Um dos principais benefícios que os marketplaces trazem para os empreendedores é a visibilidade para sua marca à medida que Amazon, Magalu e Mercado Livre conseguem reunir um número imenso de potenciais compradores.
Para tirar o máximo proveito dessa visibilidade, você precisa saber como esses marketplaces escolhem quais produtos irão aparecer na primeira página e quais são os fatores que são levados em consideração para selecionar os poucos sortudos que aparecerão na primeira página dentre os milhões de produtos disponíveis.
Entenda melhor o algoritmo da Amazon, buscando mostrar a lógica por trás de cada fator levado em consideração.
O objetivo deste artigo é te ajudar a entender melhor o algoritmo da Amazon, buscando mostrar a lógica por trás de cada fator levado em consideração, para que, dessa forma, você seja capaz de criar estratégias que coloquem seus produtos na primeira página.
O que é um algoritmo?
Um algoritmo nada mais é do que um conjunto de regras para alcançar um objetivo. Com milhões de produtos listados em seu site, a Amazon definiu regras para selecionar quais produtos irão aparecer nas primeiras posições. Dito isso, saber as regras do jogo é fundamental para sair na frente dos seus concorrentes e tirar máximo proveito da visibilidade que os marketplaces são capazes de oferecer.
O principal objetivo do algoritmo da Amazon é encontrar o produto que tem a maior probabilidade de ser vendido para uma determinada busca. Para isso, o algoritmo olha para vários fatores, atribuindo diferentes pesos para cada um deles. Os principais fatores são:
- Conteúdo;
- Taxa de conversão do produto;
- Velocidade de vendas;
- Autoridade do seller.
Neste artigo, iremos exemplificar a lógica por trás de todos os fatores e apresentar dicas de como você pode influenciar cada um deles.
Conteúdo
Os clientes precisam encontrar seu produto antes de poder comprá-lo, e a principal maneira de encontrá-lo é através de uma busca.
Essa busca ocorre quando o cliente digita um termo que melhor define o que está procurando. Assim, a primeira coisa que o algoritmo da Amazon faz é filtrar quais produtos possuem o termo buscado em seu título, descrição ou qualquer conteúdo da página de listagem.
Dicas para o título e a descrição
- Observe o autocomplete na barra de pesquisa da Amazon para ideias de títulos e descrição;
- Quais palavras-chave os concorrentes do seu produto usam em seus títulos e descrições?
- Observe quais palavras-chave estão sendo patrocinadas no Amazon Ads, isso é alto indicativo de que são lucrativas;
- Traga dados históricos de outras plataformas que envolvem busca, como: Google, Bing ou até Amazon Ads. Adicione ao título ou descrição do produto as palavras-chave que funcionam bem nesses canais.
- Dê o máximo de informações possíveis sobre o seu produto na descrição;
- Use bullet points na descrição, de modo que seja fácil de escanear os benefícios do produto;
- Evite repetir as mesmas informações do título na descrição ou vice-versa.
Taxa de conversão do produto
Dentre todos os fatores que o algoritmo da Amazon leva em consideração para saber se o resultado de busca foi adequado, um dos principais é a taxa de conversão.
A taxa de conversão refere-se à quantidade de vendas que o produto teve em relação a quantas vezes ele foi clicado. Logo, a taxa de conversão transforma-se em uma métrica de qualidade para o algoritmo à medida que fornece qual produto tem a maior eficiência quando colocado frente ao usuário.
O algoritmo leva em consideração a taxa de conversão do produto por termo buscado, ou seja, as posições da primeira página ao buscar “vitamina c” serão diferentes de uma busca com o termo “vitamina”.
Dica para melhorar sua taxa de conversão na Amazon
Além de coisas mais básicas, como melhorar a imagem, descrição e título de seu produto, uma dica de ouro, que pouca gente sabe, é usar o Amazon Ads (ferramenta de publicidade da Amazon) para aumentar a taxa de conversão do seu produto para termos estratégicos da marca.
Com o Amazon Ads, você pode comprar palavras-chave e, quando esses termos forem buscados, seus produtos aparecerão. Dessa forma, se seu produto possui uma taxa de conversão de 10% para as palavras “vitamina c”, e essa é uma palavra extremamente estratégica para sua marca, é possível influenciar essa taxa de conversão com o Amazon Ads.
Como?
Caso você compre esse mesmo termo no Amazon Ads, ao alcançar uma taxa de conversão melhor do que os 10%, seu produto torna-se mais relevante para o algoritmo da Amazon à medida que a taxa de conversão geral do produto foi melhorada.
Outros fatores que influenciam a taxa de conversão são:
- Preço;
- Título do produto;
- Avaliações;
- Descrição do produto;
- Tempo de entrega.
Velocidade de vendas
Qualquer varejista precisa de giro, isto é, que um produto fique o menor tempo possível dentro de seu estoque. O objetivo é reduzir os gastos com armazenagem. Consequentemente, a velocidade com que um produto é vendido é um fator muito importante para a Amazon.
Para isso, além de uma métrica de qualidade (taxa de conversão), o algoritmo precisa de uma métrica de quantidade. Do que adianta ter uma taxa de conversão de 100% se acontece apenas uma venda por ano? A Amazon busca um equilíbrio entre qualidade (conversão) e volume, e para isso é considerada a quantidade de venda total do produto para uma determinada busca.
Dica para aumentar a velocidade de vendas
Para aumentar a velocidade de vendas, existem duas opções: aumentar a exposição de sua marca ou melhorar sua taxa de conversão. Dito isso, a plataforma de anúncios da Amazon, o Amazon Ads, melhora as opções para aumentar sua velocidade de vendas a curto prazo.
Ao usar o Amazon Ads, sua marca será colocada frente à novos usuários, dando uma visibilidade maior do que você normalmente teria, o que aumentará a cobertura de buscas em que você aparece na primeira página e, com isso, gerará mais cliques e vendas do produto.
Essas vendas incrementais, vindas do Amazon Ads, serão levadas em conta pelo algoritmo de modo que o produto, ao aumentar seu giro, torna-se mais relevante para os resultados orgânicos, aumentando as chances de aparecer na primeira página de pesquisa.
Dito isso, cada real investido no Amazon Ads te ajuda a vender mais organicamente, uma lógica muito diferente com a qual os profissionais de marketing digital estão acostumados, já que no Google e no Facebook os gastos com Ads não têm influência nos rankings orgânicos.
Autoridade do seller
A Amazon é obcecada por proporcionar uma boa experiência de compra para os seus clientes. Com isso, a varejista analisa algumas métricas de performance de seus sellers. O objetivo é quantificar a experiência que esses sellers estão entregando para os clientes no marketplace.
A ideia é simples: recompensar vendedores que se mostraram confiáveis e punir sellers que têm problemas recorrentes.
Para isso a Amazon analisa três métricas:
- Taxa de cancelamento: Quantos pedidos foram cancelados pelo seller e não foram enviados para os clientes?
- Taxa de pedidos com problema: Nessa métrica são analisadas quantas vezes os pedidos do seller continham algum erro no envio, como modelo diferente, produto danificado etc.
- Taxa de envio depois do prometido: Essa métrica refere-se ao tempo em que o vendedor enviou o produto para o cliente em relação ao que foi prometido, buscando diminuir os atrasos nas entregas.
Dica para melhorar sua autoridade na Amazon
Aqui não existe atalho, a dica é tentar medir quais são suas taxas atuais em cada uma das métricas de performance, identificando qual dessas taxas possuem um pior resultado para, posteriormente, agir de modo a reduzir tais problemas.
Leia também: Amazon Ads – o guia completo sobre Amazon Sponsored Products