1 - Assistentes virtuais
Diversas marcas lançaram atendimento inteligente. O consumidor se adaptou facilmente ao atendimento por chatbots devido a praticidade e agilidade das demandas. Algumas empresas já alegam que além de otimizar o atendimento, os bots diminuem o fluxo de solicitações repetidas. Portanto, apostar em bots de atendimento no e-commerce para 2020 pode ser uma boa estratégia para economizar tempo e dinheiro da empresa.2 - Mobile e omnichannel
O mercado é controlado pelo consumidor, que busca experiências nos espaços virtual e físico. Por isso, o fato de seu produto estar disponível em diversos canais, de diferentes formas, faz o consumidor se aproximar da compra. É preciso ser omnichannel, seja por redes sociais, lojas virtuais, físicas, por meio de ações de experiências de compra e venda. Isso também é uma consequência do fato de o mobile ser responsável pela expansão das vendas online pela popularização do smartphone.3 - Venda em múltiplos canais
É possível vender mais por meio de vários canais, focando sempre no seu público alvo. Para isso ocorrer de forma orgânica, é preciso gerenciar os canais com proximidade e controlar a gestão de todos os processos. É preciso ter em mente a premissa de 'que se pode comercializar produtos em todos os canais de venda existentes no mundo, mas o seu cliente deve ser um só. Como se a venda fosse exclusiva, ele deve ter sempre uma boa experiência de compra. É importante vender e manter a identidade da marca: qualidade do produto, prazos de entrega e todo o atendimento ao cliente realizado de forma única.4 - Integração no e-commerce
Para estar presente em canais variados é preciso estar integrado às plataformas. A Internet das Coisas (IoT) visa conexão direta com o consumidor, onde quer que ele esteja. Isso abre portas para a Inteligência Artificial (IA) e a automatização da experiência de compra do consumidor. Outro fator é ter as lojas virtuais integradas aos marketplaces, que são os locais onde o cliente busca a confiança da compra.5) Logística otimizada em 2020
A experiência de compra, tão estimada pelo consumidor, está diretamente ligada ao processo de logística: o recebimento da compra. No Brasil, isso vem passando por processos de melhorias, devido a rede de transporte pouco variada. Mas algumas soluções são cada vez mais utilizadas, como os "pontos de retirada" de produtos — ou seja, compra no site, retira na loja. Isso diminui o preço do frete e torna a compra do produto mais acessível para o consumidor e menos complicada para as empresas. Essa descentralização logística projeta ainda mais a experiência do consumidor online e offline.6 - Voice Search Marketing
A pesquisa por voz já é uma realidade. Estima-se que até o final deste ano ela será responsável por metade das pesquisas de compra realizadas pelo Google. Esse comportamento é acelerado pelos assistentes virtuais, que identificam a necessidade e realizam pesquisa segundo comando de voz. É válido sua estratégia de canais estar preparada para atender este consumidor, já que o e-commerce será o mais beneficiado dessa tendência. Portanto, principalmente quem trabalha no meio online, como é o caso do e-commerce, não pode estar alheio às tendências e modificações do nosso tempo. O mercado quer novidades constantes e o consumidor é quem dita as regras nesse sentido, buscando facilidades de compra, agilidade na entrega e modernidade nos processos.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br
Comentários