Logo E-Commerce Brasil

Novas tendências para a sua política de frete. Fique atento!

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

Com o surgimento de tecnologias cada vez mais apuradas, a tendência do e-commerce é sempre atualizar-se para andar de acordo com seus consumidores. Especialmente em tempos de economia instável, quando a corrida por boas vendas é ainda mais acirrada.

Algumas novidades que vêm surgindo e prometem ser grandes apostas para os empreendedores são relacionadas à política de frete, que já era e, daqui pra frente, se intensificará como um grande diferencial em relação à concorrência.

A primeira tendência que podemos observar é a queda do frete grátis. A verdade é que o frete não tem como ser grátis, porque, no fim, alguém tem que pagar a conta da transportadora ou dos próprios Correios e se ela não é repassada ao consumidor, certamente sobra para o lojista.

Por isso, lojas que antes praticavam o frete grátis, vêm, aos poucos, repassando essa conta para o consumidor, que, por sua vez, também vem se conscientizando da necessidade da cobrança, já que ela garante alguns diferenciais que o e-commerce oferece, como comodidade e praticidade.

Outro fator que parece estar se popularizando entre alguns segmentos do e-commerce é a entrega em 24 horas. Uma boa parte dos lojistas conseguiu identificar que a demora na entrega da mercadoria é um dos fatores que mais deixa o cliente insatisfeito ou que o faz abandonar o carrinho.

Foi, justamente por isso, que surgiu esse tipo de entrega – que vem dando certo, especialmente, para empresas que se localizam ou têm seus centros de distribuição em grandes metrópoles. Os ramos de farmácia e conveniência são alguns dos exemplos de quem se deu bem com a ideia.

A logística, é claro, tornou-se um desafio ainda maior, mas os ganhos compensam. Para executar esse tipo de entrega é necessário que os processos do e-commerce estejam plenamente integrados e o tempo de reação seja ágil, tanto em relação a softwares quanto em relação aos funcionários – afinal, se o cliente realizar o pedido na parte da manhã e ele só for processado no fim da tarde, uma boa parte do prazo já terá sido perdida.

Uma conhecida loja que pratica esse prazo, estipula que seus centros de distribuição embalem e despachem a mercadoria em, no máximo, duas horas. Além disso, se há qualquer chance de essa mercadoria ser despachada no dia do pedido, ela jamais passa a noite aguardando processamento.

Quem também pratica ações parecidas é uma grande companhia japonesa. Eventualmente a loja estipula uma data e, nessa data, faz as entregas em até 20 minutos em qualquer localidade da cidade onde está sediada. Para isso, diversas vans lotadas com produtos diversos são espalhadas pela cidade.

Assim que o cliente faz o pedido, o sistema verifica qual a van mais próxima e o motorista efetua a entrega, que pode ser realizada em locais públicos, como parques e praças.

É claro que ações como essa estão em um patamar distante da realidade dos pequenos e médios e-commerces, mas nada impede o empreendedor de conhecer a prática, inspirar-se e tentar trazê-la para a realidade do seu negócio.

Outro tipo de entrega já bastante realizada no Brasil, também especialmente em lojas que se localizam ou que tenham seus centros de distribuição em grandes metrópoles, é a possibilidade de retirada dos produtos em um ponto físico.

Esse tipo de política de entrega é relacionada ao comércio omni-channel, pois proporciona ao consumidor uma experiência sensorial que alia o melhor dos dois mundos, já que começa no meio virtual – com comodidade e praticidade – e se encerra no universo físico – transmitindo mais confiança e seriedade.

O que pequenos e médios e-commerce podem fazer é firmar parcerias pelo País. Se uma loja do Sul vende, principalmente para o Sudeste e Nordeste vale buscar parceria com outra loja ou armazéns nessas localidades para estocar sua mercadoria e, assim, facilitar o processo de entrega para os consumidores dessas regiões.

Em todo caso, o ingrediente principal é inovação! Então, empreendedor, pense nessas sugestões, avalie a possibilidade para o seu negócio e tente adaptar ideias, inspirar-se em modelos bem-sucedidos. Esse passo pode ser o que está faltando para concretizar de vez o sucesso do seu negócio!