Que a experiência do usuário deve ser a principal prioridade das empresas modernas já não é mais uma novidade (ou pelo menos não deveria ser). Quando pensamos no varejo, essa experiência é ainda mais importante. Afinal, nos dias atuais consumidores esperam cada vez mais uma experiência de compra satisfatória em todos os pontos de vendas de uma empresa. E é justamente assim que estratégias de omnichannel podem ajudar.
O objetivo do omnichannel é criar mecanismos para unificar diferentes canais de vendas, a fim de proporcionar uma experiência rica e engajadora aos usuários. Portanto, permite que uma marca conclua suas jornadas de venda fazendo uso de diversos sistemas simultaneamente. Quer saber mais sobre o assunto e entender por que essa estratégia é uma grande tendência nos dias atuais? Então continue comigo, pois é sobre isso que falarei neste artigo.
Saiba o que é ser omnichannel
Para você entender exatamente o que se refere omnichannel, é preciso que compreenda o cenário que estamos inseridos nos dias atuais. Hoje, com a transformação digital já sendo uma realidade em grande parte das empresas brasileiras, muitas marcas tiveram que levar seu negócio para o mundo virtual, não é verdade?
Apesar disso, no contexto atual não basta apenas ter uma loja online para sair na frente da concorrência. É preciso entregar experiências personalizadas que atendam às necessidades dos consumidores — em todos os pontos de vendas disponíveis. Foi com esse intuito que as estratégias de omnichannel começaram a se popularizar no mercado.
Omnichannel nada mais é do que um modelo de negócio que faz uso intensivo de tecnologias, para garantir um processo de venda integrado. Ou seja, é uma forma das empresas incorporarem informações de todos os seus sistemas para oferecer uma experiência única aos clientes. Isto é, garantir uma experiência de compra agradável ao cliente em qualquer que seja o ponto de contato.
Em outras palavras, posso dizer que quando a companhia possui dois ou mais sistemas que de certa forma cruzem informações ou conversem entre si, ela possui uma estratégia de omnichannel. Aqui vale uma reflexão: você já comprou um produto em uma loja virtual e recebeu em até um dia? Isso só foi possível devido ao omnichannel (com as estratégias de Dark Store, por exemplo).
Entenda por que o omnichannel é uma tendência no varejo
Bom, hoje vivemos em uma verdadeira era da experiência, onde o foco central de um negócio deve ser totalmente no cliente e na experiência que ele recebe. Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela Deloitte and Touche, 60% das empresas Customer Centric são mais lucrativas do que empresas que não focam em seus consumidores.
Quando pensamos no varejo, essa experiência é ainda mais importante. Isso porque o consumidor 3.0 dá preferência na interação com empresas que conseguem eliminar barreiras entre o mundo físico e virtual. Mais do que isso, negócios que fazem uso de estratégias omnichannel obtêm taxas de retenção de clientes, ano após ano, 91% superiores às de empresas que não o fazem.
Outro dado importante, neste caso trazido pelo E-Commerce Brasil, aponta que 89% dos consumidores concordam que ter uma experiência de compra digital positiva é tão importante para sua fidelidade a um varejista quanto seus preços. Esses números mostram a importância, o potencial e o motivo pelo qual essa estratégia é cada dia uma tendência mais forte no mercado.
Quais os benefícios da estratégia para seu negócio?
Como vimos, fazer uso de estratégias de omnichannel não é mais opcional. As empresas que não adotarem a metodologia em seus negócios estão certamente fadadas ao fracasso num curto espaço de tempo. “Mas, quais os benefícios reais dessa metodologia?”, deve ser o questionamento que está passando pela sua cabeça nesse momento, certo?
Não poderia concluir sem falar quais são os benefícios diretos que a prática do omnichannel tende a trazer para seu negócio. Pensando nisso, listei abaixo as principais vantagens que sua empresa obterá ao adotar esse modelo de negócio, confira:
- Melhora na experiência do cliente;
- Crescimento no LTV;
- Redução no CAC e na taxa de Churn;
- Aumento da satisfação consumidores;
- Gestão e análise de estoque integrados, e muito mais.
Conclusão
Bom, como disse acima, oferecer uma experiência integrada para seus usuários trará diversos benefícios para sua organização. Mas não pense que é uma tarefa tão fácil: é preciso ter em mente que o omnichannel é muito mais do que uma ferramenta. Na verdade, essa estratégia representa uma mudança de mindset, onde o principal objetivo é colocar o cliente como foco central do negócio.