O que é uma plataforma B2B?
B2B (Business To Business) é a sigla em inglês utilizada para se referir a uma modalidade de venda online (e-commerce) cujas transações comerciais são feitas entre empresas, isto é, uma empresa que vende para outra(s) empresa(s).
Quais são as principais plataformas B2B?
Diante de tantas plataformas de e-commerce oferecendo soluções para B2B, é natural que surja aquela dúvida: “qual escolher?!”
Responder essa pergunta não é fácil e envolve inúmeros fatores, tais como os requisitos técnicos do projeto, o budget para a operação e os objetivos e expectativas a médio e longo prazo, por exemplo – esse é assunto para outro artigo!
Contudo, para dar uma pequena luz a toda essa empreitada de questionamentos, trouxemos as principais plataformas B2B existentes no mercado atualmente. Confira!
Adobe Commerce
Eleita líder em soluções B2B pelo The Forrester Wave, um dos principais relatórios que avalia plataformas de e-commerce, a Adobe Commerce possibilita o desenvolvimento multicanal de vendas para clientes B2B e B2C em uma só plataforma.
Inventiva e flexível, a solução B2B da Adobe Commerce conta com inteligência artificial para interagir com novos mercados e proporcionar, por meio de catálogos, promoções, preços e conteúdos direcionados, experiências de compras 100% personalizadas.
Focada em oferecer praticidade e conveniência para seus clientes, a plataforma ainda conta com busca otimizada, formulários de compra rápidos, compras assistidas, cotação e negociação online etc.
Outras funcionalidades do Adobe Commerce
Amplo ecossistema de parceiros e desenvolvedores que oferecem suporte e desenvolvem melhorias para a plataforma;
- Page Builder, funcionalidade que permite fácil gerenciamento de visualização, agendamento e publicação de conteúdo;
- Suporte multilíngue e multimoedas;
- Comércio otimizado para celular.
Salesforce
Fundada em 1999, a empresa revolucionou o mercado ao substituir os CRM tradicionais pelo CRM na nuvem. Com um sistema unificado para gerenciamento omnichannel, a plataforma oferece recursos fáceis de usar, features de autoatendimento guiado, catálogos personalizados, hierarquia de contas, repetição de pedidos e recomendações de compra em tempo real. Tudo sob medida para cada cliente.
Outras funcionalidades da Salesforce
- Recursos nativos de merchandising;
- Page Builder;
- Atributos robustos do omnichannel para rastrear e analisar os esforços do marketing;
- Recursos de multimoedas, multilingue e multistores nativos.
Oracle Commerce
Com sede em Austin, no Texas, a solução oferece experiências completas e permite aos usuários corporativos a realização de compras por meio de sistemas já utilizados por eles. Além disso, conta com catálogos e preços personalizados, hierarquia e permissões de conta e fluxos de trabalho aprovados e otimizados com base nas demandas de cada cliente.
Outras funcionalidades da Oracle Commerce
- Plataforma baseada 100% na nuvem;
- Projetada para corporações;
- Interpretação de dados sobre sinais de compras;
- Suporte nativo B2C e B2B.
Shopify Plus
Com codificação em HTML e CSS, a plataforma é ideal para empresas de pequeno porte. Além de contar com a ferramenta drag & drop (arraste e solte), que facilita a construção do site, o Shopify tem uma loja de aplicativos próprios, o que acaba expandindo as opções de recursos e funcionalidades para as lojas online criadas nessa plataforma.
Outras funcionalidades da Shopify Plus
- Conta com mais de mil temas e modelos;
- Oferece equipe de suporte prioritário 24/7;
- Possibilita a personalização de script de carrinho;
- Disponibiliza a opção de clonar duas lojas virtuais extras para o âmbito internacional.
Principais diferenciais de uma plataforma B2B
Uma vez que o intuito e o perfil de cliente de um e-commerce B2B é totalmente diferente de um B2C, é natural que existam diferenças entre as plataformas e a maneira como cada uma delas funciona – apesar de muita gente achar que é tudo a mesma coisa. Confira alguns desses diferenciais:
Perfis de clientes
Nas vendas B2C, não há diferenciação de preços de produtos de um cliente para outro. Já no modelo B2B, clusterizar e segmentar clientes, tratando-os de formas diferentes, não só é comum, como também é uma estratégia comercial.
Tabela de preços e condições de pagamento
É normal que clientes maiores, que compram mais e são bons pagadores, tenham condições de orçamento e pagamento diferenciadas e melhores do que clientes menores e sem histórico de pedidos, por exemplo.
Catálogo de produtos
Outro diferencial existente no modelo B2B é em relação ao catálogo de produtos, isto é, nem todos os produtos que uma empresa vende vão estar disponíveis para todas as empresas que realizam transações comerciais com ela. Dessa forma, o B2B trabalha com a segmentação de clientes, numa estrutura de multicatálogo, ou seja, cada cliente visualiza apenas os itens que estão habilitados para ela.
Comunicação e marketing
Assim como para os tópicos de catálogo de produtos, tabela de preços e condições de pagamento são segmentados por clientes, a comunicação e as ações de marketing também devem ser. Isso porque uma comunicação ou uma ação de marketing promocional que funciona na região Norte do país não necessariamente funcionará da mesma maneira na região Sul, por exemplo.
Em suma, devido às regras de negócio de cada modelo de venda, a plataforma B2B difere em inúmeras funcionalidades e recursos quanto à plataforma B2C.
Leia também: Como elevar a experiência do cliente B2B?