Se os empreendedores de pequenos e-commerces fossem processadores de computadores, os gestores seriam no mínimo quadcore (4 núcleos) e em alguns casos este gestor ainda não daria conta.
Para dar conta de todas as atividades, delega-se muitas atividades ao contador e ele é quem se vira com tudo relacionado à contabilidade da empresa. Até certo tamanho isto é funcional e libera o empreendedor para cuidar de outras atividades, como venda, compras, pós-venda, qualidade, novos produtos, etc.
Neste artigo quero tratar de uma única sigla, a NCM. Se tu não ouviste falar nela, ou se escutou e não prestou atenção, acho bom continuar a leitura.
A NCM (Nomenclatura Comum do Mercosul) é um código numérico para identificar a natureza da mercadoria. Este código é composto de 8 números. Não vou explicar cada um, se tu não sabes, começa a estudar. Se tu pensar, “mas no meu negócio isto não impacta!”. Vai sonhando, impacta sim.
Vamos a uma pequena história, sobre um e-commerce de Gansos.
A classificação de NCM de Gansos, é feito baseada no peso do animal no momento da emissão da NF. Se ele tiver até 185 gramas a NCM é 0105.14.00,, se for acima de 185 gramas, ele é enquadrado na NCM 0105.99.00. Até aí tudo bem, é só pesar o animal e lançar na NCM conforme seu peso. Simples assim.
Você compra do fornecedor uma carga de gansos e vai cadastrar no seu ERP para venda. Seu fornecedor lançou todos eles como 0105.99.00 ou seja, com peso acima de 185 g, porém no seu sistema, o cadastro anterior estava como 0105.14.00, ou seja, menos de 185 g.
O que você faz? Altera a NCM do produto cadastrado ou cadastra um novo produto? Eu acredito que a resposta mais ‘lógica’ é cadastrar um novo produto, certo?
Bom, e como vai ser no seu e-commerce para vender? Você vai ter 2 gansos iguais para venda, com a mesma foto, mesmo conteúdo, mesmo title? Imaginem o cliente pensando: “Mas qual eu escolho? O que tem de diferente um do outro?”
Os entendedores dirão, mas é só unir os dois em um único produto no e-commerce. Continue lendo e verás o problema.
Entra um cliente no teu e-commerce, que pode ser uma universidade, órgão público, empresa, etc. e solicita uma cotação de gansos e pede para informar a NCM do produto. E você bem feliz, informa 0105.14.00.
Dias depois, o cliente realmente efetua a compra de 20 gansos e na emissão da NF, o ERP gera a DANFE com 10 gansos da NCM 0105.14.00 e outros 10 gansos na NCM 0105.99.00.
Já imaginou o enrosco contábil que dará isto para a empresa de destino, ou na sua, caso o cliente solicite ‘correção’ da NCM diferente da cotação?
Sejamos honestos, isto não tem solução no formato que está desenhado, é feito para não funcionar.
Quer mais problemas neste cenário? Vamos lá:
- O ganso ganha peso?
- O ganso perdeu peso?
- Chegou no destino com peso diferente da saída, e mudou de NCM. Como fazer?
Você fez importação de gansos duas vezes, na primeira vez foi tudo normal, na segunda o fiscal disse que a NCM usada era errada e mudou ela.
Então, se você quer fazer a coisa certa, comece a olhar a NCM com mais cuidado. Comece a prestar atenção. Você está pensando em sair do Simples Nacional e não entendeu isto? Larga o que está fazendo e vai ler sobre o assunto. Não deixe isto só para seu contador.
A contabilidade hoje está ficando cada dia mais complexa, e me arrisco a dizer, que, se uma empresa sair hoje do Simples Nacional para um presumido, de susto, sem planejamento é decretar a falência do negócio.
Se com este artigo, identificou algum risco no seu negócio, pega uma cerveja ou melhor – como está frio no RS – pode ser um vinho e vamos discutir o assunto. Entre em contato por e-mail, ou nos comentários deste artigo. Este assunto dá muita conversa.