Há quem acredite que a época do Natal é, necessariamente, um período ruim para as vendas do delivery, já que as pessoas costumam comemorar a data com pratos típicos e receitas de família, preparadas em casa. Mas isso não quer dizer que esse momento do ano também não possa ser próspero para aqueles que trabalham no ramo de food service.
Existem muitas estratégias que podem ser bastante efetivas e garantir um bom mês de dezembro. Eu listo algumas abaixo:
Aposte nas bebidas
O Natal é uma época em que as pessoas confraternizam e, consequentemente, brindam! Por que não, então, preparar ofertas especiais de espumantes, vinhos e até cervejas premium nos dias que antecedem esta celebração? Esses itens podem, inclusive, fazer parte de combos focados na data, para atrair atenção. A partir de uma boa negociação com fornecedores, é possível conseguir alcançar uma boa margem de lucro.
Prepare entradas e petiscos imprescindíveis
Seja na confraternização de final de ano da turma de amigos, no amigo secreto do trabalho ou até na ceia, sempre acontece o momento de petiscar. Amendoim, queijos, embutidos, azeitonas estão entre as melhores pedidas. Vale, então, oferecer essas delícias como opção para entrega.
Com certeza, vai salvar muita gente! Combiná-las em uma bela tábua de frios, com uma estética que tem feito sucesso nas redes sociais, pode chamar atenção e resultar em um bom valor agregado.
Não esqueça da sobremesa
O Natal é uma época que as pessoas “colocam o pé na jaca” e ficam ávidas por comidas deliciosas. É o momento certo, então, para preparar doces de encher os olhos e gerar desejo. Melhor ainda se forem decorados de maneira temática e instagramável.
Vale preparar um bolo red velvet, por exemplo, com confeitos em tons de verde, ou brigadeiros decorados em tons de dourado, por exemplo. Isso tudo atrai atenção e pode ser vendido por valores até superiores aos praticados no resto do ano.
Pré-prontos para quem não tem tempo de cozinhar
Uma tendência que tem se fortalecido nos últimos anos é a de pratos pré-prontos, para serem somente finalizados no momento das ceia. Afinal, muitas pessoas não têm tempo para preparar um grande banquete ou não sabem cozinhar receitas mais complexas.
Que tal oferecer, então, a possibilidade da pessoa agendar a entrega para a manhã ou tarde do dia 24 a entrega do seu prato de Natal? Geralmente, essas encomendas são feitas em grandes quantidades, o que pode resultar em um bom faturamento.
Entrega nos dias 24 e 25 de dezembro
Não são muitos os restaurantes que realizam delivery no dia 24 e 25, mas aqueles que fazem podem se destacar, justamente por não haver muita concorrência. A demanda existe: sempre há quem tenha queimado o peru ou, por algum motivo, ficou no plantão ou não pôde se juntar à família.
Comece a divulgar o quanto antes!
Independente da estratégia escolhida, é fundamental divulgar nos seus canais de comunicação com o cliente, como redes sociais e WhatsApp, a partir do início de dezembro.
Assim, eles ficam sabendo das novidades e podem se programar para se beneficiar das ofertas e novidades lançadas, além de terem a chance de compartilhar a notícia com amigos e familiares também. Isso pode ter um grande impacto no impulsionamento das vendas.
Leia também: Você tem um planejamento para a Black Friday do seu restaurante? Pois deveria.