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Porque é uma boa hora para investir em uma loja online

Por: Daniel Bender

Head de Performance na Webjump, é jornalista e especialista em SEO e Analytics. Fundou seu primeiro e-commerce em 2009. Atuou como consultor de e-commerce em dezenas de operações online de varejo, indústria e serviços, incluindo Sebrae, Dlojavirtual, Nutrire e Grendene.

O ano de 2015 está complicado para os brasileiros. Desemprego aumentando, vendas caindo mês a mês, expectativa negativa para quase todos os setores da economia. E ainda há boa parte das obras da Copa que não ficaram prontas.

Este é o ano do pessimismo extremo. Aquele em que 9 entre 10 empresários pensam em deitar-se no chão em posição fetal e lentamente começar a chorar. Talvez você já tenha passado por isso, talvez esteja pensando agora em buscar um cantinho escuro para chorar.

Saiba porém que alguns empresários vão aproveitar a onda de desinvestimentos, demissões em massa e pessimismo para construir ou ampliar o seu negócio. Eles estão vendo tanta gente chorando que vão fazer de conta que vendem lenços enquanto conquistam o mercado rapidamente. Enquanto uns culpam a crise, outros criam.

Mas veja bem, este não é um texto de auto-ajuda. É um aviso de que, caso o mercado siga o padrão normal e volte a crescer até o final do ano, este é o melhor momento para investir. Veja os argumentos.

Investimentos tomam tempo

Poucos negócios dão retorno imediato. Montar uma loja online do zero, por exemplo, costuma tomar pelo menos 3 meses de trabalho e depois mais alguns meses de ajustes. Uma loja grande pode demorar até 6 meses.

Ou seja, quem investir agora, pode começar a trabalhar em outubro, fazer os ajustes necessários, faturar um bocado na Black Friday e colher o primeiro lucro ainda em dezembro. Quem deixar para setembro vai começar a operar apenas em fevereiro e possivelmente vai demorar até maio ou junho para começar a lucrar.

Ademais, a previsão realista para a economia é que as coisas se ajeitem no início de 2016. Quem estará mais preparado para competir quando o mercado ficar bom novamente? O chorão ou o maratonista?

Bom momento para negociar

Maior parte dos fornecedores de bens de capital e serviços profissionais estão com baixa demanda. Se você quer investir, provavelmente tem a vantagem na negociação e poderá escolher o preço que deseja pagar.

Plataformas de e-commerce, agências digitais, consultores, prestadores de serviço. Quase todos estão com baixa demanda. Aproveite o momento e faça o seu preço.

Recursos disponíveis

Há muitos anos que não se encontrava recursos humanos especializados disponíveis no mercado. Era preciso tirar do concorrente ou formar em casa. Hoje há pessoas experientes e motivadas disponíveis no mercado graças aos cortes de custos de empresários com problemas de caixa.

Conclusão

Use a crise ao seu favor. Aproveite o pessimismo e as dificuldades alheias para fazer os melhores negócios. Faça seu preço, use o espaço vazio deixado por empresas pessimistas ou com planejamento ruim.