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O que é fulfillment e porque você deve aplicá-lo em sua loja virtual

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Eu gosto sempre de dizer que sou um verdadeiro fã do comércio eletrônico. E é por isso que me dedico tanto para ajudar clientes e parceiros a terem suas lojas virtuais.

Esse modelo de negócio permite que o empreendedor abra uma loja e comercialize seus produtos de um jeito mais acessível e com maior alcance de mercado. Em contrapartida, o comprador pode também usufruir de inúmeros benefícios como comodidade, rapidez e praticidade.

Logo nas primeiras vendas, muitos comerciantes já descobrem o desafio que é criar campanhas lucrativas, gerenciar fornecedores e, ao mesmo tempo, controlar a alta demanda de seus consumidores, mantendo-os sempre satisfeitos.

Imagem de duas caixas de papelão sobre uma esteira, com a palavra fulfillment escrita nas laterais.

O fulfillment está diretamente relacionado a etapas importantes de um e-commerce quando o assunto é logística.

Isso, geralmente, desencadeia uma série de dúvidas e procura por soluções que ajudem o empresário a melhorar sua operação. O fulfillment é um desses recursos que podem otimizar os processos da sua Loja Virtual e torná-la mais eficiente.

Mas, afinal, o que é fulfillment?

Originado do inglês, fulfillment significa “cumprimento” ou “execução”. Ele está diretamente relacionado a etapas importantes de um e-commerce quando o assunto é logística.

Portanto, fulfillment são todas as atividades que dizem respeito à gestão logística de um negócio, sendo essa transferida parcial ou completamente a um Centro de Distribuição de outra empresa. Dessa forma, a sua loja virtual se abastece de todas as condições necessárias para levar a compra à uma conclusão positiva.

Ou seja, você deve “cumprir” com seus compromissos e entregar às pessoas aquilo que prometeu a elas. E tudo isso para que e por que? Para garantir a satisfação do seu consumidor.

Esse conceito foi introduzido por uma grande empresa que começou a vender livros online e que você, provavelmente, conhece muito bem: a Amazon.

Lá, eles entenderam que essa área era muito importante para seus compradores, então se concentraram em expandir seus limites. Seus métodos sempre foram eficazes e inovadores, diferenciando-se da concorrência e conquistando a fidelidade dos clientes.

Quais as etapas do fulfillment?

Um e-commerce que busca fidelizar seus clientes, mantê-los realizados e oferece boas condições e experiências de compra, certamente terá melhores resultados.

Sendo assim, saber o que é fulfillment e, principalmente, implementar essas práticas em seu e-commerce, se faz extremamente necessário.

Basicamente, o fulfillment envolve 5 processos:

  • Planejamento: verificar o estoque e saber se tem os itens necessários para atender à sua demanda;
  • Recebimento: todo o processo de compra e recebimento de novas mercadorias;
  • Armazenagem: organização do estoque, desde o local, limpeza, inventário, controle etc.;
  • Envio: realizado após a efetuação de um pedido, envolve desde o processo de embalagem até a forma de transporte;
  • Distribuição: seja através de correios, transportadoras ou internamente, essa etapa “coloca” o produto nas mãos do consumidor final.

Fulfillment vs. Dropshipping

Existe mais de uma maneira de colocar seu produto nas mãos do consumidor: o envio direto, conhecido como dropshipping e o fulfillment, que estamos conhecendo.

Para que você possa escolher o melhor serviço para a sua empresa, quero apresentar a diferença entre eles.

Dropshipping

No dropshipping, o lojista não é proprietário do estoque. A Loja Virtual, neste caso, atua como mediador entre o fornecedor e o consumidor final. Ou seja, é o atacadista ou o fabricante que possui os produtos ofertados e não o varejista.

Assim, os clientes fazem a compra e o pagamento no e-commerce e, em seguida, o lojista envia a ordem de pedido ao dropshipper, que recebe as informações, prepara o produto para a entrega e faz a expedição em nome do comércio eletrônico.

Ou seja, para atender uma venda que foi realizada em sua Loja Virtual, basta repassar o pedido ao seu fornecedor, adicionar o endereço de entrega do cliente e a mercadoria será enviada diretamente para ele.

Nesse caso, o lojista não precisa possuir estoque para dar início à sua operação, tendo como lucro a diferença entre o preço de venda operado na Loja Virtual e o preço de fábrica negociado com o fornecedor.

Fulfillment

Já no fulfillment, o lojista é o proprietário do estoque, contudo ele transfere parcial ou totalmente seus produtos aos cuidados de uma empresa especializada em gestão logística. Essa, por sua vez, fará desde o recebimento das mercadorias até o despacho e expedição dos pedidos.

Por isso, o fulfillment pode ser a opção certa para quem não possui recursos para embalar e armazenar mercadorias localmente (em um galpão ou estoque). Assim, muitos comerciantes optam por delegar as tarefas envolvidas a empresas terceirizadas de atendimento.

Essas são companhias especializadas em manuseio de estoque, processamento de pedidos e envio de mercadorias para outras empresas.

Quando os varejistas contratam tais empresas de distribuição para auxiliar em suas operações, eles compram produtos para serem listados em sua loja e os entregam ao centro de distribuição.

Então, sempre que um cliente faz um pedido, os detalhes são encaminhados para o terceiro onde a mercadoria é embalada e enviada.

O atendimento de pedidos às vezes pode ser feito internamente com eficácia , o que é uma opção popular para empresas iniciantes e de pequena escala.

Mas, à medida que o negócio se desenvolve e o volume de pedidos ultrapassa o espaço, a mão de obra e o tempo disponível, faz sentido transferir essas tarefas para uma empresa parceira.

Contar com um fornecedor de confiança para assumir essa atividade pode dar a você mais tempo para promover sua marca e seu negócio.

4 motivos para aplicar o fulfillment no e-commerce

Ninguém compra de uma loja se não confia nela. Portanto, ter um serviço de logística completo e seguro é a chave do sucesso.

Hoje, dado o crescimento do e-commerce, pensar em fulfillment e torná-lo real em sua empresa é de grande importância. Digo até que deve ser uma prioridade.

E se você ainda não está convencido disso, a seguir poderá conferir 4 dos principais motivos pelos quais você precisa implementar urgentemente um serviço de fulfillment eficaz.

1 – Para oferecer uma boa experiência ao cliente

Graças à tecnologia moderna, as preferências do consumidor mudaram nos últimos anos. Com envios cada vez mais rápidos, os consumidores têm expectativas mais altas do que nunca em relação aos prazos de entrega.

Quando alguém compra algo online, eles não querem ter que esperar uma semana para receber seu pacote — eles esperam, no máximo, alguns dias.

Para se destacar frente à concorrência e oferecer um diferencial competitivo, o seu negócio precisa estar alinhado às expectativas dos seus clientes. Entenda que o negócio de comércio eletrônico se move rapidamente, então você precisa se mover na mesma velocidade.

2 – Para melhorar a responsabilidade

Os consumidores de hoje também estão exigindo mais transparência e responsabilidade das marcas onde compram.

Por exemplo, digamos que sua loja virtual promete o envio do pedido em apenas dois dias. Para encantar o cliente, é preciso alinhar as expectativas e entregar nada menos do que foi prometido.

Assim, seus consumidores terão uma jornada de compra agradável, aumentando as chances de recompra. Lembre-se que experiências positivas levam a ótimas avaliações na internet, o que pode favorecer o aparecimento de promotores da sua marca!

3 – Para se destacar da concorrência

Com milhares de empresas de comércio eletrônico no ar, você precisa encontrar uma maneira de se diferenciar.

Ao alinhar seus serviços de fulfillment para atender às preferências do consumidor moderno (como as velocidades de remessa mais rápidas e maior transparência que mencionei anteriormente), você pode oferecer a experiência de compra que seus clientes estão realmente procurando.

Isso pode lhe dar uma enorme vantagem competitiva sobre outras lojas virtuais que estão simplesmente ignorando as mudanças nas preferências do consumidor ou simplesmente não têm os recursos para atendê-las.

4 – Para reduzir custos

Processos robustos de fulfillment contribuem para que o seu e-commerce se torne mais eficiente, economizando tempo e dinheiro.

Além disso, uma boa experiência para o cliente poderá atrair novos consumidores e melhorar a satisfação daqueles que já foram fidelizados.

Entre a economia de custos originados de uma terceirização eficiente e a receita adicional de clientes recorrentes, você pode colocar esse lucro extra de volta em seu negócio.

No final das contas, fulfillment não diz respeito só à logística e envio de pedidos. Se feito corretamente, pode ser uma maneira poderosa de obter margens de lucro mais altas, o que torna possível a expansão do seu negócio com mais rapidez e facilidade!

Por exemplo, com redução de custos, você pode investir no desenvolvimento de um novo produto, aumentar seu orçamento de marketing, contratar mais funcionários ou alocar mais recursos para suas iniciativas de atendimento ao cliente.

Espero que tenha achado este artigo interessante e que ele te ajude a compreender o que é fulfilment e a sua importância. Durante as próximas semanas vou me aprofundar nesse assunto e trazer mais informações a respeito.

No próximo artigo, eu vou explicar como você pode aplicar o fulfillment no seu e-commerce. Por isso, deixe anotado aí na agenda para conferir os meus conteúdos e aprender muito mais!

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