O que vem à cabeça quando você pensa em criar um ponto de venda online?
No ambiente físico, o ponto de venda, ou PDV, descreve qualquer área onde produtos estejam expostos para o cliente comprar, como uma loja, um mercado, o caixa de um restaurante, um estande ou um quiosque. É assim que marcas se aproximam do público que querem atrair, que pode já as conhecer ou ser apresentado por acaso, quando passar por elas. Agora, e no digital?
O PDV online pode ser seu e-commerce próprio, suas redes sociais ou seu aplicativo de mensagens. A questão é que, para ele ser visto e cumprir seu papel – de fazer sua marca chegar mais longe, impulsionar vendas e conquistar clientes -, é preciso investir tempo e dinheiro construindo reconhecimento, reputação e credibilidade. O PDV físico pode contar com o acaso, com o cliente que passava pela porta da loja e resolveu entrar. O digital nem tanto.
É que o e-consumidor dificilmente aposta em lojas que não conhece. Ele prefere as testadas e aprovadas, por ele mesmo ou por pessoas do seu convívio. É aí que entram os marketplaces.
Ao vender em lojas virtuais estabelecidas, você encurta distâncias entre seu negócio e seus objetivos, porque passa a contar com a confiança que elas já têm com clientes fidelizados em todo o país e com tudo que um PDV precisa ter: visibilidade para seus produtos, ferramentas de gestão para o seu negócio, variedade de meios de pagamento para não perder nenhuma oportunidade e milhões de pessoas passando por você todos os dias, independentemente da localização geográfica.
A seguir, confira por que o marketplace é o PDV online mais rápido e eficiente que você pode ter.
Os resultados vêm mais rápido
Imagine o caminho para empreender sozinho online. Você precisa estruturar um planejamento financeiro, criar seu e-commerce e uma presença digital, passos fundamentais que podem ser acelerados quando você tem um marketplace como seu PDV online.
De forma geral, essas plataformas não têm investimento inicial ou mensalidades, e proporcionam para o parceiro muita previsibilidade sobre seu faturamento porque trabalham com o modelo de comissão por item vendido, simplificando a gestão das finanças da sua loja.
Além disso, por abrirem portas de lojas virtuais grandes e conhecidas, fazem com que você já comece a vender pela internet com uma base grande de clientes de todos os perfis, contando também com sua malha logística e outras soluções que otimizam sua operação.
E os aprendizados também
Em todos os sentidos! Com o marketplace como seu PDV, você pode testar o desempenho de produtos – inclusive de segmentos distantes dos que você costuma trabalhar – e ter informações valiosas que fazem a diferença na tomada de decisões e, consequentemente, no seu negócio. Por não ter investimento inicial, e como você só paga se vender, o risco é baixo e os resultados podem ser altos. Por exemplo, se você começou a vender camisetas esportivas, pode diversificar o sortimento e vender suplementos também.
Aí, de acordo com a performance dos seus novos itens, você cria e repensa estratégias, expande seu estoque e investe em novos nichos com muito mais assertividade.
E, quando o assunto é aprendizado, não posso deixar de falar sobre a importância da capacitação como alavanca para prosperar. O universo do e-commerce tem muitas particularidades e vive em evolução, e é por isso que é tão importante se manter atualizado para não perder nenhuma oportunidade. Em alguns canais, os parceiros contam com conteúdos exclusivos, gratuitos e em todos os formatos, para todos os perfis, experiências e objetivos. São vídeos – ao vivo e gravados -, áudios, e-books, jogos e muito mais, que ampliam vendas, impulsionam potenciais e fazem negócios chegarem cada vez mais longe.
O retorno é claro e fácil de acompanhar
Não importa se o seu PDV é físico ou online: todo dono de negócio precisa acompanhar o ROI, retorno sobre seus investimentos, e o payback, ou seja, o tempo em que esse retorno irá ocorrer, sejam eles em itens, publicidade ou para conquistar um cliente.
O marketplace possibilita um crescimento exponencial e total controle sobre métricas importantes como seu ticket médio, seu GMV, itens mais e menos vendidos, entre muitas outras. Para continuarmos essa conversa, neste artigo eu falo um pouco mais sobre indicadores para se atentar, fornecidos com muito mais clareza pelo marketplace.
Conte com o marketplace para ter um PDV online sólido e escalável. Até a próxima!
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