Sempre que precisamos saber de algo, ir a algum lugar ou comprar alguma coisa, pesquisamos por meio do celular. Agir assim pelo telefone tornou-se algo natural. VP de marketing do Google, Lisa Gevelber compartilha uma nova pesquisa que quantifica como as pessoas usam o digital para tomar decisões e agir em seu cotidiano.
Pare um momento e pense em como você encontrava informações antes de smartphones existirem. Provavelmente imprimia mapas antes de uma viagem (ou dependia de um mapa de papel que já tinha em casa). Talvez tenha olhado os horários dos filmes em cartaz no jornal. E, certamente alguma vez na vida, você ligou a uma loja para verificar seus horários de funcionamento.
E agora? Você automaticamente vai para as respostas que estão na sua mão: seu smartphone.
Para obter uma melhor compreensão de como as pessoas satisfazem suas necessidades em um mundo de opções online e offline, o Google colaborou com a Purchased, uma empresa de pesquisa. Foi pedido a mil usuários de smartphones que observassem, várias vezes por dia durante uma semana, quais tipos de necessidades eles tiveram ao longo do dia e as ações que tomaram para saná-las. Veja o que foi encontrado:
1) Em momentos de necessidade, as pessoas se voltam para seus telefones e pesquisam
Quando uma pergunta ou necessidade surge, nossos telefones são, de longe, o recurso mais confiável: 96% das pessoas usam um smartphone para tomar uma atitude.
Para atender a essas necessidades, as pessoas são pelo menos duas vezes mais propensas a usar mecanismos de pesquisa do que outras fontes online ou offline, tais como visitas às lojas ou mídias sociais. As buscas não são apenas o recurso mais utilizado, mas a primeira ação de 87% das pessoas.
2) Mobile ajuda as pessoas a tomarem decisões quando estão prontas para comprar
As pessoas confiam em seus telefones para ajudá-las a tomar melhores decisões no momento da compra. Na verdade, 70% dos proprietários de smartphones que adquiriram algo em uma loja viram primeiro seus dispositivos para obter informações relevantes antes da aquisição. E, quando pesquisam no celular, as pessoas tendem a realizar uma ação: 92% daquelas que procuraram em seu telefone fizeram uma compra relacionada a essa pesquisa.
3) Pesquisa mobile é usada para mais do que apenas necessidades imediatas
Embora a pesquisa mobile seja útil para ajudar com tarefas rápidas, como consultar uma receita para o jantar, é também amplamente utilizada para fazer progressos em projetos de longo prazo. 68% das pessoas que participaram do estudo realizaram buscas sobre algo que elas querem fazer no futuro, tornando o mobile o principal recurso, acima de qualquer outra fonte online ou offline.
O que isso tudo significa para o marketing?
Profissionais de marketing precisam conectar e orquestrar as informações que fornecemos em telas, canais e formatos. Ao antecipar as necessidades das pessoas, é possível garantir o encontro com as pessoas em seus micro-momentos com informações relevantes e úteis.
Republicado com autorização do autor. Originalmente disponível em: http://blog.pmweb.com.br/mobile-dados-sobre-o-comportamento-do-novo-consumidor/