Marketing é essencial para o crescimento do seu negócio. É algo que engloba desde entendimento das necessidades do cliente até a distribuição dos seus produtos e serviços através de canais específicos. Ainda que os métodos tradicionais existam, muitos negócios estão focando seus esforços em táticas na internet. Marketing online tem uma vantagem sobre as técnicas tradicionais por se ter um melhor custo x benefício e ser mais fácil de mensurar. E também é mais diversificado e pode ser feito de várias formas.
Marketing em Mídias Sociais
O fenômeno das redes sociais é tão enorme que se tornou uma das maiores tendências do marketing digital. Negócios de todos os tamanhos estão usando sites como Facebook, Twitter e Pinterest para melhorar seus esforços de marketing. Então, o que as redes sociais tem a oferecer? Muita coisa, incluindo oportunidades de aumento do alcance, engajamento e relacionamento com os clientes.
Marketing de Conteúdo
Marketing de Conteúdo é também muito importante na internet. É uma tática que tem sido muito utilizada ultimamente e envolve vários esforços com o intuito de conseguir pessoas interessadas na marca e também criar maior conscientização de marca. O conteúdo pode consistir de qualquer coisa, desde artigos e posts em blogs a infográficos e vídeos. O marketing por conteúdo envolve desde e-mails, blogs até os inúmeros canais sociais.
Otimização dos Mecanismos de Busca
Mais conhecido como SEO, a otimização dos mecanismos de busca é uma tática que os negócios online usam para melhorar seu rankeamento nos sites de busca. É uma prática muito eficaz pelo simples fato que todo mundo usa o Google, Bing ou outros sites parecidos para descobrir conteúdo online. Uma prova dos resultados é que o SEO é uma a das poucas formas de marketing online considerada por muitos uma prática obrigatória.
Blog
Blog é um método usado por muitas empresas para mostrar seu conhecimento, construir uma comunidade, aumentar tráfego e complementar esforços já existentes, desde email marketing, marketing de conteúdo, anúncios, mídias sociais etc. Blogs continuam sendo uma tendência mesmo diante de novidades como redes sociais e marketing móvel.
Marketing Móvel
A proliferação de smartphones e tablets tem alimentado a tendência promissora conhecida como marketing móvel. Esses dispositivos literalmente dão a oportunidade às empresas de alcançarem seus clientes a qualquer hora e em qualquer lugar. Seja através de email ou redes sociais, as ofertas móveis tem a vantagem da flexibilidade e permite a você permanecer conectado ao seu público.
Propagandas Online
Existe muito dinheiro correndo no mercado de propagandas online e muitas maneiras de investir seus reais. Por exemplo, tem o pagamento por clique (PPC), também conhecido como propaganda de busca em alguns contextos e também várias outras formas de propaganda na rede. Não importa a variação que você adotar, todos eles tem o mesmo objetivo – conseguir com que o seu site, produto ou marca sejam apresentados diante do maior número de pessoas que seu negócio busca.
Gerenciando o Mix de Marketing
Como você pode ver, não há limite para o marketing online. Há diversas opções para você escolher e esse fator faz as coisas ficarem mais desafiadoras, especialmente de uma perspectiva de gerenciamento. Então, como fazer bom uso de todas essas técnicas para conseguir resultados sem enlouquecer os gerentes de marketing? Aqui vão algumas dicas:
Cuidado com o orçamento. Você pode querer pôr a sua energia em todos os meios de marketing mencionados e talvez até mais alguns. No entanto, não é algo tão prático e um desses motivos: dinheiro. Mesmo as redes sociais, com todos os seus benefícios, geralmente requerem algum tipo de investimento. Dê uma olhada realista no seu orçamento e determine em quais canais de marketing você pode investir.
Considere o conhecimento. Como falei mais acima, um blog pode dar suporte ao seu negócio de várias maneiras. Dito isso, não é necessariamente a melhor das opções para todos os negócios, especialmente para aqueles que faltam alguns recursos. Você não apenas precisa de pessoas que estejam sempre postando no seu blog, mas precisa que eles gerenciem o blog, talvez até fazendo tarefas como design ou SEO do blog. Antes de investir em qualquer forma de marketing, tenha certeza de que você tem pessoal e conhecimento para poder fazer um bom trabalho.
Siga o seu público. Os canais certos de marketing e as táticas corretas serão determinados pelo seu público. Onde eles estão? Quem eles são? Onde passam mais tempo quando estão navegando na rede? Identifique onde o seu público tem presença mais Ativa e você vai acabar achando as soluções de marketing mais lucrativas para o seu negócio.
Unifique seus esforços. Balancear vários canais de marketing pode ser uma tarefa bem complicada. Você pode simplificar isso conectando-se em múltiplos canais. Desde integrar as fontes de dados até combinar esforços entre departamentos, a abordagem unificada irá fornecer máxima visibilidade para o seu mix de marketing.
Todo negócio tem o seu truque quando o assunto é marketing online. Quais são os seus favoritos?