Já é sabido que o mundo digital veio para ficar, não há mais nenhuma dúvida sobre isso. A questão agora que fica é: como inovar e lançar novos produtos nesse meio sem ficar para trás?
No início do século XX, o economista russo Nikolai Kondratiev criou a Teoria dos Ciclos de Kondratiev. Nela, resumidamente, era demonstrado que a economia se constitui de ciclos, onde sempre temos uma expansão seguida por uma recessão.
O intuito inicial dos soviéticos era provar que o capitalismo não iria se recuperar após a Crise da Bolsa de 1929 e, do outro lado, os capitalistas que não acreditavam que enfrentariam crises econômicas periódicas.
Estou falando sobre isso porque essa teoria nos ajuda muito a entender a economia atual — e, consequentemente, as inovações que vêm existindo.
No início, esses ciclos que Kondratiev explicou eram longos, de 40 a 50 anos entre um e outro. Entretanto, se observarmos historicamente, esse período vem sendo encurtado cada vez mais. Pense na distância entre uma Revolução Industrial e outra ou de uma Guerra Mundial para a outra. Agora, compare com o mundo atual. Quem poderia imaginar que há 10 anos Elon Musk iria redesenhar o mercado automobilístico (já consolidado há décadas) com a Tesla?
E não existe uma fórmula mágica para continuar se reinventando e inovando dessa maneira. Mas o que existe é a inconformidade com o modelo atual. Não podemos pensar que o que funcionou até hoje continuará funcionando amanhã.
Esse é o conceito da Nova Economia que estamos vivenciando, onde as empresas fazem da crise uma oportunidade para inovar e continuar — e as pessoas consomem cada vez mais marcas alinhadas aos seus valores pessoais.
Atualmente, vemos que as marcas estão focadas no cliente (customer centricity). Afinal, de que adianta a empresa criar inúmeros produtos se eles não resolvem de fato a dor do seu consumidor?
E olhe que interessante: podemos muito trazer o conceito criado por Kondratiev há mais de um século para os dias atuais e aplicá-lo. A Covid-19 foi (e está sendo) uma das maiores crises mundiais. Mas, você consegue perceber o quanto tudo isso mudou a forma de nós, consumidores, nos relacionamos com as marcas e vice-versa?
Consegue ver o quanto o cenário atual acelerou todas as transformações das empresas? Empresas que nunca figuraram no meio digital, hoje só realizam suas vendas por esse canal; empresas que não sabiam trabalhar em um ambiente de incertezas, sabem que hoje a única certeza é que sempre há o que melhorar e encantar.
Além disso, vemos que hoje, mais do que nunca, as pequenas empresas têm capacidade de competir diretamente com os grandes players do mercado — vemos cada vez mais essa briga entre Davi e Golias.
Esse novo cenário nos mostra que errar faz parte do crescimento. E quanto mais erramos, mais aprendemos e mais inovamos. Hoje você não continua apesar dos erros, mas sim por consequência deles. E é exatamente essa agilidade que está fazendo com que diversos Davis derrotem Golias.