Logo E-Commerce Brasil

NRF 2025 escolheu 'Game Changer' como tema central para não deixar dúvidas sobre o papel a IA no varejo

Por: Silvia Somazz

Head de Varejo no Google Cloud Brasil.

Profissional em Vendas com mais de 20 anos de experiência atuando no segmento de Software/Cloud, há 4 anos Silvia Somazz é Head de Varejo no Google Cloud Brasil. Anteriormente, Silvia atuou por 10 anos na Microsoft, onde seu último cargo foi de diretora de vendas em Cloud. Ela também atuou na IBM Brasil por 13 anos como gerente de vendas.

A NRF 2025 mostrou que o varejo vive um momento de transformação sem precedentes. Com o tema central ‘Game Changer’, fica claro que adaptar-se às novas tecnologias e demandas do consumidor é essencial para quem deseja se manter relevante. A inteligência artificial é a protagonista dessa mudança, trazendo cinco grandes tendências que vão revolucionar o setor:

IA Multimodal

Modelos como o Gemini permitem que lojas entendam os consumidores de forma integrada, utilizando imagens, vídeos e textos. Imagine tirar uma foto de um look que você adorou, e a loja sugerir opções parecidas na sua cor favorita.

Agentes de IA Inteligentes

Assistentes virtuais estão cada vez mais preparados para resolver problemas complexos, como trocas de produtos ou encontrar o presente ideal para alguém especial.

Busca Inteligente

Encontrar o que você procura será mais fácil do que nunca, com buscas que compreendem suas intenções, mesmo que você não saiba exatamente o que quer.

Experiência Personalizada com IA

Desde vitrines online até o atendimento físico, a IA está personalizando cada etapa da jornada de compra, garantindo uma experiência única para cada cliente.

Segurança e Sustentabilidade

Com a IA, os dados do consumidor estarão protegidos, e a demanda por sustentabilidade coloca marcas responsáveis à frente da competição, tornando a consciência ambiental um diferencial estratégico.

Além disso, a integração entre o físico e o digital está mais forte do que nunca. Lojas inteligentes, live commerce, realidade aumentada e o protagonismo da Geração Z são algumas das tendências que estão redefinindo o varejo. A NRF 2025 nos lembra que o futuro do varejo já começou. Ele é tecnológico, inovador e centrado no cliente – com a nuvem como grande aliada para entregar experiências únicas e personalizadas.