É muito normal ao analisar dados em uma ferramenta de web analytics, percebermos algumas informações que o próprio usuário está informando e que não vemos.
O relatório mais utilizado no Google Analytics por exemplo, é o relatório de aquisição, onde é possível analisar as origens de tráfego do site e as conversões de meta e como precisamos de velocidade acabamos não explorando o restante dos relatórios da ferramenta e esse é um trabalho do analista de web analytics.
Mas isso não precisa ser só o trabalho de um analista, ali em alguns relatórios podemos entender que o usuário está gritando o que ele quer e nós não analisamos e nem ouvimos esse pedido de ajuda.
Um dos relatórios mais fáceis de serem analisados e que geram bastante informações é o relatório da busca interna do site.
Temos um exemplo aqui, fizemos uma busca no site da Reserva, pelo termo “t-shirt” e o resultado foi:
Até aí tudo bem né?
Agora, qual é a quantidade de pessoas que fazem uma busca de t-shirt, com hífen?
Será que ao fazermos a mesma busca sem o hífen o site vai retornar o mesmo resultado?
PS: A busca foi realizada no dia 11/12/2016
Se a marca tivesse analisado um dos relatórios do Google Analytics por exemplo, teria percebido que a sua busca está com um sério problema, mas lógico que isso depende da quantidade de pessoas que buscam por esse termo né?
Dentro do relatório de busca interna por exemplo, é possível tirar vários tipos de conclusões que o seu usuário está GRITANDO para você ajudar.
Interpretando os dados abaixo, o que podemos concluir? Este é um gráfico de pesquisas internas de um site!
Olhe um pouco o gráfico antes de saber a nossa interpretação.
Este é um gráfico com mais interpretações. Primeiro ponto que podemos interpretar é que Orquídea é meu produto mais buscado e vendido:
Segundo ponto que podemos analisar é que estamos perdendo oportunidade com a busca por girassol e margarida. Os usuários acessam meu site, buscam por essa informação e eu não vendo o produto. Se somarmos as buscas de girassol, “girasol” e margarida, temos 20 buscas, se tornam os mais buscados. A principal interpretação desse relatório de Web Analytics é que os usuários estão entrando no seu site e dizendo: “Eu quero comprar margaridas” “Eu quero comprar girassol”, só que você não tem esse produto! Você está perdendo uma oportunidade aqui!
O terceiro ponto a ser analisado no relatório é uma possível falha na sua ferramenta de busca. A ferramenta está separando os resultados das buscas para “lirio” e “lirios” e “orquidea” e “orquideas”. Será que seu site diferencia singular e plural? Ou direciona ambos para o mesmo resultado? “Orquídea” no singular e “lírios” no plural possuem receita já “orquídeas” no plural e “lírio” no singular não possuem receita. Tem algo no mínimo estranho aí!
O último ponto a ser analisado neste relatório de buscas é a possível criação de uma categoria chamada “Presente de Aniversário” com dicas para presentear as pessoas com flores.
Se meu site tem 10 buscas por esse termo e ainda sim possui venda, significa que meus usuários querem saber dicas de como presentear alguém com flores. Talvez a criação de uma categoria de presentes de aniversário ou uma página ajudando o usuário a comprar presentes de aniversário pode aumentar a sua conversão, uma vez que os usuários já buscam por isso em seu site.
Em um gráfico simples de busca do site, analisamos diversos pontos para melhorar ou oportunidades para aumentar a nossa conversão e interação com o usuário. Percebe como é importante ouvir e analisar o que o seu usuário está procurando no seu site?