O SEO é sim um grande avanço na tecnologia e auxiliou muito na expansão digital, mas boa parte do que é feito dentro dele é realizado de forma humanizada com conteúdos de valor, gerados de pessoa para pessoa, otimizações e intervenções no manejo de ferramentas para seu site. Analistas de SEO se encarregam também de verificar todas as métricas e oscilações nos seus resultados, que podem ser tanto positivas quanto negativas.
Claro que não fazemos isso sozinhos, estamos acompanhados de ótimas ferramentas que auxiliam e nos proporcionam detalhadamente as informações conforme suas necessidades em particular.
Realize uma análise conforme seu objetivo
Já que estamos falando de números, devemos ser o mais assertivos possível. Primeiramente, porque você está investindo ou irá investir em SEO? Mais visitas, interação, ou seu foco é no ecossistema do e-commerce com intuito de finalizar uma jornada de compra?
Baseado em seu objetivo podemos escolher quais métricas priorizar, pois existem inúmeras delas. E, baseado em um processo de análise, vamos seguir uma linha desde quem é o seu usuário, como chegou até seu site, como se comporta dentro dele, até o momento de conversão do mesmo.
Google Search Console e o Google Analytics
Elas podem ser utilizadas em conjunto, dessa forma alcançando uma alta performance no momento de verificar o desempenho do site.
O Google Analytics ressalta informações que já estão no site, de usuários que vieram através de outras plataformas ou com um tráfego mais extenso. O Search Console é capaz de perceber a performance do seu site, levando em conta aspectos mais técnicos como velocidade, SERP e outras informações que podem ser muito úteis na hora de realizar uma otimização!
E já que estamos em um portal de e-commerce onde nosso maior foco é visibilidade e principalmente vendas, façamos a seguinte pergunta:
Quais as principais métricas que devo analisar no meu e-commerce?
- Dwell Time
- Bounce Rate
- Novos usuários
- Impressões
- CTR
- ROI
Para que você possa entender como isso figura no seu e-commerce, iremos relacionar cada um dos tópicos acima:
O Dwell Time é o tempo de permanência que o usuário tem em sua página antes de retornar a SERP (página de resultados do mecanismo de pesquisa do Google). Essa métrica é muito importante para poder identificar e mensurar a qualidade de conteúdo ou falta dele com intuito de aprimorá-lo. Por isso é interessante fazer o uso equilibrado entre palavras-chave informacionais e transacionais.
A taxa de rejeição ou Bounce Rate deve ser evitada em seu site, pois influencia diretamente no rankeamento. Essa taxa acontece quando um usuário entra e sai de uma página em um curto período de tempo. Um exemplo disso é um lead ir “saltando” de página em página à procura de produtos. O seu e-commerce pode ganhar destaque, se oferecer o que o usuário busca precisamente e com um carregamento veloz.
Saber quem está chegando pela primeira vez no site e quantos novos usuários permanecem é uma métrica importante, dessa forma é possível sempre adaptar tanto o conteúdo quanto a UX conforme seu público predominante.
Há uma diferença significativa entre novos usuários e impressões geradas dentro do seu site. Até porque a impressão nada mais é que a quantidade de visualizações e interações com seus links. Basta saber porque os usuários não exploram mais os mesmos, e encontrar a melhor solução para que haja cliques que gerem resultado!
E esses cliques que geram resultados são medidos através do CTR ou click-through rate que é a porcentagem de pessoas que clicam em seu anúncio! Tendo em mãos os resultados, é hora de analisar qual a melhor opção de otimização e como os Titles e Descriptions que aparecem na SERP podem ser otimizados.
O ROI ou Return On Investment merece um destaque nesse artigo. Essa é uma métrica muito importante tanto para nós, profissionais em SEO, quanto para os clientes. Com ela é possível medir o custo por usuário, algo que é significativo para quem realizou um alto investimento e espera resultados efetivos. As empresas têm um grande interesse em lucros e, com essa métrica sendo aplicada em seu site, é possível ter maior controle nos passos que estão sendo traçados. Além disso, conforme a necessidade, é viável uma mudança de estratégia para que esteja alinhado com o comportamento do usuário.
Essas são só algumas das métricas que você pode analisar, não esqueça de analisar conforme seu nicho e seus objetivos de crescimento, pois existem muitas métricas que podem não ser tão relevantes para a sua empresa, mas que para outras agrega muito valor. É tudo questão de traçar objetivos e metas bem definidos.