Na história, o mercado de autopeças sempre esteve ligado com o modelo presencial. Com o início da pandemia em 2020, o setor encontrou um grande obstáculo pela frente com os consumidores por conta das restrições. Assim, em toda a América Latina, a solução foi aderir ao e-commerce para garantir as vendas por meio de um novo formato para o setor.
Segundo publicação do Mercado Livre feita em junho de 2021, o setor de vendas online de autopeças em toda a América Latina cresceu 63%, com tendência de aumento. Quando olhamos para o total de peças vendidas, 54% foram para os mecânicos e profissionais com foco em reposição.
Tendência de alta para o mercado de autopeças
Após fechar o ano de 2021 em alta com faturamento de R$158,1 bilhões, o setor continua com previsão positiva. De acordo com publicação do Sindipeças, a previsão para 2022 é de um aumento de 10,4%. Em relação aos investimentos, a elevação prevista é de 9,5%. Além dos ganhos para o caixa das empresas, essa tendência traz outro ponto extremamente positivo: a criação de novos empregos.
Por que é importante estar presente no on e no off?
Com a maior inserção do digital nos últimos anos, unir o comércio presencial com o virtual tornou-se uma estratégia fundamental, não só para a indústria de autopeças, mas para todos os vendedores que querem crescer e acompanhar as tendências dos novos consumidores.
Em algumas ocasiões, por mais que o comprador prefira adquirir o produto presencialmente, ele pode utilizar a Internet para pesquisar as informações do item, escolher em qual loja ele quer adquiri-lo e, com isso, facilitar todo procedimento de compra e venda do lojista. Ou, até mesmo, adquirir o produto online e retirar pessoalmente. Essa experiência omnichannel, se bem feita, proporciona qualidade durante o atendimento, e pode garantir a fidelidade do cliente.
Benefícios de vender online
Contar com o e-commerce para as vendas vai muito além de ter um novo local para distribuir o produto. Portanto, ele trará, além do que já era possível fazer presencialmente, novas possibilidades de estratégias para o comerciante, além de expandir os horizontes e atingir novas cidades e estados.
O atendimento também ganha uma nova forma de acontecer com as ferramentas digitais, como e-mail, WhatsApp ou chat virtual, que estarão disponíveis para tirar as dúvidas ou atender às solicitações dos clientes de maneira fácil e rápida, não precisando gastar tempo de deslocamento até o ponto fixo.
Outra grande conquista para o lojista é a possibilidade de ampliar o portfólio e vender itens de diversos tamanhos e pesos, que antes não seriam possíveis deixar dentro de uma loja, por exemplo. E, claro, não podemos nos esquecer da disponibilidade de vendas 24 horas por dia.
Como se pode ver, são muitos os benefícios que o mercado de autopeças pode conquistar ao utilizar o mercado online. Por isso, é fundamental estar pronto para dar esse passo para frente e não ficar atrasado em relação à concorrência. Como a sua empresa está se posicionando neste momento? Ela já conta com um modelo de negócio digital?
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