Com o aumento da demanda do e-commerce, surgem também desafios logísticos que podem impactar diretamente a jornada do consumidor e os índices de satisfação atribuídos aos varejistas. Nesse cenário, as plataformas de entregas se tornam fundamentais para otimizar processos, reduzir custos e melhorar a eficiência operacional do comércio eletrônico.
As plataformas de envio automatizam e simplificam a gestão de entregas, permitindo que principalmente empreendedores individuais e pequenas e médias empresas integrem diferentes transportadoras em uma única plataforma, ou mesmo que tenham acesso a uma transportadora de capilaridade nacional através de plataforma própria. Isso possibilita um fluxo de trabalho mais organizado e eficiente, garantindo que os pedidos sejam processados e despachados rapidamente.

Com essa automação, há uma redução significativa no tempo para calcular fretes, gerar etiquetas e rastrear encomendas, resultando em entregas mais rápidas e maior satisfação dos embarcadores e consumidores. Há diminuição de erros no envio, evitando custos extras com reenvios e reembolsos devido a endereços incorretos ou problemas na distribuição.
O uso de uma plataforma de envios, além de evitar os custos extras, proporciona redução de custos operacionais, pois permite que os sellers, ou varejistas e empreendedores, comparem diferentes opções de transportadoras e escolham a mais econômica e eficiente para cada destino. Além disso, muitas dessas plataformas possuem acordos com as transportadoras, que oferecem tarifas mais competitivas do que as encontradas individualmente pelos varejistas, em condições semelhantes às encontradas nas plataformas das transportadoras.
Considerando a entrega parte crucial da experiência da compra online, contar com um serviço de envio eficiente é fundamental para que os clientes acessem seus pedidos dentro do prazo esperado, reduzindo a insatisfação e aumentando a taxa de fidelização.
Mais eficiência em pontos parceiros de bairro
Nesse quesito, é importante estar apoiado em transportadoras que, em suas operações, possuam uma rede nacional de PUDOs – pontos comerciais parceiros de bairro que oferecem o Pick up e o Drop Off – bem estruturada e capaz de trazer mais eficiência ao processo logístico do e-commerce.
Como uma das soluções logísticas OOH (Out Of Home), as redes de PUDOs vinculadas às plataformas agregam mais conveniência e tecnologia aos despachos, já que reforçam o relacionamento entre os sellers e compradores, por conta da proximidade do ponto de postagem com a residência ou o local de trabalho. Também democratizam o acesso às grandes transportadoras e ajudam a “desestressar” o atual modelo logístico dos grandes centros urbanos.
Através dos PUDOs, os sellers postam rapidamente o produto vendido nesses pontos logísticos, que funcionam além do horário comercial – normalmente, aos sábados -, oferecendo um intervalo maior de tempo para o acesso dos usuários.
Essa solução é bastante utilizada na Europa, representando cerca de 25% das entregas do e-commerce. No Brasil, já é escolhida por 12% dos consumidores brasileiros, com tendência de crescimento, segundo a última pesquisa E-Shopper Barômetro 2024, do Grupo Geopost e Jadlog.
Com ela, o consumidor, o empreendedor individual ou o pequeno varejista digital se tornam protagonistas do processo logístico, e passam a contar com uma solução que oferece inúmeras outras vantagens, como tarifas mais econômicas em comparação ao home delivery e menos emissões de carbono devido à menor quantidade de veículos circulando. Além disso, os PUDOs são ótimas opções para a logística reversa do e-commerce, garantindo conveniência ao usuário e melhorando sua experiência de compra.
Muito embora tenha havido um recente desfalque nas redes de PUDOs que operam no país, é importante destacar que essa solução OOH chegou para ficar, e será cada vez mais utilizada devido à praticidade que oferece. Atreladas às plataformas de envios, essas soluções colaboram para que embarcadores de todos os tamanhos sejam mais competitivos e eficientes. Ou seja, são uma excelente alternativa tanto para os clientes quanto para o crescimento sustentável do negócio e do e-commerce.
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