Depois do movimento gerado pelas compras da Black Friday e do Natal, os números do varejo costumam ser mais amenos nos primeiros meses do ano. No entanto, o Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, tem mudado um pouco esse cenário e aquecido o comércio no primeiro trimestre, com promoções que vão além do próprio dia e podem se estender durante todo o mês. Para se ter uma ideia, o faturamento do varejo cresceu 22% de 2021 para 2022 nessa época, segundo pesquisa da Social Miner.
Essas datas, quando bem aproveitadas, têm tudo para aumentar o volume de vendas. Porém, também são nesses períodos que alguns gargalos aparecem, principalmente na operação logística, deixando todo investimento em campanhas ir por água abaixo.
Estou falando de excelência no momento de embalar os produtos. Uma embalagem danificada compromete toda a jornada de compra, podendo danificar o objeto, gerando perdas importantes. Outro problema que acontece diante de altos volumes são os erros nos dados das mercadorias, que podem levar a trocas no envio dos produtos, transformando a experiência do cliente em um verdadeiro desastre, não é mesmo?
É por isso que diante de volumes aumentados, o mercado precisa aprimorar suas operações, o que pode ser muito bem efetivado com mais automação. Quem conta com processos automatizados conta com uma operação mais previsível e, assim, pode corrigir possíveis erros com agilidade para garantir maior padronização e qualidade no empacotamento, o que resulta na entrega de uma experiência positiva para o consumidor.
Tecnologia no empacotamento traz melhorias para operações de diferentes níveis
É comum que alguns players pensem que automação é algo apenas para grandes operações, mas, na verdade, há uma gama de soluções para diferentes níveis. O mercado brasileiro hoje conta com máquinas automáticas e também semiautomáticas que se adequam ao volume e à necessidade de empacotamento dos mais distintos negócios. São sistemas que elevam o patamar de qualquer marca, pois trazem agilidade na entrega, segurança e, ainda, sustentabilidade com benefícios para toda a cadeia. Explico como:
Entregas ultrarrápidas: sistemas de entrega no mesmo dia caíram no gosto dos consumidores brasileiros e se tornaram fator de decisão de compra. Segundo estudo da Capterra, 95% dos consumidores desejam que os prazos de entrega sejam reduzidos. E aqui é impossível avançar na agilidade sem tecnologia. Automação pode garantir que uma operação de vestuário, por exemplo, faça até 1.800 pacotes por hora. Já sistemas semiautomáticos podem elevar em até 50% a produtividade do processo de empacotamento, se comparados a uma operação manual.
Sistemas conectados para assertividade dos dados e emissão de nota fiscal: automação possibilita que o código de barras da mercadoria seja lido na esteira e, assim, já haja identificação de seu destino, possibilitando a emissão da etiqueta com os dados e da nota fiscal. Esse ponto é fundamental para redução de erros de remessa e simplificação do processo de embale.
Pacotes otimizados e sustentáveis: não há quem goste de receber seus produtos em casa em pacotes enormes, muitas vezes muito maiores do que o produto. Com automação, as mercadorias podem ser postas em embalagens, como os envelopes de segurança, que são dimensionados de acordo com o tamanho do produto, de modo que não haja desperdício de material e os itens estejam seguros para serem manipulados ao longo da jornada até o cliente. Assim, há maior economia e, com redução de tamanho, também há potencial impacto na redução de frete.
Ao analisar esses fatores, vemos que a automação traz benefícios importantes para quem deseja ampliar suas operações no varejo digital priorizando segurança dos processos e o aprimoramento da experiência de seus clientes. Dessa forma, é possível estar bem preparado para se destacar diante das grandes datas que vêm por aí!