As compras online ganharam a preferência dos clientes, e as lojas virtuais estão em um momento de grande ascensão no Brasil. Com isso, oferecer entregas rápidas é muito importante para um e-commerce se destacar. E esse é o objetivo principal do same day delivery.
Trata-se de uma estratégia que está sendo adotada por muitas lojas e que permite realizar entregas no mesmo dia em que o cliente efetiva a compra. Um diferencial competitivo importante e que tem total influência na satisfação e experiência do consumidor com a marca.
Mas, afinal, o que esperar do mercado com a otimização do same day delivery? Acompanhar a evolução mercadológica é algo essencial para todo e-commerce. Pensando nisso, confira neste artigo o que é essa modalidade de entregas, seus benefícios, desafios e como implantar no seu negócio!
O que é o same day delivery?
O same day delivery é um termo em inglês, que em tradução direta significa entrega no mesmo dia. Como o próprio nome sugere, é uma modalidade oferecida pelas lojas virtuais que entregam os produtos ao cliente no mesmo dia em que eles realizam a compra no site.
Em outras palavras, consiste na entrega do produto dentro de 24 horas, a partir do momento em que o cliente confirma a compra. Uma estratégia que tem o objetivo de aprimorar a experiência do consumidor com fretes rápidos e proporcionar diversos benefícios para o e-commerce.
Como o same day delivery funciona?
A oferta de fretes rápidos e eficientes é um grande diferencial e pode influenciar diretamente na decisão de compra dos clientes. Nesse sentido, o same day delivery surgiu como uma modalidade capaz de satisfazer às necessidades do cliente e garantir bons resultados.
Tudo funciona de forma simples, e a loja define as condições para garantir a entrega no mesmo dia, deixando clara a possibilidade aos clientes. Geralmente, essas condições estão relacionadas ao horário de compra, que tem total influência na execução dos processos internos e logísticos.
Por exemplo, as compras realizadas até as 12 horas podem ser entregues dentro do mesmo dia. Mas, se o cliente fechar a compra após esse horário, os produtos podem ser entregues nas próximas 24 horas, porém, no dia seguinte e dentro dos preceitos do same day delivery.
Diante disso, essa é uma modalidade de entrega que exige operações rápidas, eficientes e iniciadas após a realização de um pedido. Uma realidade em varejistas de grande porte e que promete se popularizar entre os e-commerce de todos os portes no Brasil e no mundo.
Quais são os benefícios dessa modalidade?
Segundo a pesquisa realizada pela TwC, em 2020, 45% das pessoas estão usando mais os dispositivos móveis para realizar compras online. Esse resultado significa que houve um aumento das vendas no e-commerce, e oferecer entregas rápidas é essencial para atingir melhores resultados.
Sendo assim, o same day delivery é uma modalidade que se encaixa perfeitamente nas estratégias de negócio e oferece muitas vantagens para os clientes e lojistas. Veja a seguir quais são elas!
Diferencial competitivo
Oferecer entregas rápidas é um grande diferencial, ainda mais quando acontece dentro no mesmo dia da compra. Dessa forma, é um fator que surpreende as expectativas do consumidor e aumenta a competitividade da marca em um segmento repleto de disputas acirradas.
Maior valor agregado
O valor de uma marca perante o público é substancial para a efetividade das estratégias de negócios e para a manutenção dos resultados. Ao oferecer produtos com o same day delivery, o e-commerce contribui para a valorização, melhoria da imagem e posicionamento de marca.
Mais feedbacks positivos
Os feedbacks são indispensáveis para a gestão de uma empresa, pois demonstram os pontos positivos e os negativos, facilitando a tomada de decisões. Diante disso, o same day delivery aumenta o retorno positivo da opinião dos clientes, fator importante para o marketing e o gerenciamento da loja.
Alternativa ágil para o recebimento
O same day delivery é a modalidade de entrega mais rápida do mercado e, com exceção da retirada na loja, é a forma mais rápida para o recebimento do produto. Sendo assim, consiste na melhor alternativa para os clientes e para a loja, pois otimiza o relacionamento e o fluxo de trabalho.
Melhora da experiência para os clientes
Todo empreendedor sabe que a experiência do cliente com os serviços oferecidos pela loja é imprescindível para os resultados. Nesse sentido, o same day delivery contribui para proporcionar um contato agradável e satisfatório com a loja – o que é importante tanto para os clientes quanto para o negócio.
Aumento da taxa de fidelização
Quando os clientes ficam satisfeitos com os produtos e a entrega, as possibilidades de procurar a loja novamente é elevada. Dessa forma, investir no same day delivery é uma alternativa eficiente para aumentar a taxa de fidelização e ter clientes engajados, que realizam compras com maior frequência.
Quais os desafios para atender a essa demanda?
A entrega no mesmo dia é algo que proporciona muitas vantagens, como você viu até aqui. Entretanto, é uma estratégia que impõe desafios intensos, que devem ser contornados para o e-commerce alcançar os objetivos e oferecer serviços de qualidade.
Nesse sentido, durante o planejamento para inserir o same day delivery em um negócio, é essencial conhecer quais pontos merecem atenção especial. Principalmente, para garantir processos logísticos eficazes e entregas pontuais.
Saiba quais são os principais desafios de um same day delivery!
Erros operacionais
Como as operações para ter entregas no mesmo dia devem acontecer de forma ágil e sincronizada, a possibilidade de acontecer erros operacionais é elevada. Esse desafio é comum, e os empreendedores devem ter procedimentos bem definidos e automatizados para superar e evitar falhas.
Gestão de estoque
Para garantir a efetividade e evitar perder tempo, o estoque, o setor de vendas e de entregas devem estar perfeitamente alinhados. No entanto, em muitos negócios, atingir esse objetivo é um desafio, principalmente quando há grande volume de vendas e pedidos.
Rotas estratégicas
Outro desafio comum para empresas que adotam o same day delivery é o desenvolvimento de rotas que contribuem para entregas pontuais. Dependendo da região e do volume de vendas, equilibrar os custos e o tempo é uma dificuldade que merece atenção para ser superada.
Estrutura para funcionamento
O same day delivery é uma modalidade de entregas que exige uma certa estrutura de transporte, automação de tarefas e softwares de gestão. Esses recursos são importantes para garantir atividades rápidas e sem erros. Porém, é um desafio para muitas lojas, devido ao custo para implementação.
O que esperar do mercado em relação ao same day delivery?
Embora o same day delivery seja uma estratégia muito comum entre os grandes lojistas, a tendência é de que seja adotado no e-commerce de médio e pequeno porte. Mesmo com os desafios, a evolução dos serviços digitais tende a otimizar as tarefas e tornar a metodologia mais acessível.
Com a otimização do same day delivery, o mercado terá um aumento mais expressivo das compras online, o que vai gerar mais competitividade. Devido a esse motivo, é um cenário que deve ser acompanhado de perto, para que o empreendedor possa buscar formas para manter os resultados.
Como implementar essa técnica no seu e-commerce?
Para adotar um sistema de entrega no mesmo dia no seu negócio, é necessário ter um planejamento específico e estudar cada detalhe. Em outras palavras, os empreendedores devem alinhar as questões logísticas com a gestão financeira para disponibilizar fretes rápidos sem ter prejuízos.
Sendo assim, o same day delivery exige um preparo e uma organização completa dos processos logísticos, que devem funcionar de forma precisa. Para isso, algumas estratégias são indispensáveis, como considerar a região e os horários como condições para a entrega no mesmo dia.
Além disso, para implementar essa modalidade de entrega é preciso atentar para os seguintes passos:
- analise a região com maior número de pedidos;
- garanta um estoque completo;
- faça o cadastro de produtos corretamente;
- faça parcerias para as entregas;
- crie rotas otimizadas para as entregas;
- invista em tecnologias;
- melhore a gestão logística;
- garanta melhor desempenho dos profissionais;
- defina condições para same day delivery;
- informe aos clientes os horários-limite para a entrega no mesmo dia;
- realize o monitoramento das ações práticas e resultados;
- solicite o feedback do cliente a cada entrega.
A partir do momento que essa modalidade é divulgada no site, é preciso garantir que seja efetivamente cumprida. Por isso, todas as ações devem ser bem executadas. Dessa forma, o treinamento e a capacitação de toda a equipe são imprescindíveis para você se certificar de que tudo ocorrerá como o planejado.
Com uma equipe alinhada, é possível aprimorar, sobretudo, a experiência do cliente com o same day delivery e contribuir para a fidelização. Além disso, você evita riscos que podem comprometer os prazos, a imagem e a credibilidade do e-commerce.
Como você pode notar, o same day delivery é uma modalidade que proporciona benefícios importantes para os lojistas e uma experiência incrível aos clientes. Portanto, é mais uma estratégia para considerar no planejamento e ter um negócio promissor, gerando excelentes resultados.
Leia também: 73% dos consumidores já esperam que e-commerces ofereçam entregas ultra rápidas