- a otimização do tempo;
- o aumento da produtividade em equipes engajadas;
- a redução de custos;
- a viabilização de novas receitas, entre outras.
O papel da liderança em uma realidade também virtual
Em tempos de mudança é preciso criar novas estratégias. O que nos faz mudar ou o que nos move a realizar mudanças significativas? As mudanças via de regra nos assustam quando nos são impostas, mas nos impulsionam quando são escolhas próprias. Não é o ideal que as mudanças ocorram por urgência, oposição ou estado de ânimo, e sim por princípios, missão pessoal ou consciência. Mas, independentemente da sua origem, mudanças nos fazem avançar. Avançar para o novo, o desconhecido, o tão desejado melhor.
Ao analisar cenários e tendências na atualidade, muitas empresas pensaram em mudanças de estratégia. O termo estratégia deriva etimologicamente da palavra grega strategos, que se entende como “a arte do general”. O general é o comandante, o dirigente, aquele que precisa antever circunstâncias e tomar decisões. Logo, estratégia pode ser entendida como a arte de prever cenários e tendências e promover a partir delas ações que, em se tratando do mundo corporativo, fomentem a venda de um produto e/ou serviço e que conquiste e cative clientes.
Dentre alguns dos problemas que a crise sanitária trouxe a inúmeras empresas temos a falta de caixa. O caixa se incrementa com aumento de clientes (pois eles são quem nos trazem recursos); se fomenta por meio de novas ideias: a implementação de novos produtos/serviços, a revisão de processos que automatizados ou digitalizados podem trazer a otimização ou a redução de custos; a implementação de parcerias estratégicas que aumentem o resultados da empresa; e por fim, a junção de todos os pontos acima, o empreendedorismo.
Em meio a tanto a se fazer, tantos pontos a olhar e muitas direções a seguir, a tecnologia tem sido nossa principal aliada. Graças à tecnologia, empresas acessam inúmeras informações de forma rápida e precisa, como por exemplo por meio do Big Data.
Passados 6 meses de pandemia, grande parte das empresas descobriu que o modelo híbrido tende a permanecer por bastante tempo. Não será apenas pelas incertezas quanto à segurança da retomada ao escritório, mas principalmente pelos benefícios reconhecidos pelo trabalho executado remotamente. Dentre algumas vantagens podemos citar:
Comentários