Formulada dessa forma, a pergunta sugere que existe um tipo específico de SEO que atende apenas ao WordPress. Só que não é nada disso. Explicamos!
Com certeza você já ouviu falar em Joomla, Shopify, Magento, Wix, Weebly e WordPress. Tudo isso é plataforma. Cada uma tem suas próprias características — vantagens e desvantagens — e umas servem mais do que as outras para determinadas propostas.
Por exemplo: normalmente o Shopify abriga apenas lojas, embora possa ter blog. O WordPress, ao contrário, é mais usado para conteúdos, embora possa vir a ser um e-commerce.
Então, sempre que ouvir ou ler “SEO do WordPress” entenda que quer dizer SEO aplicado no projeto abrigado nesta plataforma. Simples assim.
Agora, aplicar SEO em outras plataformas é a mesma coisa do que aplicar no WordPress? É o que veremos agora.
O WordPress tem em seu software o seu próprio mecanismo de SEO. Isso quer dizer que é outro tipo de SEO? Não.
O que acontece no WordPress é que existem plug-ins excelentes, feitos pela própria plataforma — ou para a plataforma —, que auxiliam muitíssimo a aplicação do SEO. É como se o WordPress nos poupasse de parte do trabalho, pedindo apenas que preenchamos nestes plugins, de maneira fácil e intuitiva, as palavras-chave que pretendemos usar em determinado conteúdo.
O WordPress é bastante conhecido por isso, inclusive. Por isso é a plataforma preferida para quem trabalha com informação ou algo perto disso. Vários dos grandes jornais e revistas mundo afora usam a plataforma.
Justamente devido a todo esse aparato de SEO, o que é feito no WordPress é indexado de maneira rápida, o que por sua vez faz com que suba no ranking com mais assertividade.
Quais são os plug-ins e ferramentas para se trabalhar no SEO do WordPress?
Algumas ferramentas e plug-ins para se trabalhar com SEO do WordPress são:
- Schema;
- Broken Link Checker;
- Rel Nofollow Checkbox.
Yoast SEO
Muito mais do que a maioria dos adeptos do WordPress usam o plug-in Yoast SEO — é superfácil de usar, aliás. Basta preencher o campo principal com a palavra-chave central que deseja usar e ir observando as considerações que o próprio plug-in fará.
É fácil assim porque o Yoast vai apontando com sinais nas cores vermelho, amarelo e verde, o que está ruim, o que está regular e o que está ótimo, respectivamente. Como um semáforo mesmo. Quanto mais itens em verde, mais propício está o seu conteúdo para performar bem.
Com o Yoast, também é possível otimizar toda a rastreabilidade do site, além da otimização on-page dos conteúdos. Mas há vários plug-ins de performance e outros que os complementam, como o de redirecionamento 301.
Antes de continuarmos, entretanto, é importante fazer outra pergunta: por que usar o WordPress como plataforma? Ele serve para qualquer tipo de projeto?
O WordPress é fácil de trabalhar, é de baixo custo e constantemente faz atualizações para continuar se adequando aos padrões do Google. Além do mais, tem excelentes e lindas opções de template responsivos, o que garante usabilidade para os diversos dispositivos, algo importantíssimo hoje.
Posso ter um e-commerce no WordPress?
Escolhendo o WordPress para abrir sua loja virtual, você conta com muita vantagens. Uma delas é o plug-in WooCommerce, que transforma a estrutura normal do WordPress numa loja online super fácil de administrar, com tudo que você precisa: processamento de pagamento, carrinho de compras, galerias de produtos. Há outros plug-ins para essa adaptação, mas este é o mais usado.
Quais projetos posso desenvolver no WordPress?
- Blogs;
- Sites institucionais;
- Portfólios;
- Fóruns;
- E-commerces;
- Escolas à distância;
- Salas de bate-papo;
- Revistas e jornais, entre outros;
- Sistema de faturamento;
- Sistema de CRM;
- Sistema de gerenciamento de projetos só seu — não precisa usar o Trello ou o Asana, por exemplo;
- Crowdsourcing.
Vantagens do WordPress:
- É gratuito – você só precisa pagar a hospedagem nalgum servidor;
- Fácil de instalar;
- Fácil de usar;
- É adaptável,
Permite vários tipos de projetos; - Suporta vários tipos de mídia (Imagens, documentos, áudio, vídeo, além de poder fazer upload de arquivos de vários formatos como jpg, .png, .gif .pdf, .doc, .pptx, .mp3 e por aí vai, até os mais inusitados, como odt, .key, .ogg e .3gp;
- Belos templates;
- SEO de primeira!
Como otimizá-lo?
Principalmente usando — e atualizando — os tantos plug-ins. Há muitos deles e para muitas coisas, em versões gratuitas e premium.
Outras formas de deixar o SEO do seu WordPress sempre otimizado são:
- Checar a “saúde” do servidor;
- Ficar de olho na segurança, principalmente se for loja;
- Fazer backups;
- Testar funcionalidades;
- Verificar se há links quebrados;
- Verificar a velocidade do site e fazer os constantes reparos.
Como criar um sitemap para WordPress?
O sitemap aumenta a visibilidade das páginas nos mecanismos de busca, indexa-as rapidamente. Há duas categorias de sitemap: XML e HTML.
O XML é destinado aos buscadores enquanto o HTML aos que usam o site, proporcionando fácil navegação.
Para o XML você pode usar vários plug-ins. O mais usado é o Yoast SEO. Ele é responsável pelos aspectos técnicos relacionados aos conteúdos, além de avaliar a densidade de palavras-chave, entre outros detalhes. É o que falamos acima.
O plugin do Google também pode ser usado e ajuda a indexar noutros buscadores como Ask, Yahoo e Bing. Agora, para criar HTML sitemap para WordPress, o plugin mais usado é o WP Sitemap Page.
Depois de instalá-los, é importante enviar o sitemap através do Google Search Engine Console. Insira a URL do site e clique no botão “Enviar”. O Google processará e rastreará suas páginas.
Como aparecer nos resultados do Google?
Para trabalhar de maneira eficiente o SEO no WordPress, já que ele facilita demais a rotina — é importante focar em descobrir a palavra-chave perfeita a ser trabalhada. Para isso, as pessoas estão buscando no Google.
Mas é claro que não é só isso. Há muito mais para fazer em um e-commerce a fim de garantir bons resultados.
Na hora de trabalhar palavras-chave, preste atenção em:
- O volume de buscas da palavra-chave que pretende usar;
- Qual a semântica a ser trabalhada no conteúdo da vez;
- O conteúdo é mesmo de qualidade?
É importante verificar a qualidade do conteúdo porque ele anda de mãos dadas com o SEO, lembra? Não adianta um SEO bem aplicado em um conteúdo mal feito, assim como o texto pode ter vencido o Nobel, mas sem as técnicas bem aplicadas, não se sobressairá.
Como inserir o código de acompanhamento do Analytics no WordPress?
Crie login de acesso no Google Analytics e insira as informações mais importantes:
- Nome da conta;
- Nome da loja;
- URL;
- Categorias;
- Fuso horário dos relatórios.
Depois de preencher essas informações, basta clicar em “Obter ID de rastreamento”. Leia os “Termos de Serviço” e clique em “Aceitar”. Na próxima página você já verá o código.
Como alavancar meu site?
Essa é a pergunta de um milhão de dólares. Se fosse simples a resposta, profissionais de SEO seriam os mais requisitados. Contudo, cada projeto precisa ser analisado em suas particularidades e o trabalho de SEO planejado com cuidado e profissionalismo. Para tal, é de extrema importância a contratação de profissionais especializados.
SEO para qualquer plataforma, SEO do WordPress, não importa o tipo, a dedicação é diária para fazer do e-commerce um projeto de sucesso.