O mercado de clube de assinaturas tem se destacado cada vez mais e o crescimento registrado nesse segmento no Brasil tem impressionado. Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), essa área de atuação já movimenta R$ 1 bilhão no país, e apresentou um aumento de 167% entre 2014 e 2018.
Em linhas gerais, o mercado de clube de assinaturas é uma modalidade de negócio na qual uma companhia comercializa seus produtos e serviços de modo periódico (mensal, bimestral, semestral ou anual). No entanto, não é só isso. Afinal, para ter escalabilidade e destaque, esse modelo não se baseia só na qualidade da entrega e das mercadorias. Nesse processo, é fundamental proporcionar aos clientes uma experiência única.
Quais as vantagens para o consumidor?
- Diversidade de produtos: com o objeto de encantar e fidelizar os clientes, são selecionados os produtos que mais combinam com o assinante. Logo, por meio de uma curadoria, o consumidor recebe uma diversidade de itens que têm como meta superar as expectativas dele;
- Exclusividade: por meio desse modelo de negócios, o assinante tem acesso aos últimos lançamentos do mercado, uma vantagem que contribui bastante para o processo de encantamento do consumidor;
- Pagamento recorrente: apresentando um sistema de pagamentos facilitado, por meio da cobrança recorrente, o cliente não precisa se preocupar com essa questão. Isso porque tudo é feito de forma automática, por meio do débito em conta corrente, por boleto ou cartão de crédito.
Quais as vantagens para o lojista?
- Fidelização dos clientes: ao receberem produtos personalizados, eles contam com um pagamento facilitado e, com um bom atendimento, a satisfação do consumidor aumenta. Como consequência, a fidelização dos clientes também;
- Otimização do estoque: por esse modelo contar com uma previsibilidade em relação à demanda de itens, é possível efetuar uma gestão de estoque mais eficiente. Dessa forma, a probabilidade de um estoque apresentar mercadorias encalhadas é menor;
- Diminuição de custos operacionais: como o processo acontece sob demanda, é possível gerenciar melhor o sistema de envio. Sendo assim, o controle das atividades fica otimizado, o que diminuiu os custos operacionais e também reduz o retrabalho.
Vantagens do pagamento recorrente
Adotar um sistema de pagamento recorrente faz toda a diferença para quem tem um negócio. As principais vantagens são:
Aumento do controle financeiro
Por apresentar valores fixos nas mensalidades, esse sistema favorece o controle de gastos, melhorando a gestão financeira.
Melhora na segurança
O sistema se torna mais seguro por contar com um sistema antifraudes que identifica as tentativas de invasão suspeitas.
Diminuição dos casos de inadimplência
Por trazer um método programado de avisos sobre pagamentos não efetuados, os clientes sempre ficam bem informados sobre seus status de pagamentos, o que ajuda a diminuir os casos de inadimplência.
Por que adotar uma solução de pagamento recorrente?
O sistema de pagamento recorrente é uma das grandes vantagens do mercado do clube de assinaturas, tanto para quem compra como para quem vende. É fundamental contar com a ajuda de uma plataforma de qualidade que garanta transparência em cada etapa do processo de pagamento e, assegurar para o consumidor a segurança que ele merece.
Em resumo, o clube de assinaturas chama a atenção tanto de empresas quanto de consumidores. No Brasil, esse crescimento tem impressionado. De acordo com especialistas da área, a tendência é que esse percentual se multiplique em um futuro muito próximo.