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O potencial dos mailers para atender às necessidades de embalagem da indústria da beleza

Por: Erika Martinez

Gerente de Marketing Protective Packaging da Sealed Air América do Sul. Formada em Negócios Internacionais com Master em Administração de Empresas - ênfase em marketing, trabalha há quase 20 anos contribuindo para o cumprimento de metas e implementação de estratégias comerciais e de marketing em importantes empresas dos setores de embalagens para os mercados de e-commerce, alimentos, bebidas e cosméticos na América Latina.

Em 2022, o mercado que mais cresceu no e-commerce foi o segmento de Perfumaria e Cosméticos, registrando um avanço de 21,2%, segundo os dados relatório produzido pela NielsenIQ/EBIT. Boa parte do movimento desse setor é fruto das mudanças de hábitos impulsionadas pela pandemia, em que os cuidados com saúde e bem-estar ganharam mais espaço na rotina de muitos consumidores. É uma realidade que veio para ficar e tende a elevar as cifras da indústria da beleza. Dados da Edison Trends apontam que o setor deva ultrapassar US$ 716 bilhões até 2025, volume 50% maior do que o registrado em 2020.

Reprodução/ Pixabay

Como o e-commerce já representa grande parte das vendas desse segmento, cerca de 40%, gostaria de trazer aqui dois pontos primordiais para que as marcas alcancem diferenciação nesse mercado:

1. Eficiência operacional em sua jornada logística
2. Aprimoramento da experiência de compra

Sistema de embalagens secundária

Para atender a esses pontos, um bom sistema de embalagens secundárias é fundamental. E aqui destaco a evolução e o potencial dos mailers para esse segmento, que por muitas vezes trabalha com itens de tamanho reduzido. Um envelope com sistema de amortecimento feito com plástico-bolha, em conjunto com um filme multicamadas, oferece alta resistência a perfurações, rasgos e umidade, possibilitando que seja usado no lugar de uma caixa de papelão.

Durante a operação logística, o uso de mailers otimiza mão de obra, espaço e material, pois não demanda muitas etapas de embalo e elimina a necessidade de material de preenchimento e amortecimento.

Experiência de compra

Além da economia gerada na operação, os mailers têm alto potencial de influência para uma boa experiência de compra – a começar pela possibilidade de reduzir o custo de frete em até 35%. Isso porque os produtos embalados em envelopes são mais leves e de tamanho reduzido, diminuindo a cubagem em comparação com as caixas de papelão.

Outro ponto positivo para os mailers em comparação às caixas trata-se da experiência de “unboxing” e descarte da embalagem. Muitas vezes, para se garantir preenchimento de espaços vazios em caixas de papelão, é necessário uso de recursos como papel amassado ou almofadas de ar, sistemas que, embora seguros, fazem com que o consumidor fique com todo aquele material para fazer o descarte. Além disso, as vezes são usadas caixas de tamanho muito maior do que a mercadoria adquirida, o que demanda ainda mais recurso. Diferentemente de quando se recebe um produto como batom, por exemplo, em um envelope de proteção com sistema de amortecimento.

Ainda sobre experiência de compra, não poderia deixar de mencionar que os envelopes têm alto potencial de personalização para as marcas. Assim, é possível que a embalagem esteja alinhada à estratégia de branding, elevando a apresentação do pacote, o que para indústria da beleza é fundamental, não é mesmo?

É claro que é sempre preciso avaliar tamanho e fragilidade dos produtos na hora de definir a melhor estratégia de proteção, mas, diante desses benefícios, não há dúvidas de que os mailers são ótimos aliados da indústria da beleza no avanço do e-commerce diante das boas perspectivas daqui para frente.