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Política de privacidade: transparência gera credibilidade

Por mais que a usabilidade e funcionalidades da internet em modo geral avance em uma velocidade altíssima, alguns bons costumes nunca perdem seus devidos valores, um deles é a Política de Privacidade.

Mais que uma obrigação legal, esclarecer quais dados serão recebidos e de que forma serão utilizados é uma maneira de empresas em geral mostrarem ética ao lidar com as informações fornecidas por seus clientes, e no comércio eletrônico, ter uma Política de Privacidade sólida e didática contribui (e muito) para o estímulo à confiabilidade de sua loja.

Abaixo, algumas dicas que podem ajudar a sua loja a melhorar a Política de Privacidade:

1. Quando e quais dados serão solicitados:

Informe ao usuário em que páginas do site será necessário fornecer alguma informação pessoal e quais serão esses dados.

2. Formulários em detalhe:

Explique aos usuários o porquê de cada dado coletado nos formulários do site. Se eles fornecem as informações, merecem saber o motivo.

3. Utilização dos dados:

É muito importante que você informe o usuário como os dados dele serão utilizados. Se os dados serão compartilhados com terceiros, o ideal é que você informe quem são os parceiros também e como eles utilizarão os dados.

4. Redes sociais

Esclareça como funcionam os links de compartilhamento nas redes sociais. Não é nada agradável, compartilhar publicamente algo que não queria.

5. Transações financeiras

O usuário deve saber como são os padrões de segurança das transações realizadas no seu site. Onde ficam armazenados, por quanto tempo e se algum parceiro terá acesso aos dados.

Por fim, torne-a visível!

Fundamentar uma Política de Privacidade que transmita confiança não é uma tarefa fácil, logo, não adianta fazê-la e deixar escondida. Na medida do possível, dê um certo destaque a sua Política de Privacidade e mostre que o usuário pode confiar na sua loja.