Segundo a McKinsey, 78% dos consumidores recomendam empresas que proporcionam experiências personalizadas. Esse dado, provavelmente, não é novidade. Porém, são poucos os varejistas que realmente o estão levando a sério.
Esse não é o caso da C&A.
A marca está se tornando uma das “queridinhas do varejo” e, na minha opinião, observando os investimentos que estão sendo feitos na experiência omnichannel, a tendência é de que a empresa escale cada vez mais as vendas.
A loja virtual, inclusive, não me deixa mentir.
A curva de tráfego estimado está em ascensão, sendo que o volume atual de usuários previstos para todo o mês de março de 2025 é superior em comparação a datas relevantes como a Black Friday e o Natal de 2024.

Mas não basta atrair; é preciso converter os visitantes em consumidores. E, nesse aspecto, a C&A também está fazendo um trabalho excepcional.
O chat do e-commerce via WhatsApp é muito eficiente e, caso ele não consiga atender a uma demanda específica, um personal shopper entra proativamente na conversa em minutos. Acredite, eu testei e aprovei.
“Na C&A, estamos constantemente ouvindo nossas clientes e adaptando nossas ofertas para atender às suas necessidades e expectativas (…) reafirmamos nosso compromisso de continuar a investir em inovação e qualidade para proporcionar as melhores experiências de compra” – Paulo Correa, CEO da C&A.
A experiência no app mobile
O aplicativo mobile da C&A é moderno e intuitivo. Com mais de 200 mil avaliações na App Store, a marca ostenta a incrível nota de 4.8/5. Na Play Store, o resultado é similar. A nota atual é 4.7/5, com mais de 188 mil avaliações.
“Em dezembro [2024], o aplicativo alcançou um MAU de 4,3 milhões, um crescimento de 93% em relação ao ano passado. Esse aumento reflete o maior envolvimento das clientes da C&A no canal digital e uma melhor experiência de compra” – Roni Magalhães, Diretor de Canais digitais da C&A Brasil.

Outras iniciativas estratégicas
Até aqui, o texto foi voltado para questões relativas ao comércio eletrônico. No entanto, diversas outras iniciativas estratégicas foram implementadas, impactando positivamente o negócio como um todo.
Veja algumas:
Sistema de pagamento por biometria facial: a C&A agregou à operação o “pague com um sorriso”, permitindo que mais de seis milhões de clientes façam compras sem a necessidade de cartão físico ou senha.
Tecnologia RFID para gestão de estoque: a empresa adotou etiquetas eletrônicas de radiofrequência para monitorar o estoque em tempo real, aumentando a precisão e melhorando a experiência de compra.
Implantação de tecnologia blockchain: a C&A implementou o blockchain para monitorar e estreitar o relacionamento com fornecedores, garantindo transparência e eficiência na produção das peças.
Abertura de lojas no formato “double door”: foram inauguradas 13 lojas nesse formato, ampliando a presença da marca esportiva ACE e proporcionando uma experiência de compra diferenciada.
Inauguração de lojas com soluções digitais: a C&A abriu unidades como a do Itajaí Shopping, com provadores personalizados por artistas locais e tecnologias como “Ship From Store” e “Corredor Infinito”, integrando estoque físico e online.
Lançamento da marca Mindse7: a marca foi criada para acompanhar as rápidas mudanças no mundo da moda, oferecendo coleções modernas e ousadas que refletem criatividade e inovação.
Incrível, não é?
Seria possível estender bastante este artigo com outros exemplos, porém, para não ser prolixo, vou me limitar a te sugerir que fique de olho na C&A – seja nos principais portais de notícia ou nas redes sociais. Com certeza, você encontrará inúmeros benchmarks relevantes para a sua marca.
Para finalizar, me diga: o que achou deste conteúdo? Fique à vontade para me enviar uma mensagem privada no Linkedin trazendo o seu ponto de vista. Vou aguardar o seu contato. Até a próxima!
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