CRO (Conversion Rate Optimization) é uma prática para aumentar as conversões de um site. Em alta recentemente no Brasil, a prática já é bem difundida em outros países e tem ganhado evidência no mercado.
O que são conversões em um e-commerce e quais os benefícios do CRO para os negócios?
Podemos interpretar que a conversão é o ponto em que um destinatário de uma mensagem de marketing executa uma ação, geralmente fomentada pelo que chamamos de “call to action”.
Em um e-commerce, a principal taxa de conversão é a porcentagem de visitas que realiza uma compra, porém existem outros tipos, como inscrições no site, baixar aplicativo, assistir a um vídeo etc.
Com as práticas de CRO, é possível otimizar os custos de aquisição de audiência, uma vez que serão trabalhadas diversas estratégias para reter o visitante, auxiliando-o em seu processo de compra em cada etapa. Isso contribuirá para a rentabilização dos negócios.
E como funciona um processo de CRO?
Existem diversos modelos no processo de CRO, como os centralizados e os descentralizados. Eles costumam ser aplicados em equipes multidisciplinares, ou são mais comumente vistos no papel de um profissional que contará com o apoio de áreas pares para nas decisões que serão necessárias após aplicações de testes conduzidos por esse profissional.
O processo que tem o objetivo de ser ágil consiste na criação de hipóteses baseadas em dados analisados, para que com isso seja possível identificar qual a etapa do funil com maior potencial de conversão.
Em seguida, é possível realizar pesquisas qualitativas que possibilitam à empresa compreender as necessidades de seus clientes.
Na etapa seguinte, são realizados experimentos com as soluções levantadas a partir dos passos anteriores, que posteriormente serão analisados para que sejam realizadas as tomadas de decisão.
Apesar de relativamente simples, o processo pode contribuir para aumentar o desejo de compra e melhorar a experiência do usuário, o que possibilitará a fidelização desse cliente e o atingimento dos objetivos da empresa.
Quais as principais ferramentas que devo ter para trabalhar CRO em meu site?
A prática de CRO pode ser aplicada mesmo em todos os tamanhos de empresas. Atualmente, o mercado conta com boas ferramentas que podem auxiliar o profissional, sem que para isso seja necessário aumentar as despesas das empresas.
Para análises quantitativas, é possível utilizar o Google Analytics em sua versão gratuita. Essa ferramenta permitirá identificar as principais etapas em que estão havendo abandono por parte dos usuários, quais as interações são realizadas no site, e onde os pontos de otimização podem ser iniciados, compreendendo todas as informações no nível de tipo de mídia.
Identificando os dados quantitativos, são necessárias análises complementares para identificar o porquê e como resolver os problemas. Nesse aspecto, é possível contar com a utilização de formulários enviados aos clientes por e-mails. Isso pode ser feito com Forms do Google ou com pesquisas realizadas diretamente no site através do Hotjar, além de pesquisas como NPS, CSAT, comentários em redes sociais e no Reclame Aqui.
Por fim, para medir impactos nas mudanças, é importante realizar testes, ou até mesmo aplicar personalização de jornadas. Nessa etapa, era muito comum os testes serem realizados pela ferramenta Google Optimize, mas este ano foi comunicada a descontinuação da ferramenta. Porém, existem outras ferramentas substitutas, e atualmente a que já comunicou que terá um limite de acesso grátis é a VWO, que também já possui integração com o Google Analytics 4.