Logo E-Commerce Brasil

O que é um gateway de pagamentos, afinal?

Por: Flávio Rodrigues Maciel

Especialista em e-commerce e marketing de conversão. Empreendedor de internet desde 2001, formado em TI e Marketing. Fundador da Sherlock Commerce - Marketing de Conversão para E-commerce.

Se você está insatisfeito com o seu sistema de pagamentos, acha que perde muitas vendas, que as taxas são muito altas ou que o suporte é ruim, então este artigo é para você.

Você sabe que existem dois tipos de sistemas no mercado: gateways de pagamentos e intermediários de pagamentos?

Para começo de conversa, os populares PagSeguro, Pagamento Digital, Paypal e Moip NÃO SÃO GATEWAYS DE PAGAMENTOS. Eles são intermediários de pagamentos, que explico neste artigo, o que é muito diferente.

Este artigo explica o que de fato esperar de um gateway de pagamentos.

O que são Gateways de Pagamentos

Gateways surgiram principalmente para reduzir tempo e custos de desenvolvimento e operação.

As principais características de um gateway são:

  • Simplificam a conexão da loja virtual DIRETAMENTE com operadoras e bancos
  • Adaptam-se a praticamente qualquer tipo de processo de checkout e cobrança
  • Fornecem ferramentas para a própria loja fazer a gestão de risco e financeira

Por essas razões, são a principal opção de médias e grandes operações que precisam de maior controle sobre os pagamentos.

Como ajudam sua loja virtual

Integração simples com qualquer tipo de sistema | Ao invés de diversas integrações complicadas com cada operadora e banco, você faz uma única integração com o gateway. Além disso, você pode implantar os meios de pagamento em quase qualquer tipo de sistema e criar um processo de checkout ou cobrança do jeito que precisar.

Atendimento profissional | Não que todos os gateway primem pela qualidade do atendimento, mas experimente o suporte técnico direto das operadoras e bancos ou mesmo dos intermediários de pagamentos e a diferença é clara.

Painel e relatórios gerenciais | Gateways normalmente trazem painéis administrativos que tornam fácil configurar os diversos meios de pagamento e gerar relatórios financeiros em um lugar só.

Recursos e serviços avançados | Os gateways mais robustos possuem recursos avançados como Compra com 1 Clique, Pagamento com 2 cartões, Cobrança Recorrente, Conciliação Financeira, Estorno de Pagamentos e Redundância de Operadora para aumentar a aprovação de pagamentos..

Como NÃO ajudam sua loja virtual

Controle de fraudes | Não é função do gateway de pagamentos proteger a loja virtual das fraudes. Esta é função da ferramenta de gestão de risco que deve ser contratada com uma empresa separada. Felizmente, os gateways normalmente facilitam esta integração.

Prazos de convênio com operadoras e bancos | Para utilizar um gateway, o estabelecimento deve primeiro firmar convênios de ecommerce diretamente com operadoras e bancos, o que leva de 30 a 60 dias. Além disso, a ativação (ou homologação) desses convênios, normalmente realizada pelo gateway, pode levar mais 1 ou 2 semanas adicionais.

Quanto custa

Os pacotes de recursos e serviços variam muito de gateway para gateway, o que dificulta a comparação.

Os planos de contratação normalmente são baseados em pequenas taxas fixas por transação, cobradas de forma pré-paga ou pós-paga com mensalidade, igual a telefone celular. Além disso, eventualmente é cobrada uma taxa de ativação.

Lembre -se que o gateway apenas facilita a comunicação da loja virtual com as operadoras e bancos. São eles os responsáveis pelas taxas sobre as vendas e por depositar o dinheiro na conta da loja. Para vendas por cartão, por exemplo, a taxa é de 3% em média para depósito em 30 dias.

Como escolher

Ao avaliar um gateway, não avalie somente o preço, pois o barato pode sair caro.

Sugiro você sempre responder a essas quatro perguntas sobre o gateway:

  • Ajudará a ganhar tempo e reduzir custos do seu projeto?
  • É compatível com a plataforma de loja virtual que você utiliza?
  • Ajudará a loja virtual a atingir as metas de crescimento?
  • Que outras lojas parecidas com a sua estão satisfeitas com ele?

Principais Gateways de Pagamentos

  • Braspag – O líder de mercado, adquirido pela Cielo
  • CobreBem – Eficiente e voltado pa ra desenvolvedores
  • BoldCron, do grupo UOL – Especializado em grandes operações
  • CobreDireto, do grupo UOL – Uma tentativa de “BoldCron para pequenos” que não pegou
  • SuperPay – Um gateway de pagamentos emergente
  • Locaweb – Possui um gateway “quebra-galho” para atender seus clientes de hospedagem
  • MundiPagg – Um novo gateway robusto com metas ambiciosas

Quer saber mais?

Saiba também como funcionam os intermediários de pagamentos.

E lembre que você não é obrigado a pagar por um sistema de pagamentos se não quiser. Aprenda a “economizar” criando seu próprio sistema de pagamentos.

Ah, deixe seu comentário e ajude a enriquecer este material.

Leia também:

  1. Intermediários de Pagamentos: o que são e como escolher
  2. “Economize” criando seu próprio sistema de pagamentos