usar o marketing de influência?

O marketing de influência é uma das estratégias de maior potencial de alcance em menos tempo atualmente.

Ele utiliza a credibilidade construída pelos influenciadores ao longo do tempo para divulgar sua marca e aumentar suas vendas.

Funciona, desde que seja feito do jeito certo.

A estratégia pode ajudar a quebrar barreiras, como a desconfiança dos consumidores, porque as pessoas acreditam mais em outras pessoas do que nas próprias marcas.

Porém, você precisa ter uma estratégia completa, escolher o influenciador certo e garantir que a comunicação seja natural e alinhada ao conteúdo do criador, para que a mensagem realmente ressoe com o público.

Tipos de parcerias com influenciadores

Existem diferentes formas de trabalhar com influenciadores, e essas parcerias podem variar de acordo com os objetivos que você traça para o seu negócio.

Por exemplo:

1. Publiposts

Esse é o tipo mais direto, em que o influenciador cria um conteúdo, geralmente uma publicação nas redes sociais, falando sobre o seu produto ou serviço.

    Mas atenção! É importante que o conteúdo pareça natural e alinhado com o dia a dia do influenciador para não soar forçado.

    As pessoas estão cada vez mais atentas à forma como os influenciadores falam e divulgam os produtos. Por isso, é super importante dar liberdade de criação para eles.

    Respeite a visão e a missão da sua marca, claro. Mas deixe o influenciador falar com a linguagem dele.

    2. Colaborações em eventos

    Outra maneira interessante é trazer o influenciador para eventos ou ações especiais da sua marca.

      Pode ser um lançamento, uma participação em uma live ou até mesmo eventos físicos, onde ele vai representar a marca de forma direta e mais pessoal.

      Só a presença dessas personalidades ajuda – e muito – na divulgação da sua loja e de seus produtos.

      Por fim, tenha em mente que essas são algumas formas de criar parcerias, mas o mais importante é garantir que a comunicação entre a marca e o influenciador esteja bem alinhada e que a estratégia esteja sempre clara.

      3. Lives de conteúdo/lives de venda

      Quando você faz uma parceria com um influenciador para uma live, ele pode criar um conteúdo ao vivo, seja para apresentar um produto ou realizar vendas durante a transmissão.

        O que torna isso tão eficaz é o nível de interação em tempo real. O público pode fazer perguntas, tirar dúvidas e até mesmo ver o item sendo usado ao vivo, o que gera uma confiança muito maior.

        No geral, esse tipo de experiência cria um senso de urgência e engajamento que outras formas de conteúdo não conseguem.

        4. Embaixador de marca

        Ter um influenciador como embaixador da sua marca vai além de uma ação pontual.

          O embaixador é alguém que representa sua marca de forma contínua e está associando a imagem dele à sua empresa em longo prazo. Isso traz uma série de benefícios.

          Primeiro, porque essa relação constante cria uma identificação maior com o público, que passa a ver a marca de forma mais confiável e autêntica. E, segundo, porque o influenciador vai falar da sua marca em diferentes ocasiões, de maneiras variadas, o que gera um reforço de marca muito forte.

          É um tipo de parceria ideal para quem busca fortalecer o branding e criar uma conexão de longo prazo com o público, além de garantir uma visibilidade constante.

          Como usar o marketing de influência para potencializar suas vendas?

          Não há uma fórmula mágica para estabelecer uma boa estratégia de marketing de influência. Afinal, as relações entre marca e empresas variam de acordo com seu nicho de mercado.

          Mas existem alguns passos indispensáveis para que a iniciativa dê certo. Basicamente, são eles:

          Conheça seu público

          A base de uma estratégia focada em marketing de influência são os consumidores. Por isso, você precisa saber exatamente quem compra seus produtos ou serviços e quais são seus interesses e comportamentos.

          A ideia é você escolher os influenciadores que mais se encaixam ao perfil dos seus clientes.

          Não adianta nada investir em uma parceria com um influenciador que não fala com quem você quer atingir, concorda? O resultado provavelmente não será como o esperado.

          Tenha objetivos claros

          Aqui, pense no que você quer alcançar com essa ação de marketing de influência:

          – Fazer com que mais pessoas conheçam a marca, alcançando novos públicos?

          – Usar o influenciador como porta-voz do lançamento de um novo produto ou serviço, criando expectativa e interesse?

          – Levar o público do influenciador para o site ou landing page da marca, promovendo um produto ou serviço específico?

          – Alavancar a autoridade e a confiança do influenciador para construir uma imagem positiva da marca?

          Saber exatamente aonde se quer chegar te permite entender se a ação teve resultado positivo ou não, e faz com que você e o influenciador alinhem expectativas.

          Encontre os influenciadores corretos

          Escolher os influenciadores corretos não é sobre escolher o maior ou aquele com mais seguidores, e sim aquele que realmente conversa com o seu público.

          Isso porque os influenciadores menores, mas altamente engajados, podem trazer resultados melhores do que grandes influenciadores que não têm uma relação forte com a audiência.

          Uma estratégia interessante pode ser buscar grupos de influenciadores menores que se relacionam entre si ou que aparecem juntos de forma constante. É possível e provável que tenham seguidores semelhantes e compartilhem esses seguidores, contem histórias em conjunto.

          Fechar parcerias com esse grupo permite que sua marca esteja frequentemente nas conversas com o público, sendo vista de diferentes perspectivas pelas mesmas pessoas. Ou seja, sua marca se fixa como líder na categoria ou como um ‘must-have’ pela quantidade de vezes em que aparece sendo utilizada por pessoas que o público acompanha.

          Planeje suas ações em conjunto com os influenciadores

          O planejamento em conjunto é uma das partes mais importantes. Você precisa desenvolver ações que conversem com a realidade do influenciador para que a campanha seja o mais autêntica possível.

          Ele conhece a audiência dele melhor do que ninguém, então envolvê-lo no processo criativo vai garantir que a mensagem seja transmitida de forma natural e positiva.

          Isso não significa abrir mão do controle, ok? O objetivo é garantir que a colaboração faça sentido para ambos os lados – e, principalmente, para o seu público.

          Defina os formatos que vai fazer

          Como vimos, existem várias maneiras de trabalhar com influenciadores, e é importante definir qual é a melhor para o seu negócio.

          A escolha do formato de parceria deve estar alinhada com os seus objetivos e o perfil do influenciador.

          Inicialmente, você pode fazer alguns testes com opções diferentes. Mas, com o passar do tempo, avalie quais opções geraram mais vendas, alcance ou outra métrica que desejar.

          Atenção extra a todas as métricas

          Um erro comum entre muitos empreendedores é não acompanhar de perto os resultados das campanhas com influenciadores.

          Muita gente acha que, só por fechar a parceria, as coisas vão dar certo, mas não é bem assim.

          Se você não olhar para as métricas, fica difícil saber se a campanha está funcionando de verdade. E isso não envolve só curtidas ou comentários, mas sim de entender se o público está realmente engajando, se o investimento está valendo a pena e impactando nas vendas ou na visibilidade da sua marca.

          Sem esse monitoramento, você pode estar jogando dinheiro fora e nem perceber.

          Avaliar tudo isso com cuidado te dá clareza para ajustar o que for necessário, corrigir o que não está funcionando e maximizar os resultados.

          Dessa forma, o dinheiro investido vai trazer retornos concretos, além de te ajudar a construir uma estratégia cada vez mais forte e eficiente para as próximas campanhas.