A logística é uma área crucial para o bom funcionamento de qualquer empresa, pois apenas garantindo que seus produtos sejam entregues com eficiência e precisão aos clientes pode o empresário pensar em ter êxito. No entanto, muitas organizações se veem diante de um dilema: gerenciar a logística internamente ou optar por um operador logístico terceirizado? Irei explorar as inúmeras vantagens que a terceirização logística oferece em comparação com o gerenciamento interno.
Redução de custos e recursos financeiros
Quando uma empresa decide gerenciar a logística internamente, ela deve enfrentar uma série de desafios e estar preparada para arcar com custos iniciais significativos. Esses custos podem incluir investimentos em reformas, licenças, infraestrutura, aquisição de sistemas de controle, contratação e treinamento de pessoal especializado, bem como o desafio burocrático de estabelecer processos logísticos eficientes e gerenciar diversos fornecedores desde o início.
Ao optar por terceirizar o serviço para um operador logístico, já consolidado no mercado, a empresa pode evitar esses altos custos iniciais e, em vez disso, direcionar seus recursos financeiros para outras áreas estratégicas e relevantes do negócio. Essa vantagem financeira é particularmente importante, especialmente para empresas em crescimento ou com recursos limitados.
Foco no core business
Outro benefício notável da terceirização logística é a capacidade de permitir que a empresa se concentre em seu core business. A logística é uma área complexa e requer atenção contínua para garantir a eficiência das operações. Ao delegar essa responsabilidade a um operador logístico especializado, a empresa pode direcionar seus esforços e expertise para o desenvolvimento e a aquisição de produtos, um melhor posicionamento de branding e suas estratégias de marketing, um planejamento mais ambicioso das vendas, a definição por abertura de novas unidades de negócio para se consolidar em seu mercado e outras atividades essenciais para seu crescimento.
Flexibilidade operacional
A terceirização logística também proporciona maior flexibilidade operacional para a empresa. Um operador logístico experiente normalmente possui uma rede de armazéns e centros de distribuição em diferentes regiões e em locais de destaque, o que permite à empresa posicionar seu estoque de forma estratégica, otimizando a logística de suprimentos, reduzindo os custos da distribuição e ainda trazendo ganhos fiscais relevantes. Além disso, a negociação com parceiros de transporte ganha destaque, pois em vez de ter acordos com diversas empresas, a marca administrará um único contrato que potencializa um menor custo em escala, aumenta a abrangência e o leque de opções e expande a capilaridade.
Esse leque de opções permite à empresa adaptar-se rapidamente a mudanças no mercado e às demandas dos clientes, tornando-a mais ágil e competitiva, especialmente em épocas sazonais.
Simplificação do gerenciamento
Ao confiar a operação de logística a um parceiro externo especializado, a empresa simplifica o gerenciamento da área, pois não precisa se preocupar com contratação, treinamento e supervisão da equipe logística. O operador logístico assume a responsabilidade por toda a operação, desde o recebimento e armazenamento dos produtos até a entrega, garantindo que tudo funcione de forma coordenada e eficiente.
Adicionalmente, o operador logístico, quando possui uma malha eficiente, um last male eficaz e conta com um packing bem diversificado, possibilita que a marca crie jornadas personalizadas, nas quais o consumidor final tem sua experiência de compra enriquecida e com mais comodidade do que offline, pois seus produtos chegam à porta da sua casa de forma previsível e no formato de embalagem planejada, seja em caixa, ou com laços, cheiros, e toda a personalização necessária para diferenciar a marca dos seus concorrentes.
Implementação mais eficaz e rápida
Ao optar por um parceiro logístico, a implementação é rápida, pois não há necessidade de investimento estrutural por localidade que se quer atender, a curva de aprendizado sobre produto e empresa é mais eficiente, pois os profissionais são especializados e possuem bench de outros clientes do mesmo segmento e o ‘go live’ de projeto pode acontecer a partir de 40/60 dias do contrato assinado. Com isso, as empresas podem ganhar vantagens competitivas significativas, conquistar a confiança dos clientes e alcançar um crescimento sustentável em um ambiente de negócios em constante evolução, além de alavancar os seus lucros com a redução de custo.
Ao utilizar os recursos de um parceiro logístico experiente, as empresas podem aprimorar suas operações, melhorar a satisfação do seu cliente entregando o produto certo, no tempo certo e no local correto e, ainda, potencializar o sucesso de sua marca, mesmo atuando em nichos mais competitivos ou em mercados mais dinâmicos.