O omnichannel já é uma realidade e uma necessidade para grande parte das empresas. Devido a essa nova cultura de omnicanalidade, os negócios mudaram a forma de vender e aprimoraram a maneira de atender os clientes. Mas o mercado também precisava de multicanalidade na logística. Desta forma, foram criadas inovações para armazenar, transportar e entregar mercadorias, e uma delas é o ship from store. Este novo sistema torna a operação logística mais ágil, econômica e eficiente.
No entanto, como tudo o que é novo traz insegurança e curiosidade, logo, muitas especulações, dúvidas e até fake news surgiram sobre o ship from store. Por isso, neste artigo vou esclarecer cinco mitos e verdades sobre esse sistema do futuro, o qual já estamos vivendo no presente.
1. Ship from store é apenas para grandes empresas
Talvez esse seja o maior dos mitos em relação ao sistema ship from store. Isso acontece devido à aderência em sua maioria por marcas que trabalham em grandes redes. Empresas como o Magazine Luiza, Lojas Marisa, Americanas, C&A, entre outras gigantes do varejo implementaram o modelo.
Leia também: Ship from store: por que esse sistema é essencial para grandes empresas?
Mas não é porque essas grandes redes se deram bem com o sistema e estão lucrando com a nova modalidade que pequenos comerciantes não podem utilizar o ship from store. Muito pelo contrário! A estratégia também pode e deve ser trabalhada em redes regionais de médio porte.
Uma empresa especializada em logística inteligente pode viabilizar rapidamente o modelo ship from store na rotina do negócio. Assim, em pouco tempo o lojista poderá perceber as vantagens da nova estratégia.
2. Sistema robusto para implementação
Ter um sistema de gerenciamento de pedidos, como o Order Management System (OMS), simplifica o processo de compra, desde a solicitação do cliente, atendimento, gestão do estoque, até a entrega.
Contudo, não são todas as empresas que estão preparadas financeiramente para adquirir um sistema que atende globalmente todas essas etapas da compra. E a ausência de um sistema robusto, definitivamente, não é um impeditivo para a implementação do modelo ship from store.
Assim como não são necessárias mudanças de programação do sistema atual da empresa para a adoção da estratégia ship from store.
3. Ship from store é só para quem tem loja física
Mito! O ship from store também é uma opção válida para quem trabalha somente com e-commerce. Já existe uma inteligência logística para esses casos, em que marca pode utilizar pequenos estoques de outras empresas em diferentes locais. Trabalhar com as dark stores também pode ser uma boa aposta no caso de e-commerce que não possuem lojas físicas.
Uma alternativa para negócios que atuam somente no online é conhecer outros serviços além do ship from store, como a coleta personalizada, por exemplo. Dependendo da demanda, esse serviço pode ser feito diariamente e de forma gratuita, o que resulta em comodidade para o lojista, agilidade nas entregas e melhores preços de frete devido ao uso de uma malha inteligente para entrega.
4. Economia do frete
Sim, o ship from store gera economia no frete. E essa afirmação verdadeira pode ser comprovada com os resultados de redução de até 50% no valor do frete. Isso acontece graças à saída da mercadoria a partir da loja mais próxima do consumidor, uma vez que as próprias lojas se tornam minicentros de distribuição.
Com a mercadoria sendo enviada de um local que esteja mais perto do cliente, os custos com transporte são reduzidos. Assim como o tempo também, uma vez que a mercadoria pode chegar até três vezes mais rápido em comparação com sistemas de entrega comuns.
Além disso, o ship from store possibilita a diminuição do centro de distribuição de 10% a 50%, fazendo com que haja desoneração com a estrutura física, já que as lojas físicas terão estoques mais robustos e movimentados.
5. Aumento do ticket médio
Essa é uma verdade incontestável! Posso afirmar isso, pois com a redução do frete, inevitavelmente, os clientes são instigados a comprarem mais.
Sabe-se que algumas vezes os custos com o frete acabam ficando mais altos até do que o próprio valor da mercadoria e isso atrapalha a taxa de conversão de vendas.
Contudo, com os benefícios do ship from store, como a redução para até a metade do valor de um frete comum e a entrega rápida, os clientes podem ter uma melhor experiência de compra, sendo assim fidelizados e dispostos a comprarem mais.
Com os esclarecimentos desses mitos e verdades sobre o ship from store, espero que o novo modelo possa ser integrado em mais empresas, proporcionando benefícios para lojistas e consumidores.
Mas se ainda ficou alguma dúvida, coloque nos comentários que terei prazer em responder.