O consumidor brasileiro tem se tornado cada vez mais exigente quando o assunto é omnicanalidade. Principalmente no cenário atual, no qual somos impactados pelas restrições da pandemia, busca-se encontrar mais sinergia e menos barreiras entre as compras on e offline. Essa é uma tendência que demanda atenção e que coloca os varejistas mais preparados à frente da concorrência. Um estudo realizado pela Deloitte mostra que clientes que transitam entre diferentes canais de compra gastam 82% a mais com a marca do que aqueles que utilizam apenas um ponto de contato.
Nesse contexto, integrar as opções de entrega em diferentes canais de relacionamento torna-se também um desafio para a logística. Afinal, é preciso ter uma estratégia consistente para colocar o conceito em prática. Isso porque o omnichannel demanda opções que se adaptem ao perfil e às necessidades dos clientes, como:
- entrega porta a porta;
- opção de retirada do produto em loja;
- uso de e-boxes de autoatendimento ou modais alternativos de transporte, entre outros.
Desafio das inovações
Outro desafio para a logística nessa jornada é a adaptação às inovações que surgem no setor, que precisam estar alinhadas ao foco e à estratégia da empresa. Além disso, devido ao uso de diferentes plataformas, interfaces e plugins disponíveis no mercado, pode haver barreiras tecnológicas para conectar as melhores opções aos sistemas dos lojistas.
Por esses e por outros motivos, o parceiro logístico do e-commerce deve auxiliar os empreendedores, antecipar tendências e inovações e buscar alternativas para os desafios atuais. Também precisa oferecer uma solução de rastreio completa, que traga todas as informações sobre a compra de maneira online e em tempo real. Neste caso, portanto, disponibilizando atualizações sobre o transporte desde a realização do pedido até o momento da entrega.
A last mile (etapa final do transporte) é uma parte extremamente importante do e-commerce. Isso porque é a fase na qual a remessa sai do centro de distribuição para chegar ao consumidor, que espera segurança, rapidez e visibilidade do processo. Todo o cuidado nesse momento é fundamental nas operações de venda online. Ainda hoje, alguns dos principais centros urbanos do Brasil, como Rio de Janeiro e São Paulo, têm sérias restrições logísticas, que dificultam a entrega em muitos endereços.
Flexibilidade logística
Outro fator que impacta essa experiência é a ausência do comprador ou de alguém que receba sua encomenda nessa etapa final. Ou seja, afeta a produtividade logística e acaba por frustrar o consumidor. Por isso, para driblar esse desafio, é importante contar com um parceiro que ofereça a possibilidade de alterar o dia ou o local de recebimento do produto, por meio de ferramentas digitais. Dessa forma, o cliente escolhe como finalizar sua entrega de forma proativa e satisfatória.
Com isso, é possível atender locais onde antes não era possível chegar. Ademais, o uso de modais omnichannel nas entregas proporciona maior autonomia ao comprador. Isso porque lhe oferece mais opções e, de quebra, aproxima as marcas das suas demandas de forma prática. O uso de smart lockers é um bom exemplo. Tal ferramenta oferece comodidade, segurança e agilidade no recebimento de remessas, pois possibilita um ponto de entrega que faça parte da rota usual do cliente.
Essa maleabilidade traz um impacto bastante positivo para o consumidor, bem como para o e-commerce. O setor encontra nesse modelo a vantagem de ter uma plataforma que atenda a todas as necessidades dos clientes, com rápida integração e informações visíveis de ponta a ponta. Ter conhecimento sobre o trajeto da remessa gera segurança ao item transportado. Além disso, garante mais sucesso nas entregas, sustentando o lema “cliente satisfeito é cliente leal”.