Por mais que a usabilidade e funcionalidades da internet em modo geral avance em uma velocidade altíssima, alguns bons costumes nunca perdem seus devidos valores, um deles é a Política de Privacidade.
Mais que uma obrigação legal, esclarecer quais dados serão recebidos e de que forma serão utilizados é uma maneira de empresas em geral mostrarem ética ao lidar com as informações fornecidas por seus clientes, e no comércio eletrônico, ter uma Política de Privacidade sólida e didática contribui (e muito) para o estímulo à confiabilidade de sua loja.
Abaixo, algumas dicas que podem ajudar a sua loja a melhorar a Política de Privacidade:
1. Quando e quais dados serão solicitados:
Informe ao usuário em que páginas do site será necessário fornecer alguma informação pessoal e quais serão esses dados.
2. Formulários em detalhe:
Explique aos usuários o porquê de cada dado coletado nos formulários do site. Se eles fornecem as informações, merecem saber o motivo.
3. Utilização dos dados:
É muito importante que você informe o usuário como os dados dele serão utilizados. Se os dados serão compartilhados com terceiros, o ideal é que você informe quem são os parceiros também e como eles utilizarão os dados.
4. Redes sociais
Esclareça como funcionam os links de compartilhamento nas redes sociais. Não é nada agradável, compartilhar publicamente algo que não queria.
5. Transações financeiras
O usuário deve saber como são os padrões de segurança das transações realizadas no seu site. Onde ficam armazenados, por quanto tempo e se algum parceiro terá acesso aos dados.
Por fim, torne-a visível!
Fundamentar uma Política de Privacidade que transmita confiança não é uma tarefa fácil, logo, não adianta fazê-la e deixar escondida. Na medida do possível, dê um certo destaque a sua Política de Privacidade e mostre que o usuário pode confiar na sua loja.