Um dos processos de logística mais importantes para quem possui uma loja online com estoque próprio é o Picking, ou seja, um método ágil de coleta e preparação de pedidos que tem como principais objetivos manter as entregas sempre no prazo e com baixo índice de erros.
Nesse artigo te contaremos como fazer do Picking (também conhecido como order picking) um diferencial logístico no dia a dia do seu e-commerce. Para isso, vamos apresentar as diferentes modalidades de picking, para que tipo de estoque cada formato é indicado, além de dicas de como aplicar o sistema na sua loja virtual.
Modelos de Picking
Para começar, é preciso ficar claro que o processo de coleta de produtos não será o mesmo em todos os estoques. Fatores como tamanho da operação e espaço disponível devem ser levados em conta no momento de escolher o tipo de picking certo para cada estrutura de negócio.
Para não errar na hora de definir a técnica que será executada no seu e-commerce, confira os principais tipos de picking e suas aplicações:
Picking Discreto
Modelo onde o mesmo funcionário inicia e conclui o processo de separação de uma encomenda.
O picking discreto é ideal para pequenos lojistas ou quem vende por conta própria. Mas atenção, esse método não é indicado para quem recebe muitos pedidos por dia, uma vez que o processo é bem mais lento que os demais.
Picking por Onda
Nesse sistema, os pedidos são tratados em momentos específicos do dia, sendo o cronograma de trabalho ditado por características como rotas de distribuição e prazos de entrega.
Esse tipo de picking pode ser aplicado praticamente em qualquer tipo de e-commerce e de forma complementar aos demais da nossa lista.
Picking por Zona
Sistema certo para e-commerces que trabalham com estoques de médio e grande porte que armazenam produtos de diferentes segmentos.
No picking por zona as ordens são coletadas em áreas diferentes do depósito, todas separadas por modelo e tipo de item, por exemplo. Essa ordenação logística reduz as chances de erros e dá maior dinamismo a operações mais complexas.
Picking por Lote
Formato de atuação onde as encomendas vão se acumulando até um número pré-determinado. Atingida a meta de pedidos, dá-se início ao processo de picking.
Essa modalidade de preparação de pedidos é indicada apenas para lojas pequenas, tendo maior risco de erros caso a operação seja tocada por apenas uma ou duas pessoas.
Picking by Light
Estratégia de coleta aplicada em armazéns de grande porte, em que painéis luminosos indicam o local e a quantidade de itens que serão recolhidos.
Voice Picking
Essa é outra técnica de picking voltada para varejistas que dispõem de armazéns bem amplos e lotados de produtos.
Nesse formato, os funcionários responsáveis pela preparação recebem as informações necessárias para a coleta por meio de fones de ouvido ou sistemas de som espalhados pelo depósito.
Como aplicar um sistema de picking no e-commerce
Agora que você está por dentro dos diferentes tipos de picking, chegou o momento de conferir algumas dicas para implementar um processo de preparação de pedidos eficiente no depósito da sua loja.
A primeira orientação é que você mantenha o estoque sempre organizado. Isso significa que os produtos devem ser alocados em posições pré-estabelecidas, de fácil acesso e categorizados por marca, modelo, cor ou tipo.
Ou seja, nada de colocar o mesmo produto a cada hora em um lugar diferente. Para facilitar esse processo padronize o recebimento das mercadorias que serão colocadas à venda.
Para isso, digitalize o controle interno do seu depósito registrando os itens repostos, a quantidade recebida e o local de armazenagem. Esse cuidado facilita o trabalho de picking e, ao mesmo tempo, é uma etapa essencial para o controle do giro de estoque do depósito.
Além disso, reduza as distâncias dentro do estoque, colocando os produtos de maior rotatividade em locais de fácil acesso e próximos às áreas de empacotamento. Deixando as prateleiras mais altas ou distantes para itens de menor saída.
Seguindo essas dicas, e utilizando o tipo de picking certo para o tamanho da sua operação, o tempo de trabalho dedicado à preparação de pedidos será reduzido, ao mesmo tempo que o envio de encomendas para o seu cliente se tornará ainda mais rápido.