A expressão do momento no mundo do varejo e do e-commerce é unified commerce. Mas, para que isso se torne uma realidade concreta, é essencial trabalhar com foco em outra buzzword: o unified marketing. Esse conceito vai além da simples integração de canais de venda; trata-se de criar um ecossistema completo, no qual dados valiosos transitam em tempo real entre cada ponto de contato com o cliente, gerando jornadas relevantes, personalizadas e, principalmente, hipersegmentadas.
No centro desse ecossistema, está a capacidade de capturar e consolidar dados de diferentes fontes, tanto online quanto offline. Imagine que um cliente visite o site da sua loja e navegue por diversas categorias. Simultaneamente, ele interage com displays no ponto de venda físico ou escaneia um QR code para obter mais informações sobre um produto ou para baixar um conteúdo rico, como um livro de receitas ou curso de automaquiagem, através de uma landing page. Todos esses dados são automaticamente enviados para o CDP (Customer Data Platform) dentro do seu CRM.
A importância de uma estrutura robusta de CDP
Para isso, é importante ter uma estrutura robusta e sinérgica de CDP, que capture dados de diversas interações, como:
– Navegação no site: produtos visualizados, áreas de maior interesse, comportamento de pesquisa.
– Interação física: a partir de QR codes e displays interativos no ponto de venda físico, o cliente pode continuar sua jornada digitalmente.
– Programas de fidelidade e pontos: o comportamento dentro do programa de fidelidade, suas preferências de recompensas e o engajamento com ofertas exclusivas são alimentados no CRM.
– Redes sociais: as interações nas redes sociais também são integradas ao CDP, capturando insights valiosos sobre o engajamento e interesses do consumidor.
Todos esses dados são coletados, organizados e utilizados para alimentar uma plataforma de CRM, que os distribui de forma inteligente.
Criando jornadas personalizadas com CRM
Com esses dados de diferentes origens em mãos, o próximo passo é criar jornadas personalizadas. O CRM permite a criação de audiências hipersegmentadas para alimentar os Ad Managers e réguas de relacionamento com campanhas direcionadas, tanto por e-mail quanto por múltiplas mídias. Assim, são criados clusters baseados em comportamentos, preferências e interesses demonstrados em todos esses pontos de contato.
Essas audiências podem ser impactadas de forma contínua e integrada em plataformas como Google, mídia programática, vitrines dinâmicas no e-commerce, redes sociais e até no ponto de venda físico, garantindo que o consumidor receba mensagens coerentes ao longo de toda a sua jornada. Isso significa que, além de manter uma comunicação personalizada e relevante, você maximiza a eficiência das suas campanhas, atingindo o público certo com a mensagem certa, no momento certo.
No cenário atual, em que as interações com os consumidores ocorrem em múltiplos canais, ter um ecossistema de dados integrado é essencial para entregar uma experiência de compra unificada e personalizada. O unified marketing garante que cada ponto de contato seja relevante e estratégico, apoiando a tomada de decisão do cliente e aumentando as chances de conversão. No final, todo o unified marketing alimenta o unified commerce. A partir da combinação de dados online e offline, você cria um ciclo em que cada interação do consumidor fortalece a experiência de compra, resultando em jornadas mais fluidas e impactantes.