A Prova Social é um dos recursos mais importantes de marketing e é totalmente gratuito.
De fato, é necessário ser estratégico para ter uma prova social válida. Porém, não é necessário investir diretamente nessa ação — assim como em anúncios, por exemplo.
Descubra aqui o que é prova social e como conquistar a sua para fazer muitas vendas!
O que é Prova Social?
A prova social é basicamente a validação de sua marca através de clientes reais.
Ou seja, é quando a reputação de seu e-commerce é positiva e os clientes em potencial conseguem encontrar a opinião de outros consumidores. Assim, aquela a é “prova” de que seu negócio é confiável para comprar.
É, basicamente, pessoas falando para pessoas e não marcas falando para pessoas.
Podemos entender Prova Social como o famoso “boca a boca”. Mas hoje, com as redes sociais e Internet, essa validação é feita de outra forma.
Qual a importância da Prova Social no e-commerce?
A prova social é importante para qualquer negócio, mas para o e-commerce principalmente.
Devo lembrar que, diferente de uma loja física, o cliente não pode experimentar ou tocar os produtos que são comprados online. Ele nem mesmo pode verificar a estrutura física da loja ou se ela realmente existe.
Assim, é muito mais difícil conquistar a confiança desse usuário. Logo, é bem provável que ele vá atrás de Prova Social para comprar em uma loja virtual que ele nunca comprou antes. Ele precisa ouvir/ler pessoas reais que compraram de você e qual foi a experiência dela.
Quanto mais experiências positivas e menos negativas, maior a probabilidade dele confiar.
Onde os clientes encontram essa prova?
Aqui estão as principais maneiras do cliente em potencial buscar sua prova social:
Comentários
Especialmente considerando o Instagram, mas não excluindo as demais redes sociais, os comentários em suas publicações são uma prova social e tanto.
É nesse espaço que os clientes são livres para descrever suas experiências com a marca, sejam negativas ou positivas.
Sendo assim, é importante responder a todos os comentários, inclusive os negativos. E jamais apague os comentários negativos — exceto em casos que eles sejam extremamente desagradáveis. Esse contraponto é importante para mostrar a futuros clientes como sua marca reage a críticas e resolve imprevistos.
Depoimentos e avaliações
Os comentários dentro da loja virtual também são muito importantes.
Em formato de depoimentos e avaliações, os clientes expressarão como foi sua experiência com a compra e também com os produtos. Os usuários estão cada vez mais interessados nessa campo da página de produto.
Recomendações confiáveis
A opinião de influenciadores também é válida. Embora sejam um pouco mais difíceis de conseguir, vale a pena criar uma estratégia e tentar engajar com essa prova social.
Porém, é importante garantir que os influenciadores que indicarão sua loja tenha a confiança de seus seguidores. Tente não olhar apenas para o número de seguidores, mas também para o engajamento e o nicho do público.
Reputação em sites de reclamação
Os clientes estão aprendendo a olhar para onde a marca não tem muito controle.
Nos sites de reclamação não é possível apagar comentários ou bloquear usuários. Assim, seu conteúdo se torna bastante relevante.
Logo é importante que você faça uma curadoria intensa nesses sites, responda a todas as reclamações e invista em feedbacks positivos.
Como garantir uma Prova Social de respeito
Garanta que todos os clientes tenham uma boa experiência com sua loja virtual.
Cumpra prazos, tenha atenção na separação dos produtos, foque em produtos de qualidade e envie tudo bem embalado. Essas são algumas pequenas atitudes que podem reduzir as chances de reclamação.
Como um plus, você pode enviar brindes ou um cupom de desconto para a próxima compra!
Se mesmo com esses cuidados alguma reclamação aparecer, não se desespere. Esteja disponível para resolver qualquer problema! Um cliente satisfeito pode trazer dez e um cliente insatisfeito pode afastar cem.
Invista na experiência de compra e garanta sua Prova Social!