A transformação digital criou várias dinâmicas no ambiente virtual e alterou a forma de consumo das pessoas. Atualmente, os clientes prezam por serviços que resolvam seus problemas com rapidez, qualidade e praticidade, além de um atendimento que enriqueça sua experiência de compra.
Para acompanhar as novas exigências do mercado, a implementação de métodos ágeis se tornou a melhor solução para os e-commerces. A metodologia ágil consiste em dividir um projeto complexo em entregas recorrentes priorizadas de acordo com o valor agregado ao negócio, a fim de otimizar a execução do trabalho.
Empresas que adotam uma gestão ágil conseguem se adaptar rapidamente às mudanças do mercado, geralmente provocadas pela transformação digital (uma vez que esse processo é constante e está sempre evoluindo). Com isso, as alterações podem ser feitas com mais agilidade e facilidade, sem comprometer a qualidade da entrega. Como se pode perceber, os métodos ágeis fornecem diversas vantagens durante a execução de projetos de e-commerce. Vamos destacar cinco delas a seguir:
1. Velocidade na entrega
As metodologias ágeis dividem o trabalho em entregas que gerem valor imediato ao negócio, utilizando-se da estratégia de mínimo produto viável (MVP). Além disso, é possível reajustar as prioridades de maneira rápida e com mais eficiência.
2. Flexibilidade
Como dito anteriormente, os métodos ágeis possuem grande capacidade de adaptação às mudanças causadas pela transformação digital. Atualmente, as metas e as demandas de projetos de e-commerce sofrem alterações com frequência, exigindo flexibilidade da equipe de execução.
Logo, a implementação de metodologias ágeis deixa os times preparados para se adaptarem às eventuais mudanças que ocorrerem durante o desenvolvimento do projeto. Esses ajustes também auxiliam na melhoria contínua e no aprendizado da equipe.
3. Organização e transparência
Manter um backlog sempre refinado e priorizado é premissa para se obter os benefícios dos métodos ágeis, facilitando o trabalho em caso de repriorizações para atender à velocidade das novas demandas que surgem no mercado a todo momento. Isso permite às empresas vantagens e diferenciais, que se adaptam mais facilmente às mudanças, além de proporcionar total visibilidade do que está sendo desenvolvido para os patrocinadores do projeto.
4. Redução de riscos
Utilizar-se da estratégia de pequenas entregas de valor permite reduzir riscos, corrigir erros e adaptar-se a novas necessidades de maneira rápida, produzindo um produto final mais maduro e melhorado a cada nova entrega.
Antes de entregar o produto final para o cliente, o projeto passa por rigorosos testes de qualidade para detectar possíveis falhas e corrigi-las no prazo estabelecido. Na gestão ágil, as falhas são reduzidas e a testagem é mais eficiente graças à autonomia de cada equipe.
Isso porque o time possui o conhecimento de todos os processos realizados para concluir determinada etapa. Além disso, manter a entrega no prazo ajuda a controlar o custo do projeto (que foi estabelecido no início do planejamento), evitando gastos excessivos.
5. Entrega de qualidade
Uma grande vantagem da implementação de metodologias ágeis é o foco na qualidade do produto final. A organização, os métodos, os testes e as etapas são planejados para que os resultados correspondam às demandas do cliente.
Mais do que agilidade e rapidez, os métodos ágeis proporcionam soluções eficientes e entregas com qualidade máxima. Isso também contribui para aumentar a qualificação do serviço, uma vez que as equipes de execução estão em constante aprendizado para atender às mudanças do mercado digital.
A gestão ágil de projetos foi adotada devido à necessidade dos comércios digitais de se manterem competitivos em uma área que passa por frequentes atualizações. As empresas que adotam o ágil possuem uma dinâmica de trabalho alinhada com o mercado e, assim, conseguem alcançar seus objetivos com agilidade e qualidade.
Desse modo, as metodologias ágeis promovem a transformação digital no e-commerce de forma integrada, rápida e visando ao sucesso das empresas.
Leia também: Como utilizar o desenvolvimento ágil com foco em implantação de e-commerce