A flexibilidade e a qualidade da experiência de compra consistem em fatores primordiais para um negócio, pois são extremamente valorizados pelos consumidores. Nesse sentido, adotar estratégias como o BOPIS é uma necessidade, pois oferece opções ao cliente e facilita o processo de compra.
Trata-se de um conceito que se relaciona diretamente com as estratégias omnichannel e tem o objetivo de oferecer uma experiência unificada ao cliente, o que faz toda a diferença e proporciona benefícios tanto para o consumidor quanto para o negócio.
Quer saber o que é o BOPIS e entender qual a importância dessa estratégia para a sua loja? Continue a leitura deste artigo e entenda o conceito, benefícios, como se relaciona com o phygital e outras informações relevantes sobre esse importante assunto.
Afinal, o que significa BOPIS?
O BOPIS é a sigla para Buy Online, Pick Up In Store, que em tradução direta significa compre online e retire na loja física. É um conceito que integra a loja virtual à loja física e oferece maiores possibilidades para os clientes, sendo cada vez mais popular no mercado brasileiro.
Em outras palavras, o BOPIS é uma estratégia desenvolvida para proporcionar uma experiência unificada aos consumidores, que podem adquirir os produtos pelo site da marca em condições atrativas e retirar nas lojas, evitando o custo e o tempo necessário para o frete.
Sendo assim, é uma forma de agilizar o processo de pós-venda e garantir que o cliente tenha o produto em mãos com mais rapidez. Por isso, proporciona vantagens importantes para os consumidores e para a loja, elevando o potencial de crescimento.
Além disso, o BOPIS – Buy Online, Pick Up In Store – é um conceito que se relaciona de forma intensa com as estratégias omnichannel e que busca integrar todos os canais de venda do negócio com o objetivo de garantir uma experiência de compra enriquecedora ao consumidor, independentemente do canal.
Como o BOPIS funciona?
Apesar do nome em inglês, o BOPIS – Buy Online Pick Up In Store – funciona de forma simples e pode ser aplicado em diversos negócios. Basicamente, consiste no ato de o cliente realizar a compra na internet e ter a possibilidade de retirar o produto na loja física.
Quando o cliente efetua a compra de um produto pela loja virtual, normalmente ele solicita a entrega em casa e o estabelecimento embala e realiza o frete. Isso geralmente é feito com recursos próprios ou contratando uma transportadora, com os custos repassados ao cliente.
Com o BOPIS, o consumidor tem a oportunidade de evitar a realização do frete e buscar o produto na loja física por conta própria. Assim, todo o processo se torna mais vantajoso, pois, dependendo da ocasião, o cliente tem o produto mais rápido do que se fosse entregue em casa.
Quais os impactos no varejo e no e-commerce?
A experiência do cliente se tornou o principal foco dos negócios varejistas, pois é um fator capaz de influenciar as decisões de compra. Quando o consumidor tem uma experiência enriquecedora, as possibilidades de se tornar fiel à marca são elevadas, o que favorece os resultados.
Diante disso, o BOPIS é uma estratégia que tem causado impactos positivos no setor varejista, diversificando os canais de compra. Além de elevar as possibilidades, contribui para otimizar os custos para realizar vendas, sem afetar negativamente a experiência de compra.
Como o frete longo e oneroso é um dos principais motivadores de desistência de compra, o BOPIS surgiu como uma alternativa interessante. Afinal, a estratégia omnichannel é essencial para atender às expectativas dos consumidores e oferece meios para atender a todos os perfis.
Em vista disso, os impactos do BOPIS no varejo são positivos, tanto para o consumidor quanto para o empreendedor. Uma forma para aliviar os desafios do setor logístico e de suprimentos, sobretudo, com maiores possibilidades de agradar o cliente.
Qual a importância do BOPIS para o e-commerce?
O e-commerce vem apresentando um crescimento expressivo e, segundo artigo publicado pelo E-commerce Brasil, o setor bateu o recorde de movimentações, com R$ 53 bilhões apenas no primeiro semestre de 2021, demonstrando que está se tornando uma das principais formas de compra do país.
Nesse contexto, oferecer diferenciais estratégicos que fazem uso do omnichannel ao público-alvo é imprescindível para conquistar um bom espaço no mercado. Sobretudo, devido à alta competitividade do segmento de e-commerce, em que o cliente encontra inúmeras lojas para realizar a compra de um mesmo produto.
Portanto, o BOPIS – Buy Online, Pick Up In Store – é extremamente importante por oferecer benefícios essenciais para um negócio. Veja a seguir quais são.
Rapidez do serviço
A primeira vantagem do BOPIS é o aumento da rapidez dos serviços e do processo de venda. Assim que receber o pedido, a loja realiza a separação e a embalagem, deixando o produto pronto para o cliente retirar na loja física.
Por outro lado, o cliente pode retirar o produto e tê-lo em mãos mais rapidamente, principalmente se comparado com o prazo de entrega do frete. Esse fator é decisivo para otimizar a experiência de compra e promover a satisfação do cliente com a marca.
Trocas e devoluções rápidas
Outra vantagem importante do BOPIS é proporcionar processos de troca e devoluções de mercadorias ágeis e com menor custo. Quando o cliente decide trocar o produto, entra em contato e vai até a loja para a substituição, evitando o custo e a perda de tempo para recolher a mercadoria e enviar outra por meio do frete.
Redução de custos de envio
Um dos principais benefícios que o BOPIS – Buy Online, Pick Up In Store – proporciona é a redução considerável dos custos com os processos logísticos. Quando o cliente opta por retirar o produto na loja física, os custos com o frete são eliminados, o que permite melhorar as condições.
Além disso, reduzir os custos operacionais é a melhor alternativa para ter resultados mais consistentes e elevar as receitas – sem ter que elevar os preços dos produtos para manter o equilíbrio financeiro e acabar comprometendo a competitividade e perdendo espaço no mercado.
Aumento do tráfego
Ter um tráfego elevado na loja é essencial para aplicar estratégias comerciais e otimizar o processo de conversão. É uma maneira de manter o cliente sempre próximo, facilitar novas vendas e o aumento do ticket médio, o que é importante para o sucesso do negócio.
Com o BOPIS, é possível estreitar o contato com o consumidor e criar condições para realizar novas vendas quando ele se dirigir à loja física. Dessa forma, consiste na oportunidade ideal para gerar fidelidade e manter as vendas em bons níveis durante todo o ano.
Gestão integrada do estoque
A gestão do estoque é um dos pilares do setor logístico e tem influência em diversos fatores da loja, inclusive na satisfação do cliente. Por isso, adotar o BOPIS é importante por facilitar o controle dos armazéns e integrar os setores internos do negócio, evitando erros e perda de tempo.
Como aplicar o BOPIS no seu negócio?
O BOPIS – Buy Online, Pick Up In Store – é um processo muito simples e que pode ser implementado com facilidade em um negócio. Basta disponibilizar a opção de retirada na loja para os seus clientes e preparar os processos internos para garantir que o produto esteja no local indicado.
Entretanto, para garantir o sucesso das operações, é importante estabelecer um planejamento específico e adequar os processos. Sobretudo, avaliando se será necessário realizar algum investimento ou adaptações na loja física para fazer a integração.
Sendo assim, é importante avaliar os seguintes aspectos:
- conheça bem seu negócio;
- estude o seu público-alvo;
- aperfeiçoe a gestão do estoque;
- alinhe o setor de vendas e logística;
- treine os funcionários;
- invista em estratégias omnichannel;
- divulgue a opção BOPIS para seus clientes.
Com ações bem estruturadas e divulgadas, a sua loja terá facilidade para integrar a loja física e a virtual. Além disso, garantirá um bom funcionamento e melhorará a experiência do consumidor, elevando os diferenciais competitivos frente aos concorrentes.
Como o BOPIS se relaciona com o phygital?
O phygital é um conceito que representa a integração entre o mundo digital e o físico para o desenvolvimento de experiências de consumo e relacionamento. Uma realidade que está presente em grande parte do mercado e se tornou uma das principais tendências para o futuro do mercado.
Sendo assim, o phygital utiliza recursos tecnológicos para direcionar o comportamento do consumidor na loja virtual e no ponto de venda. Com isso, é possível gerar facilidades para o processo de compra e promover maior engajamento com a marca.
Nesse sentido, o phygical tem relação próxima com o BOPIS, pois também tem o objetivo de oferecer uma experiência unificada ao cliente. Porém, as ações são realizadas no processo de entrega, em que o cliente que comprou pela internet retira o produto na loja física.
O BOPIS é uma estratégia capaz de otimizar o relacionamento com o consumidor, como podemos concluir neste artigo. Por isso, faça um bom planejamento e considere essa técnica para impulsionar os seus resultados e se destacar dos concorrentes.
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