A inteligência artificial (IA) se estabeleceu como uma potência na transformação digital, principalmente nas operações Business-to-Business (B2B). Dentro desse espectro, a aplicação da IA generativa tem se destacado como uma ferramenta poderosa para impulsionar a eficiência e a precisão em áreas relevantes, como a análise de novos clientes e a avaliação de crédito. Essas aplicações simplificam processos e oferecem insights mais profundos e dados com maior precisão para a tomada de decisões estratégicas.
De acordo com uma pesquisa divulgada neste ano pelo Gartner, empresa americana de consultoria, 60% do trabalho dos vendedores B2B serão, até 2028, executados por meio de interfaces de usuário conversacionais por meio de tecnologias de vendas com IA generativa – índice bastante superior aos menos de 5% previstos para 2023.
Busca por novos clientes
A busca por novos clientes é um aspecto vital para o crescimento sustentável de qualquer empresa B2B e, aqui, a IA assume um papel determinante ao aplicar algoritmos avançados de análise de dados para identificar padrões, comportamentos e preferências. A IA generativa, em particular, vai além da simples coleta de dados existentes; ela cria novos dados sintéticos a partir das informações disponíveis, gerando cenários hipotéticos e fornecendo percepções mais abrangentes.
Essa abordagem permite uma compreensão mais profunda a respeito do perfil do cliente, o que ajuda as empresas a personalizarem estratégias de oferta de produtos e serviços. A IA generativa também pode antecipar as necessidades futuras desses clientes, proporcionando uma vantagem competitiva significativa.
Avaliação de crédito
Outro domínio fundamental é a avaliação de crédito, uma vez que a IA generativa aprimora esse processo ao analisar um volume colossal de dados financeiros e comportamentais, identificando padrões ocultos e prevendo tendências futuras com maior precisão do que os métodos convencionais.
Ao criar simulações baseadas em dados históricos e variáveis preditivas, a IA generativa oferece uma avaliação de risco mais precisa, reduzindo as chances de inadimplência. Essa ferramenta realiza a análise de pontuação de crédito e considera um leque mais amplo de variáveis, assim como fornece informativos dinâmicos para uma tomada de decisão mais ágil e confiável.
Para que as operações B2B tenham ganhos efetivos por conta da utilização dessas soluções tecnológicas, é importante garantir acesso a conjuntos de dados abrangentes e de alta qualidade para treinar os algoritmos de IA generativa, visto que a qualidade dos dados está diretamente ligada à precisão das previsões.
Um relatório lançado pela McKinsey & Company em 2023 mostra que a aplicação da inteligência artificial generativa em diferentes indústrias poderá movimentar de US$ 2,6 trilhões a US$ 4,4 trilhões na economia mundial anualmente. A título de comparação, o PIB total do Reino Unido em 2021 foi de US$ 3,1 trilhões. A estimativa é de que cerca de 75% desse valor sejam gerados em quatro áreas principais: marketing e vendas; pesquisa e desenvolvimento (P&D); operações relacionadas a clientes; e engenharia de software.
O futuro das operações B2B está intimamente ligado à capacidade de adotar e integrar a IA generativa em processos-chave. Organizações que abraçam essa aplicação estão preparando o terreno para terem um crescimento sustentável e uma vantagem competitiva duradoura e, ao mesmo tempo, se posicionando na vanguarda da inovação, prontas para enfrentar os desafios e colher os frutos de uma era impulsionada por tecnologias emergentes em rápido crescimento.